segunda-feira, 29 de março de 2010

As revistas e a realidade brasileira

O PoPa lê algumas revistas pseudo-científicas também. Uma delas é a Galileu, pois tem algumas matérias bem interessantes. Mas tem outras que parecem não passar pelo crivo lógico da editora brasileira. Neste mês, tem uma extensa matéria sobre a produção de alimentos, principalmente a carne. Ali se coloca as condições emq ue o gado confinado é produzido nos EUA, ignorando completamente que este tipo de criação é a excessão no Brasil e não a regra. A regra é que os animais são criados a campo, com alimentação natural. Ali também se fala na alimentação de porcos e frangos, sem considerar que aqui no Brasil estes animais são criados de maneira completamente diferente. Confinados, sim, mas não empilhados como lá.

Querendo convencer todos a serem vegetarianos, o autor exagera na matéria, no que é acompanhado pelo editor brasileiro. Este, alegou que tentou fazer visitas a abatedouros de frangos para ver como se processava a carne por aqui. Obviamente, as empresas não deixaram, pois isto é proibido por lei, não pela diretoria das empresas.

É interessante notar que este tipo de matéria não sofre nenhuma adaptação à nossa própria realidade, que é muito diferente da americana ou da européia. Trata-se de má intenção, burrice ou preguiça de fazer matérias interessantes por aqui mesmo?

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Burrice, preguiça e acrescentaria também, ignorância.