domingo, 31 de janeiro de 2010

Vox Populi e o blog do Coronel

O blog do Coronel (www.coturnonoturno.blogspot.com) andou mostrando as sacanagens da última pesquisa da Vox Populi. Não dá para acreditar no que estão fazendo. Veja lá no blog e confira algumas das sacanagens abaixo:

Estas são algumas das perguntas que estão registradas no TSE e que podem ser vistas por qualquer um que se dê ao trabalho de ir lá olhar. O protocolo da pesquisa é 1057/201.

14 – (MOSTRAR ANEXO 2) SE A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE FOSSE HOJE E ESTES FOSSEM OS CANDIDATOS, EM QUAL DELES VOCÊ VOTARIA?

1 – Ciro Gomes (PSB) 5 - Nenhum/Branco/Nulo
2 – Dilma Rousseff (PT) 6 – NS V15
3 – José Serra (PSDB) 7 – NR
4 – Marina Silva (PV)


Reparem que o anexo 2 mostra os quatro nomes, com o de José Serra um pouco ilegível, mas ainda assim com um certo destaque. Pessoas com dificuldade de leitura, certamente não conseguiriam ver corretamente.

15 – (MOSTRAR ANEXO 3) E SE FOSSEM ESTES EM QUEM VOCÊ VOTARIA?
1 – Dilma Rousseff (PT) 4 - Nenhum/Branco/Nulo
2 – José Serra (PSDB) 5 – NS V16
3 – Marina Silva (PV) 6 – NR
Reparem que esta pergunta é direta. Em quem você votaria? Mas o nome de Serra está completamente ilegível.


16 – (MOSTRAR NOVAMENTE O ANEXO 2) DENTRE ESTES CANDIDATOS, EXISTE ALGUM EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM PARA PRESIDENTE? (SE SIM) QUAL? (ATENÇÃO COM A INCOERÊNCIA NAS QUESTÕES 13 A 15)
1 - Ciro Gomes (PSB)
2 - Dilma Rousseff (PT)
3 - José Serra (PSDB)
4 – Marina Silva (PV)
5 – Não votaria em nenhum deles
6 – Poderia votar em qualquer um deles
7 – NS
8 – NR

17 - (AINDA COM O ANEXO 2) QUAL DESTES CANDIDATOS, NA SUA OPINIÃO, TEM MAIS CHANCE DE GANHAR AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE, MESMO QUE VOCÊ NÃO VOTE NELE(A)?
1 – Ciro Gomes (PSB) 5 - Nenhum/Branco/Nulo
2 – Dilma Rousseff (PT) 6 – NS V18
3 – José Serra (PSDB)

Reparem que as perguntas são feitas com o anexo em mãos do entrevistado, e não citando os nomes. Seria preciso que o entrevistado conseguisse ler perfeitamente o que está escrito.

O Coronel ainda deu-se ao trabalho de verificar os municípios onde foi feita a pesquisa e descobriu que foram escolhidos a dedo, com a maioria composta de prefeituras da base governamental, onde não existe oposição.

Atualmente, a tecnologia envolvida nas pesquisas é tão grande, que é possível fazer uma pesquisa sabendo-se o resultado delas antecipadamente. Parece ser o caso desta que mostra a Dama de Ferro com uma evolução em termos de espaço eleitoral. Mas, mesmo assim, ainda não chegou ao patamar de 1/3 que o pt sempre tinha, mesmo colocando um poste de candidato.

Um comentário:

charlie disse...

Isso é tão absolutamente inacreditável que alguem precisa dar um screen save na tela do TSE antes que seja retirado do ar.