domingo, 13 de dezembro de 2009

Cadastro "positivo".


O PoPa tem acompanhado meio de longe as discussões sobre este tal "cadastro positivo" e deu-se conta da grande sacanagem que estão preparando. Ora, qualquer banco, seguradora ou financeira, conhece seu cliente. Se quisessem fazer algum agrado, fariam na forma de menos juros, obviamente. Mas isto não é verdade, pois o PoPa é cliente do Banrisul há mais de 30 anos e os juros do cheque especial continuam nas alturas, como qualquer outro banco.

Mas onde está a sacanagem do tal cadastro positivo? Simples! O cadastro negativo é parcial, momentâneo e, legalmente, não pode permanecer após o acerto de contas. Ou seja, alguém entra na SERASA ou no SPC e sai após pagar, desaparecendo do cadastro negativo. Ou alguém é apontado em um cartório e, se pagar, o cartório não pode sequer informar a ninguém que houve o apontamento (não o protesto). Com o tal cadastro positivo, quem não tiver nota boa será considerado, por consequência, um mau pagador. Ou seja, um cadastro negativo, disfarçado de positivo. Boa idéia, banqueiros e políticos amigos de banqueiros!

Alguém aí pensa que vai pagar menos juros por causa desta bobagem? Esqueçam!

Imagem: ouro nazista. Banqueiros buscam o lucro, o que não é errado, claro. Mas buscar o lucro a qualquer preço, aliando-se a ditadores, é demais! O PoPa, claro, está falando dos banqueiros suiços, que receberam este ouro de Hitler e seus asseclas.

3 comentários:

charlie disse...

A busca é por lucro. Ponto. Quem deve impor os limites não é o bom senso ou o caráter do que busca o lucro, mas os consumidores. E se os consumidores abraçarem os que se comportam de maneira tal, paciência.

Que façam barulho, os consumidores, a demanda. Não aceitem calados tudo que lhes é empurrado de cima para baixo. Capitalismo liberal, para funcionar como deve precisa de um povo civilizado e educado. Um que consiga perceber quando está sendo enganado.

Do contrário, de que adianta liberdade quando somos como bois conduzidos ao abatedouro? Este tal cadastro positivo é um engodo, uma farsa. Em um lugar com povo minimamente civilizado o banco que não usasse tal medida conseguiria atrair um número grande de consumidores descontentes.

Aqui, como não existe esta demanda, ou existe em forma insignificante é bom negócio para todos os bancos, juntinhos, adotarem a medida e controlarem o mercado. Quem vai chiar?

Cachorro Louco disse...

Caro PoPa : Esta é mais uma sacanagem feita contra esse povo já sofrido e sempre enganado .E o pior é que ninguém vai reclamar ,e os bancos sempre ganharão mais e mais e mais .

Abraços caninos

charlie disse...

Bancos cumprem um papel fundamental em qualquer lugar civilizado. Mas por aqui, que surpresa!, os lobbys são poderosos e as instituições, fracas. O que significa que banqueiros jogam com o sistema a seu bel prazer e sem grandes dificuldades.

Aliás, acredito que é justamente em função desta relação medonha entre interesses privados poderosos e instituições públicas fracas que advém a grande ojeriza do povo ao capitalismo. Um equívoco perfeitamente compreensível, uma vez que somos considerados "neoliberais" e capitalistas. Não somos, infelizmente.

O que existe por aqui é um arremedo de capitalismo controlado por grupos de interesse que usam o Estado para conquistar proteção e garantir mercados.