terça-feira, 8 de março de 2011

A rebelião do presídio de Santa Maria

Sempre que o PoPa lê ou ouve alguma notícia sobre revoltas em presídios, fica imaginando a vida daqueles infelizes que optaram por agredir a sociedade. Em troca, eles são jogados em depósitos de gente, insalubres e lotados. Este seria o motivo para as revoltas.

Mas parece que não é bem assim. Em Santa Maria, houve uma rebelião em um presídio ainda não inaugurado, com apenas 30% de sua capacidade ocupada. Como um presídio, os ocupantes ficam nas celas durante todo o dia, saindo para um banho de sol por duas horas. Eles queriam as chaves das celas, para poder circular pelas galerias! Só isso! Eles queriam as chaves das celas!!! E, como não conseguiram, quebraram as celas, queimaram colchões, arrombaram cadeados. Deveriam ser transferidos para Charqueadas ou para o Central de Porto Alegre, para ver como a vida é boa por lá... e pagarem pelo estrago que fizeram para voltar para seu presídio novo.

O PoPa acredita que é preciso ter ocupação nos presídios. Trabalho, seja ele normal ou até forçado, reduziria a capacidade de rebeliões pelo cansaço. E poderia ajudar a integração do preso à sociedade. E também continua achando que criminosos comuns deveriam ficar afastados de bandidos perigosos.

Nenhum comentário: