sábado, 20 de março de 2010

Cuba Libre!


Nos tempos em que o PoPa era guri, Cuba Libre era só uma mistura de Coca com Rum e muito gelo. O que os dias atuais estão mostrando, é a real possibilidade de uma Cuba Libre, de verdade!

Alguma coisa está acontecendo por estes dias em Cuba. Seria um reflexo da visita do cara por lá? Teria ele sido o catalisador que faltava para que a contrarrevolução aparecesse mais forte? Ou, simplesmente, as notícias começaram a chegar com mais força? O PoPa acredita que a visita do cara foi importante, pois o mundo acompanhou de perto suas declarações de amor ao ditador mor e reagiu de maneira compatível com o fato, mas de maneira muito maior do que se esperava. Cuba virou notícia internacional com a morte de Zapata, o que talvez não tivesse acontecido se o cara não estivesse por lá e dado declarações tão absurdas.

De qualquer maneira, a morte de Zapata Tamayo fez com que os cubanos acordassem mais aguerridos e combativos e muita coisa está acontecendo na Ilha Sequestrada. Parece que restam duas saídas para os Castro: repressão violenta ou abertura política. Com os olhos do mundo sobre eles - graças, em parte, às incríveis bobagens que o cara disse por lá - a coisa ficou complicada para a famiglia poderosa.

Imagem: as Damas de Blanco (do site http://www.orlandozapatatamayo.blogspot.com/) - parentes, esposas, filhas, de dissidentes presos. O povo começa a acompanhar estes protestos com veemência. O mundo está de olho na Ilha. O que diria o cara? É torcida de clube?

Nenhum comentário: