sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Não deu tempo...

O PoPa gostaria de dar um tempinho para a guria se acostumar com o poder e com as pressões que o cargo impõe. Gostaria que este tempinho fosse, pelo mínimo, uns seis meses de governo, para que o estilo se apresentasse com mais clareza.

Mas o estilo já mostrou-se antes mesmo de assumir. Depois de eleita, declarou que não iria reeditar a cpmf. Na mesma semana, em uma entrevista coletiva, o cara disse que a saúde precisava da cpmf. Ao lado do cara, a guria apenas sorriu. E, em seguida desta entrevista, depois do cara ter se escalado para a articulação política do novo governo, os governadores eleitos do psb e um traíra do psdb, declararam que precisam da cpmf (em política, coincidência não existe!). É a pressão dos governadores eleitos, aclamou a imprensa. E a guria está se mostrando sensível a estas pressões.

O PoPa é contrário a este tipo de tributo, que tenta sensibilizar pessoas (as de verdade, não as políticas) para sua aprovacão. O governo Lula teve cinco anos de cpmf e nada fez de diferente na saúde. Também não fez depois de ampliar o iof e aumentar a arrecadação em alguns milhões. E por que os governadores estariam pressionando para esta reedição de um tributo que a sociedade não quer? Acaso estes recursos iriam totalmente para a saúde?  (não foi antes, não iria agora...) E totalmente para os estados?

Resta apenas uma óbvia e triste constatação. O governo da guria está sendo manipulado antes mesmo de começar. O PoPa espera que isto seja apenas e tão somente uma estratégia de não criar dificuldades para o final do governo Lula e que ela tome as rédeas da situacão em janeiro. Mas, como diria o Barão de Itararé, de onde menos se espera que saia alguma coisa...

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Deixa a guria descansar em Itacaré, Popa!

PoPa disse...

O PoPa bem que queria dar - e ter - este tempo de descanso, mas ela começou a brincadeira antes do tempo...

Ao contrário do que o PoPa pensava, o cara vai estar muito mais presente do que ele (PoPa)gostaria. Mais do que ela gostaria, acredita.