quinta-feira, 18 de março de 2010

Pesquisa Ibope

O PoPa tem lá suas desconfianças com pesquisas. Não que não não existam técnicas sofisticadas para que sejam muito próximas da realidade, mas exatamente por causa destas técnicas. A pesquisa é feita por homens e homens são falhos, muitas vezes até parciais (acreditem!). Logo, as técnicas conhecidas podem ser utilizadas para a condução dos resultados. O que parece não ter ocorrido até o momento, já que todas elas se assemelham.

Mas a última do Ibope consta como "impgnada" no site do TSE. E já começaram a pipocar as teorias de conspiração de um e de outro lado. Uns afirmam que a Dama deveria estar já na frente, outros que ela não poderia estar tão perto. Bobagem! Ela está no patamar que deveria estar, sem nenhum tipo de surpresa. O que ocorreu é que o Ibope não informou - está na ficha da pesquisa - o detalhamento dos municípios onde a pesquisa foi feita. O TSE não se importa com absolutamente nada do que vai na pesquisa, apenas nos aspectos técnicos de registro. O que foi feito, tem que estar registrado. E o Ibope falhou nessa.

Mas o PoPa acabou gravando a pesquisa para divertir-se um pouco. Por exemplo, na pesquisa espontânea, o cara tem nada menos que 20% das intenções de voto! Acima de Serra (10%) e Dilma (14%)! Era lógico esperar-se que a Dama teria a soma destas intenções espontâneas (34%), mas ela só chega lá se Aécio substituir Serra. Com Serra na parada, ela ficou em 30%. Números interessantes...

Nenhum comentário: