sexta-feira, 25 de junho de 2010

Números do IBOPE

A imprensa fala somente nos números gerais da atual pesquisa do Ibope. Mas ela encerra outros números igualmente interessantes. Por exemplo, ao ter acesso a todos os nomes que concorrerão ao cargo de presidente, os entrevistados deram 38% para Dilma e 32% para Serra, enquanto na espontânea, nada menos de 40% declararam não saber em quem vão votar.

Outros números interessantes: na pesquisa de março, 53% afirmaram que votariam no candidato de Lula. Na atual, este número baixou para 48%. No mesmo período, o conhecimento de que a guria é a candidata do cara, aumentou, de 53% para nada menos que 73%. O espaço de crescimento dela está meio que no fim, segundo estes números, o que pode ser uma grande bobagem...

Mas o que mais chamou a atenção do PoPa, foram os números de aprovação do governo, quando se fala nos pontos mais importantes de um país civilizado: educação, saúde e segurança. Em educação, 41% dos entrevistados reprovam o governo; na saúde, 53% reprovam e na segurança, 55% reprovam. Números incontestáveis, como são os da dianteira da guria nesta corrida. Mas que mostram que a cabeça do brasileiro é um pouco mais confusa do que parece, já que 85% diz aprovar o governo, mas "apenas" 81% diz confiar em Lula. Tem ali 4% que aprovam, mas não confiam... e mais de 40% dizem aprovar o governo, mas reprovam suas ações em saúde, segurança e educação!

Nenhum comentário: