domingo, 19 de setembro de 2010

GERALDO VANDRÉ - "Caminhando"

Muitos - até os da minha geração - acreditavam que esta era uma música de protesto. Não era, nunca foi, apesar de ter se transformado em uma espécie de hino. Não ganhou aquele festival e ele fala das vaias que Chico e Jobim receberam do público, que achava que "Caminhando" deveria ter ganho.

Vandré, que nunca foi preso nem perseguido, é um advogado meio recluso atualmente e declara, para quem quiser ouvir, que não é um compositor de protesto e que "Caminhando" era apenas um recado para os militares:"Caminhando não era uma canção política. Era um aviso aos militares: ‘Olha gente, desse jeito não dá mais’. Eles (militares) nunca tocaram um dedo em mim".

Mas o registro histórico ficou. O povo - na verdade, os estudantes - assumiram a canção como hino de protesto. O PoPa ainda tem guardado o compacto simples original. O mesmo que foi proibido pela censura da época. Não ouvia esta música há mais de 30 anos, mas aí está!

Vandré? O cara vive sozinho às próprias custas, como advogado. Não pediu indenização, sua tv é preto e branco e tem um fusca.


Nenhum comentário: