domingo, 10 de fevereiro de 2008

Samba do Crioulo Doido

Antes que os mais novos pensem em acusar o PoPa de racismo, o título é o de uma música do Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), e cantada inicialmente pelo Quarteto em Cy e que começava assim:

Este é o samba do crioulo doido.
A história de um compositor que durante muitos anos obedeceu o regulamento,
E só fez samba sobre a história do Brasil.
E tome de inconfidência, abolição, proclamação, Chica da Silva,
e o coitado
do crioulo tendo que aprender tudo isso para o enredo da escola.
Até que no ano passado escolheram um tema complicado: a atual conjuntura.
Aí o crioulo endoidou de vez, e saiu este samba:

Foi em Diamantina onde nasceu JK
E a princesa Leopoldina lá resolveu se casar
Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa a se casar com Tiradentes
Laiá, laiá, laiá, o bode que deu vou te contar

Joaquim José, que também é da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu Pedro Segundo
Das estradas de Minas, seguiu p’rá São Paulo
E falou com Anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falceta
Da união deles dois ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão

Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
A Leopoldina virou trem
E Dom Pedro é uma estação também
Oô, oô, oô, o trem tá atrasado ou já passou

O PoPa leu no Estadão, as declarações do Berzoini, o presidente do PT: "Queremos que tudo seja investigado. Tanto é que estamos fazendo uma CPI. Esperamos que outros governos também proponham uma CPI", afirmou Berzoini. "É importante que nenhum governante crie obstáculos para investigação. O presidente Lula já determinou uma investigação profunda, que seja séria e que não seja uma disputa política. Eu espero que os governadores de todos os Estados onde haja problema também não façam nenhum tipo de movimento para impedir a fiscalização e a investigação", disse Berzoini, referindo-se indiretamente ao governo Serra. Perái, mas o Berzoini não é aquele do... O crioulo doido do Ponte Preta endoidou com pouca coisa, perto do que o povo brasileiro tem que aturar nesses dias atuais!

6 comentários:

tita coelho disse...

rsrsrsrsrsrsrsrs Gostei demais!
beijos

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, vc viu que os gestores do Detran no governo Olívio tiveram seus bens indisponibilizados pela Justiça por conta de alegada improbidade administrativa??? E agora, José?

irwim disse...

Se vc quer ser político, primeiro perca o senso do ridículo, depois a vergonha na cara.
Assim fica fácil fazer um sambinha e divulgar como "nota à imprensa"
Legal teu post...

Lua Nua disse...

A crioula aqui já endoidou de vez com esse governo. Ele já ultrapassou todos os limites.

Tem presente no Lua Nua procê.

Beijos

Pobre Pampa disse...

Meninos e meninas, enquanto tivermos bom humor, tudo se acomoda. Mas é cada dia mais difícil de mantê-lo com tudo que vemos por aí...

Lua Nua disse...

Pela parte que me toca, gostei do "meninas" :^)