quinta-feira, 18 de março de 2010

A imbecilidade do Sisu

O SiSU é aquele sistema estranho que permite alunos de qualquer parte do Brasil fazer inscrição em qualquer universidade federal do Brasil. Bem, a Federal de Pelotas optou por este sistema estranho e sobraram, nada mais, nada menos, que 15% das vagas oferecidas. Seis vagas na medicina, 20 na agronomia, 40 no direito (ei, isso não é tão ruim!!), somando 512 no total. Quantos estudantes da região ficaram de fora do ensino público graças a este sistema? Podemos arriscar um número: 512!!!!

O PoPa lembra quando entrou na agronomia, lá pelos anos 60 e tinham vagas reservadas para estudantes peruanos e catarineses. Foram feitos três vestibulares naquele longinquo 68 para cumprir o atendimento de todas as vagas e já no segundo, as vagas restantes dos peruanos e dos catarinenses foram abertas para os locais.


Peruanos e catarinenses? Nem perguntem!

Bem, um sistema como este pode ter méritos e ser tentado em um futuro próximo. Mas, como qualquer sistema iniciante, sujeito a falhas, deveria ter uma implantação gradativa para que não sobrassem vagas em uma instituição federal que custa caro aos contribuintes. Isto é mais que um desperdício. É um crime!

Nenhum comentário: