quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Yoani e as besteiras que rodam na internet

O PoPa gosta destas coisas que rolam pela internet e gosta de buscar as fontes das informações, para conferir origens e coisas que tais.

Em um post abaixo, alguém colocou um comentário sobre Yoani, que o PoPa gostaria de relatar aqui, como faz o RA - ele em vermelho, o PoPa em preto:

Vítima ou farsa? Não sei mais o que pensar:
http://www.heitordepaola.com.br/

Será lançado hoje, no Auditório d’O Globo, o livro De Cuba com Carinho, de Yoani (ou Yoanis) Sánchez, a ‘superblogueira’ cubana que consegue burlar todas as diretivas do Partido Comunista Cubano quanto ao uso da Internet. Consegue mesmo? É autêntica a moça? Ou não passa de uma impostora e seu blog Generación Y de um embuste genialmente montado pelo aparelho de desinformação da DGI - Dirección General de Investigaciones - o KGB cubano?
...
Não é ao menos estranho que um regime que faz o que bem entende com os opositores, conta com quase total apoio internacional inconteste para prender, matar, raramente exilar qualquer um dos cidadãos, que tem leis estritas sobre o uso da internet, proíbe computadores pessoais, principalmente laptops e notebooks [atualizando: Cuba não proibe computadores, apenas os torna proibitivos pelo preço e controle de mercado], permita que esta moça continue impunemente comandando um blog oposicionista?

Bem, pode parecer estranho a nós, como certamente deve ter parecido estranho aos estrangeiros a ousadia dos autores do Pasquim, das letras de Chico Buarque e dos arroubos de da Silva quando sindicalista, durante a "ditabranda". Afinal, faziam isto em um regime totalitário, que fazia o que bem entendia com os opositores... Na verdade, é muito provável que o regime cubano somente tenha se dado conta do blog de Yoani quando tarde demais, já conhecido e respeitado em todo o mundo. Podem deixá-la presa na ilha, mas prendê-la na cadeia? Sob que acusação, já que ela não promove nenhum tipo de subversão ou incita revolução em seus posts? A tal "comunidade internacional" não aceitaria uma prisão arbitrária dessas. Azar, Raúl! Passou dos teus limites...
...
Segundo levantamento feito pelo site de oposição NOTICUBA, Yoanis vive em Nuevo Vedado numa confortável residência com telefone e serviço de internet, única cubana com liberdades para utilizar o serviço de internet sem interrupções, e que jamais foi objeto de perseguição ou maltrato e muito menos detida, pelo que desconhecem o porquê de sua presença como opositora.

O site NOTICUBA não tem este tipo de notícia sobre Yoani. Aliás, tem notícia sim, mas apoiando Yoani (aqui): "Pero Yoani Sánchez, además de hacer un blog con calidad, da la cara y el nombre y eso es lo que la hace diferente. No obstante, Yoani, a pesar de criticar al régimen, dice no considerarse una disidente. Puede que ese sea el principal motivo por el que la prensa extranjera prefiere protestar por ella y no por otros, cuando los censores de CENIAI, y a veces los de ENET, bloquean su blog".
...
Não existe nesta maldita história escrita com o sangue dos mártires há cinqüenta anos, nenhum FATO semelhante ao desta blogueira que tivesse ficado impune. A forma arrogante como ela refere ter deixado a delegacia quando foi intimada “apenas” para ser notificada de que não poderia realizar o encontro dos blogs é por si só, um fato alarmante. Não se conhece um só opositor que tivesse sido tão desaforado com os interrogadores e que não tivesse – no mínimo – levado uns bofetões de arrancar os dentes e em seguida jogado no calabouço da Villa Marista. Mas Yoani disse o que quis e saiu ilesa, inclusive saudada pela rede inteira como “heroína”. Agora afronta ninguém menos que a filha do ditador hereditário substituto e não passa nada?

Yoani não é a única que critica o governo e permanece relativamente a salvo. O regime escolhe suas vítimas e isso não inclui todos os jornalistas de oposição que existem por lá. Mas dá para sentir o ranço da inveja nestas linhas. Sim Yoani é saudada na rede inteira como heroína, pois é isso que ela é. E, como heroína, o regime a respeita. Também respeita porque Yoani não provoca reações ao regima, não se denomina dissidente. Defende o software livre, como todo socialista. Quer um pouco de liberdade na ilha sequestrada. Quer o direito de ir e vir. Como o que nós temos e tínhamos durante a "ditabranda"...

O texto é maior, alega que ela consegue conectar-se indefinidamente à rede. Quem acompanha o site dela, sabe que as atualizações são muito espaçadas e que ela não modera comentários. O que parece coincidir com o fato de que ela conecta-se em hotéis e cybercafés. Estranho? Pagando, aqui e lá, se consegue... E se ela for uma agente do governo, que diabos de governo é este que diz o que não gostaria de ouvir?

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

Meu caro PoPa :Acho difícil ver a realidade desta historia porque os dois lados da notícia são coerentes,mas penso que faltam informações para montar a história real .Muitas das informações são desencontradas o que torna complicado saber exatamente o que rola, mas ...