quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rombo no orçamento

O PoPa tem visto o governo federal dizer que as contas estão perfeitas e que - apesar da gastança pública ter aumentado exponencialmente - está tudo ok. Sobra grana para as mais diversas bolsas-esmola, sobra grana para fazer novas estatais, sobra grana para contratar aspones e muita coisa mais. Mas não sobra grana para melhorar a segurança destepaís.

O PoPa leu hoje, no Estadão, que a fronteira com o Paraguai enfrenta um aumento constante de casos de tráfico de drogas e violência. Praticamente dobrou, nos últimos três anos, o número de flagrantes na região de Umuarama, onde houve uma chacina, esta semana, ligada ao tráfico, com 15 mortos e oito feridos graves. O Estadão informa: "Na visão do Ministério Público Federal, a União abandonou as fronteiras. Faltam policiais rodoviários, federais e fiscais da Receita Federal. Isso não é um problema só de Guaíra, mas de todas as regiões de fronteira", afirma o procurador da República em Umuarama, Robson Martins, autor da ação de fevereiro que solicitava a contratação de mais agentes.

O juiz Jail Benites de Azambuja acatou a justificativa de Brasília. Na sua sentença consta que o "aumento de pessoal resultaria num rombo do orçamento federal". Procurado ontem, Azambuja preferiu não comentar o caso. A Procuradoria entrou com recurso no 4º Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre (RS). "É lastimável essa decisão diante dos flagrantes de tráfico de drogas, armas e contrabando na fronteira", frisou Martins.

Coisa de governo que tem dinheiro para tudo, menos para a segurança do povo. Segurança que não é apenas na região, pois o produto deste tráfico vai levar a violência para o restante do país.

Nenhum comentário: