domingo, 1 de maio de 2011

O que ensinam para nossas crianças?

Em suas leituras vespertinas de domingo, o PoPa ficou sabendo que o governo aprovou livros escolares com críticas ao governo FHC e elogios ao do Cara. Ok, o governo pode querer se auto-elogiar sempre. Para isso, temos as intermináveis - e dispendiosas - publicidades das estatais, dizendo que vivemos no melhor país do mundo, que temos pleno emprego, que isso e aquilo... mas, em se tratando de livros escolares, é mais que uma simples questão de lado a ser apoiado ou criticado. Livros escolares devem se ater aos fatos, nunca criticando ou elogiando aspectos de governos passados e presente. Não cabe a um professor, em sala de aula, dizer que este governo é ótimo e o outro deixou uma "herança maldita". Cabe, sim, ressaltar fatos reais, históricos, ocorridos em determinadas épocas e que tenham sido fundamentais para a formação do nosso povo, da nossa história.

O PoPa também acha que não seria possível, por exemplo, citar o mensalão em livro escolar. Não seria prudente citar os escândalos de um e outro governo. Seria interessante citar as coisas que alteraram nossa visão de futuro. Por exemplo, a inflação absurda que tínhamos e que foi controlada; a atuação das forças armadas para evitar que o Brasil se transformasse em uma nação comunista. Seria interessante que as nossas crianças soubessem o que aconteceu de um lado e de outro. Que pudessem saber as intenções dos guerrilheiros, seus crimes e seus excessos. Que pudessem saber que também houveram excessos nas forças armadas e na polícia da época. Isso é história!

Um livro que fala em apagão no governo FHC, como se não tivesse havido um ainda maior no governo do Cara? Que fala, pasmem, da crise cambial no governo FHC, como se não estivéssemos vivendo a mais grave das últimas décadas? Babaquice tem limite, até mesmo para este povo sem noção. Resta aos pais brasileiros levarem aos seus filhos a verdade histórica. Mas imaginem se isso seria possível em uma nação anestesiada...

O PoPa não vai citar o nome dos livros para não dar espaço à imbecilidade. Mas cita o comentário na livraria online: Uma coleção que apresenta conteúdos atualizados, aliados a um texto crítico e instigante que estimula o aluno a participar ativamente da análise dos acontecimentos históricos. É isso.

Nenhum comentário: