domingo, 22 de junho de 2008

Segurança Pública


Quando se fala na [falta de] segurança pública, o que mais se ouve falar é a falta de opções para os menos favorecidos, como se a pobreza fosse a real fonte de toda a maldade do mundo. Não é preciso muita pesquisa para se saber que isto não tem muito a ver com nosso problema local. Mas algumas coisas, realmente, tem a ver com a falta de oportunidades. Por exemplo, nossa legislação proibe menores de 14 anos de trabalharem. Muito bonito, se a sociedade desse condições de sobrevivência para estes menores que, na falta de trabalho decente e legal, acabam caindo nas opções que encontram, muito frequentemente, fora da lei.

A hipocrisia da sociedade impede que se criem oportunidades de trabalho decente para estes menores. Mas, seria este o problema maior?

A polícia civil de nosso estado, por exemplo: não são os baixos salários que a impedem de fazer um bom trabalho. Talvez também não seja a extrema falta de pessoal, reduzido à metade do que se tinha a alguns anos, proporcionalmente à população. Mas, com certeza, a falta de veículos decentes, de armas decentes, de equipamentos decentes nas delegacias, de trabalho vazio, causado pela necessidade de registrar tudo o que aparece (brigas de vizinhos, de casais e outras bobagens), ocupando um precioso tempo que poderia ser destinado a solucionar crimes reais. Mas também, como fazê-lo, sem ter um computador decente? Sem ter pneus para os carros? Sem ter carros decentes?

Você sabia que nossos policiais, após sairem da Academia, não passam por treinamentos regulares? Que não conseguem munição para treinar? Que o calibre máximo que trabalham não pode ser superior a 9mm, mais ou menos o que as mulheres gringas usam nas bolsas?

Soluções para isto? Muitas! Mas todas passando por uma reestruturação do Estado neste setor, com a valorização do profissional não somente com um salário decente, mas principalmente com condições de prestar um bom serviço à sociedade.

No site da UGEIRM- Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS, está, entre várias outras recomendações, a seguinte: Todas as viaturas devem observar as exigências do Código de Trânsito (macaco, chave de rodas, triângulo, cinto de segurança, estepe, extintor de incêndio dentro do prazo de validade etc) e condições de tráfego (faróis, luz de freio e de direção, conjunto de pneus em bom estado de conservação etc). O policial não deve utilizar viaturas que não estiverem de acordo com a lei. Risível! Ou todos choramos?

Imagem: Um Humer a serviço da polícia americana. A polícia gaúcha não precisa tanto, mas poderia ser um pouco melhor que os Pálios semi-destruídos que estão por aqui, com pneus carecas, extintores vencidos...

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, vou te dar uma notícia de primeira mão. O governo do RS, através do Fundopen, está acertando com uma empresa russa fabricante de Jipe Militar, parecido com esse da foto ai. A fábrica vai ser em Santa Rosa. Um dos acordos entre EStado do RS e essa fábrica é a fabricação de quase uma centena de Jipe para ser usado pela Polícia.