segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A compra dos jatos - Outras razões


Em suas leituras matinais, nesta cinzenta manhã de finados, o PoPa leu, no Estadão, uma interessante entrevista com Ellen Tauscher: subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional dos EUA. Entre outras coisas, ela afirma que é o melhor avião, com a melhor tecnologia, transferência completa. É importante salientar que a França não detém toda a tecnologia dos Rafale e não pode, consequentemente, fazer esta transferência diretamente.

À pergunta "Os EUA ficariam decepcionados se não ganhassem a concorrência?", ela respondeu:

Claro que sim. Mas sabemos que há várias razões para as pessoas tomarem decisões, que não são a qualidade do produto e os detalhes específicos do acordo. Nos méritos do acordo, nós temos o melhor avião, a melhor transferência e a melhor parceria estratégica. Nós vamos continuar amigos do Brasil se não ganharmos, mas, francamente, seria uma pena o Brasil não levar o melhor avião e a melhor oportunidade. Impossível leigos saber qual o melhor, mas a secretária tem razão ao afirmar que "Não estamos confusos sobre o que oferecemos; ainda temos o melhor avião, a maior empresa aeroespacial do mundo e ainda somos os Estados Unidos da América; acreditamos que, no fim, esses são os parâmetros."

Várias razões. Ela conhece o produto que vende e conhece o Brasil. Vamos ver no que vai dar esta queda de braço, já que Obama entrou na parada.


Imagens: no alto, o
Rafale e embaixo, o F18.

5 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

PoPa,

Só esperamos que os oficiais da Aeronáutica não fiquem concordando com as m.... do Lula.

Precisamos do melhor avião de caça e da sua tecnologia.

Na questão ideológica que mandem Lula et Caterva, tomarem naquele canto.
Att. Madeiro

PoPa disse...

Verdade, Madeiro. Melhor até que deixem isso para o próximo presidente, já que estes jatos estariam chegando no próximo mandato. Mas Obama não vai abrir mão tão facilmente deste negócio. Pode ser que "o cara" sinta um pouco o peso do império...

charlie disse...

Talvez em dez anos os bastidores desse caso venham a público...

Cachorro Louco disse...

PoPa : Se me perguntassem ,eu optaria pelo americano ,por tudo que já li a respeito ,Mas os americanos tem um pequeno problema nesta competição :o governo francês a uma comissão oficial de tres por cento par a realização de cada negocio deste tipo para qualquer governante em qualquer país deste mundo .Só que a comissão extra-oficial é desconhecida .Já os americanos são meio certinhos nestes negocios e não darão nada para Lula e suia gang .Daí ...

Anônimo disse...

dies elevator unemployment attack babies utensils decade ekhujh icots ignored dora
semelokertes marchimundui