segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sigilo de fronteira - bobagens que viram problemas

Houve um tempo em que os vizinhos se respeitavam. Houve um tempo em que o correto era o correto e o errado era o errado. Houve um tempo em que a corrupção e os interesses particulares eram a excessão. Houve um tempo em que o Brasil era um país sério, comandado por gente séria. O PoPa tem pensado sobre vizinhos, desde que o Brasil começou a pagar por ser um pouco maior que o Paraguay e a Bolívia, principalmente.

O PoPa leu, hoje pela manhã na ZH, que os ministérios das relações exteriores e da defesa são contra a abertura de documentos classificados como ultrassecretos. O problema começa a complicar quando, na tentativa de justificar o sigilo eterno, alegam que o Brasil teria tido práticas ilegais e até imorais na definição das froteiras, especialmente na compra do Acre à Bolívia.

Bem, o Brasil já "presenteou" a Bolívia com uma instalação de petróleo e gás, ao não contestar o roubo dos bens da Petrobrás naquele país. Recentemente, o governo de lá resolveu "nacionalizar" todos os carros roubados do Brasil. Agora, com estas declarações, está aberta a negociação para mandar mais grana para lá, em função das ações "ilegais e imorais" do Brasil na compra do Acre.

Não demora nada, e vão começar a dizer que o Brasil prejudicou o Paraguay naquela guerra imbecil em que os paraguaios se meteram, querendo invadir seus vizinhos, para conseguir um acesso ao oceano. A história,  mesmo no Brasil, é contada de maneira a dar razão aos paraguaios...

Com isso tudo, não resta outra saída a não ser divulgar os tais documentos pois, como está colocado, a Bolívia pode requerer alguma indenização, já que está sendo dito que fomos os malvados da negociação. E, a seguir, os paraguaios, uruguaios, venezuelanos e sabe-se quem mais, vão querer uma fatiazinha brasileira. Ou uma graninha para aplacar a culpa.

O PoPa, no entanto, acha que deveríamos devolver o Acre à Bolívia, claro que junto com todos os que são de lá, inclusive os deputados, senadores, prefeitos, empresários. Nasceu ou mora por lá, é estrangeiro!

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pelo que entendi, o Popa está querendo que a Marina Silva vá para o lugar do Evo Morales.

PoPa disse...

hehe, isso seria apenas um efeito colateral positivo da negociação! Mas não aceitamos devoluções!!!