quinta-feira, 11 de março de 2010

O Brasil encolheu

Após muito tempo, o Brasil enfrenta uma recessão. Crescimento negativo é isso, é recessão. E aquela balela de que aqui a crise era só uma marolinha e que tudo se acomodou rapidamente? Bem, os números não mentem e o Brasil perdeu tamanho, perdeu produção, perdeu dinheiro! O que conseguiu fazer com que o buraco não fosse tão grande, foi o malvado agronegócio. 41% do frango consumido no mundo é produzido no Brasil. Soja, arroz, milho, carne... e tudo isso dentro do agronegócio tão difamado e tão criticado pelo petismo de plantão.

Mas, mesmo com isso, o Brasil perdeu tamanho. Agora, prometem um crescimento de 5%. Não vai ser difícil, pois estamos abaixo de zero e o crescimento é sempre comparativo com o período anterior. Para recuperar-se deste estrago, o Brasil teria que crescer, no mínimo, uns 8% - e isso não deveria ser comemorado, pois estaria ainda muito abaixo das médias mundiais de países semelhantes.

E o que o blog do Planalto escreveu? Se o empresariado brasileiro não tivesse se assustado “com o berro da onça”, muito provavelmente o PIB teria sido positivo no ano passado. A taxa dos investimentos, chamada de Formação Bruta de Capital Fixo, encolheu 9,9%. Resultado do pé no freio das empresas que vinham expandindo e modernizando seus parques industriais.

Claro, a culpa somente poderia ser dos empresários capitalistas, que demitiram, reduziram produção... No entanto, os produtores de veículos, por exemplo, aumentaram seus lucros, com as benesses do governo, ao isentá-los de impostos. Mesmo assim, o Brasil encolheu.

Um comentário:

charlie foxtrot disse...

Quando as coisas estão bem e os empresários (e também o resto da nação) enriquecem, não demora a aparecer os que condenam o lucro depravado dos bem sucedidos. Quando as coisas vão mal, a culpa é dos empresários que pararam de investir nos negócios e levaram o país até uma crise.

Os empresários sempre são os vilões.