domingo, 3 de fevereiro de 2008

O que é desmatamento, afinal?

O PoPa leu no Estadão, hoje: O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldergan, aponta para uma área de mata queimada e diz: "Tá vendo aquela área ali? É fogo, mas eles contam como desmatamento. A floresta continua em pé."

Quem já sobrevoou o Mato Grosso na primavera e início do verão, sabe que é quase impossível ver o solo, de tanta queimada que se faz por lá. Nesta área de transição, a floresta amazônica não tem tantas árvores de grande valor e torna-se economicamente mais interessante - e mais seguro quanto à fiscalização - queimar parte da floresta para produção de pastagens. Claro, não é toda a queimada de floresta que tem esta finalidade. Algumas partes queimam porque são atingidas por queimadas próximas... este sistema de produção, que utiliza queimadas, é ultrapassado, mas é tolerado pelo governo e muito utilizado ainda por aquelas bandas.

Mas o que deixa o PoPa mais abismado, é que o secretário que deveria proteger o meio ambiente, está mais preocupado em outros problemas. Acha que floresta queimada ainda continua de pé!!!! Tronco queimado é árvore???

5 comentários:

Anônimo disse...

É, seila, ministério da igualdade racial, que defende que negro vale por dois brancos, secretário de meio ambiente que acha que queimada em mata nao eh desmatamento... bah

)O(Lua Nua)O( disse...

Alguém aqui já morou em Rondônia? Eu já! Lá não se vê o sol em meados de julho e agosto, só voltamos a vê-lo quando começam as chuvas de setembro.

Impressionante que isso eu vi desde 1984, mas o governo nunca tomou conhecimento, nunca fiscalizou, nunca multou.

E ainda dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo... Só se for um pulmão de fumante, cof cof cof

Bjs

PoPa disse...

A Amazônia ser o pulmão do mundo, é uma das balelas tidas como verdade. O pulmão do mundo é o mar, com o crescimento contínuo de suas algas e a posterior mineralização delas. A floresta amazônica é uma floresta estável e, consequentemente, não captura carbono. Claro que as queimadas liberam este carbono e criam todos os problemas que já conhecemos. As queimadas são toleradas e até incentivadas (através de financiamentos) na região Norte e Centro-Oeste. Por que? Por conveniência, por custo menor...

)O(Lua Nua)O( disse...

O pulmão do mundo solta oxigênio de dia e gas carbônico de noite. O mar é muito mais completo, mas que bom que o ser "des"humano ainda não conseguiu dominar ele.

Beijos

alessandro disse...

Não questiono a importância do mar, mas esse fato não deve ser usado para desmerecer a Amazônia.
O "simples fato" dela não só abrigar uma biodiversidade incrível como também de contribuir para chuvas não só na região norte como também na região sudeste (devido a ação dos ventos numa determinada época) a torna especial. Poderia citar muitas afirmações mais, mas não preciso.
Eu concordo que o mar é de muita importância para nós e também acho que o Homem não o dominou, mas que esse ser horrível o deteriora não tenho dúvida!