terça-feira, 10 de maio de 2011

A cultura e as diárias

Nas suas leituras matinais, o PoPa leu, no Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cgu-pede-para-ana-de-hollanda-devolver-diarias-que-recebeu-sem-trabalhar,716993,0.htm), que a ministra da cultura tem recebido diárias por fins de semana que passa no Rio, onde tem casa própria. A ministra marcava reuniões de trabalho para sexta e segunda feira e ganhava diárias pelo período todo. Alega, a ministra, que saia mais barato para o governo esta situação, que pagar o retorno para Brasília (como se ela fosse passar o final de semana em Brasília...). Bem, pega na botija, vai devolver a grana indevidamente ganha. Bem, esta ministra tira um pouquinho em diárias, enquanto outros tiram diretamente do erário, através de falcatruas bem mais ardilosas, quantias muitas vezes superior. Agora a pergunta: e ela precisa disso?

Este é o Brasil, caros e parcos leitores do PoPa. E esta é a importância da imprensa livre, que consegue encontrar furos onde o TCU e outros órgãos (ir)responsáveis não encontram. Sem ela - a imprensa - o Brasil estaria mais seguro para os que não tem o devido cuidado com a grana pública e nós, míseros mortais, estaríamos sem saber o que acontece no reino selvagem de Brasília.

O PoPa ficou sabendo, pelo blog do Reinaldo Azevedo, que a sobrinha da ministra, Bebel Gilberto, também recebeu uma graninha do ministério, por conta da Lei Rouanet. Bem, o projeto não foi apresentado por ela própria, então a lei não proíbe. Mas a moral, a ética, deveriam prevalecer e a ministra deveria, no mínimo, impedir a aprovação do projeto para a sobrinha. Mas isso seria querer demais de alguém que já provou não ser exatamente uma jogadora deste time.

Nenhum comentário: