sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Yoani e as táticas bolivarianas

Meu caro PoPa : Acho difícil ver a realidade desta historia porque os dois lados da notícia são coerentes, mas penso que faltam informações para montar a história real. Muitas das informações são desencontradas o que torna complicado saber exatamente o que rola, mas ...

O PoPa preza muito a opinião de vários blogueiros, entre eles, o Cachorro Louco, que fez o comentário acima, no post sobre Yoani. C.L., o PoPa concorda que pode haver alguma coisa meio inexplicável, mas daí a dizer que Yoani é agente dos Castro, parece ser uma fantasia meio estranha, pois não ajuda em nada a "causa" dos mesmos. Pelo contrário, aumenta a raiva de gente que, como o PoPa, fica sabendo das mazelas daquele pobre povo no seu dia-a-dia. Aumenta a raiva que o PoPa tem dos bolivarianos e seus chegados, que cantam loas ao regime dos Castro. Seriam eles tão burros, assim? O PoPa acha que não.

Por outro lado, desacreditar Yoani é uma boa tática para reduzir as visitas de seu site, para que as pessoas deixem de saber como são as coisas por lá. Prendê-la teria o efeito contrário, de transformá-la em mártir. É bem verdade que o regime dos Castro mantém presos muitas pessoas por crime de opinião, mas Yoani nunca é exatamente uma crítica do sistema de governo, não é uma dissidente que quer derrubar os Castro, nunca escreveu que quer o capitalismo na ilha. E é, infelizmente para o regime, mundialmente muito mais conhecida que qualquer um dos presos cubanos. É uma blogueira que aconteceu com um sucesso vertiginoso, não esperado nem por ela mesma. Não seria possível que os censores da ilha não tenham se dado conta do que acontecia? Afinal, os burocratas cubanos não são exatamente experts no assunto internet. Burocratas, esta é a resposta. Deixaram crescer o que não entendiam, até ser tarde demais. Agora, a melhor tática é tentar desmoralizar a fonte... não parece coisa de bolivariano?

2 comentários:

Cachorro Louco disse...

Meu caro PoPa : Comentando sobre o meu comentário ,existe algo que percebi ,mas que não sei se é real .Yoani passou a ser mais conhecida nos últimos meses,ou seja após a doença de Fidel e consequente passagem de bastão para Raul.Talvez isto tenha a ver com a liberdade aparente de Yoani,ou talvez não .Acompanho o blog dela a poucos meses ,e não sei como era sua atuação em anos passados ,bem como não sei quando ela começou a postar .Se você souber ,por favor me informe via e-mail,porque eu quero ter uma noção melhor sobre o assunto.
Abraços

PoPa disse...

Acompanho o blog de Yoani há bastante tempo. Não sei exatamente quanto tempo, mas tem posts no PoPa do início de 2008, sobre ela.

Não há dúvidas que o regime está um pouco mais flexível, não por achar que está no fim, mas justamente o contrário. Como na China, os líderes cubanos já se deram conta que podem ter algum capitalismo sem abrir mão do autoritarismo. E é por isso que os gringos não levantam o boicote.

Se tu olhares no site de Yoani, como ajudar, vais ver que ela prega que não se cultue um site cubano como melhor, mas que se procure descobrir todos os outros que tem por lá, buscar várias fontes para poder ter uma boa base de comparação.

Acho que consigo saber porque tem tanta gente contra ela. Da esquerda e da direita. Ela não se propõe a ser uma guerreira contra o regime; ela é socialista (até por falta de referencial capitalista); ela não quer a troca de governo - pelo menos não disse isso nunca - mas quer mais liberdade para ela e para o povo.

Veja que no tópico em que ela pede ajuda aos blogueiros, que basta aos viajantes levarem peças de computador, notebooks, pendrives, cartões de acesso de hotéis, máquinas digitais... tudo coisa que eles não conseguem no mercado "real" cubano. E ela é a mais conhecida, deve receber muitos cartões de turistas para continuar seu trabalho.

Raúl deu-se conta que pode continuar no poder - ele e seu grupo - por muito mais tempo, se derem uma pequena aberturazinha no regime. Muito pequena, claro, como os celulares que estão sendo comercializados.

Há quem goste daquele regime. Há quem queira aquilo para o Brasil, sempre com as esfarrapadas desculpas de que lá não há fome, não há doenças graves e outras bobageiras, baseadas, única e exclusivamente, nas estatísticas do governo. A grande verdade, é que o governo - seja ele qual for - é um péssimo empresário, um péssimo empregador, um perdulário. O homem, gostem ou não, é um ser que funciona com recompensas, tal qual um cachorro (não tão louco). Sem isso, a produtividade e, consequentemente, a produção, vão para o saco!