terça-feira, 22 de março de 2011

Araguaia, a novela sem fim

Nestes complicados tempos, uma novela pretende dar ares de heróis aos que militaram contra o governo da época, tentando implantar um regime comunista no Brasil. Aos que não se lembram ou não eram nascidos à época, não custa pesquisar um pouco para saber que o pc do b foi criado uns dois anos antes da revolução de 64, já com a idéia de pegar em armas para implantar um regime comunista aos moldes do chinês e do cubano. Não custa lembrar, também, que tinhamos um regime democrático à época. As iniciativas de Brizola iam na mesma direção, com a criação do "grupo dos 11", técnica hoje utilizada pela AlQaeda para garantir o anonimato dos integrantes, pela implantação de células independentes. Tudo antes de 64!

Ao irem para o Araguaia, lá por 1966, os militantes do pc do b, pretendiam o impossível: transformar um país do tamanho do Brasil em uma Cuba, a partir de uma revolução campesina. O objetivo primário não era, portanto, derrubar o regime militar, já que as tratativas para isto iniciaram-se na criação do pc do b. O problema é que os campesinos não aderiram ao evento e eles ficaram praticamente sozinhos, não mais que setenta "revolucionários" no meio da selva. No tempo em que estiveram lá, mataram campesinos que não eram confiáveis a eles, mataram companheiros de armas e mataram militares. Todas estas mortes estão convenientemente esquecidas pelos que querem promover a tal "comissão da verdade". Qual verdade? A que eles queriam o comunismo no Brasil? A que eles mataram para tentar este objetivo? Onde está a verdade, afinal?

Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

PoPa,

Nossos agradecimentos por sua visita ao Blog Brasil Republicano.

Na questão de onde está verdade é bom que todos perguntem ao Lula. Com certeza ele dirá, como sempre, de que não sabe, tal como fez ao se refiri aos seus amigos petralhas e aloprados, quando questionado sobre o dinheiro roubado e dos autores dos inúmeros escândalos ocorridos e abafados durante os oitos anos do desgoverno Lula da Silva.

Att. Madeiro