sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Metade Sul do RS e seus problemas

Dia desses, o PoPa leu em um jornal local, que a Ecosul, concessionária do Pólo Pelotas, estaria pensando em devolver os trechos Pelotas/Bagé e Pelotas/Jaguarão, por serem deficitários. Mas não falava nada em reduzir os valores dos trechos “bons”, que são Pelotas/Rio Grande e Pelotas/Camaquã. Aliás, neste último trecho, tem uma praça de pedágio a mais (no município de Cristal), que seria justamente para compensar a não cobrança entre Pelotas e Bagé.

Neste trecho (Pelotas/Bagé), a Ecosul não mantém nenhum tipo de serviço permanente. Quando algum acidente acontece, ambulâncias e resgates são mandados de Pelotas, o que representa uma demora significativa no atendimento dos eventos. Também é uma estrada de boa qualidade e com trânsito baixo, restando uma baixa manutenção.

A Ecosul, ao contrário de outras concessionárias gaúchas, tem sua atuação controlada diretamente pela ANTT. E por que isso aconteceu? Durante o governo Brito, esta empresa queria iniciar a cobrança do pedágio, sem fazer as necessárias reformas. Assumindo o governo, Olívio Dutra devolveu esta praça para o governo federal que, imediatamente, fez o contrato e liberou a Ecosul para cobrança sem fazer nenhuma reforma. As primeiras manutenções das estradas começaram dez anos após este evento. Algumas somente neste ano, como foi o trecho próximo à Jaguarão.

Agora, a empresa quer devolver trechos... se isto for complementado com a retirada da praça de pedágio do Cristal, até pode ser uma boa notícia para a região, pois nas estradas devolvidas, praticamente nada foi feito por ela.

Concessionárias da ANTT fazem o que querem. A ALL, por exemplo, retirou todos os trilhos do pátio de manobras de Pelotas. Era tanto trilho, que demoraram quase dez anos para retirar tudo. E, para impedir um projeto de trem regional entre Pelotas e Rio Grande, retiraram trilhos do trecho Quinta/Rio Grande. É assim que se faz, é assim que se fiscaliza!

Um comentário:

Moita disse...

Popa

Amigo, esses engodos são antigos e você foi com o dedo nas feridas.

Mas o pior é vocês Gaúchos quererem eleger o Tarso "Genro"?
Esse aí não serve nem pro "Sogro".
rssssssss.

1 Abraço amigo, do Moita.

Em tempo: sua resposta, lá na Moita, não foi besta, não! É daquele jeito que pensa, a maioria, inclusive dos negros.