sábado, 15 de maio de 2010

A Arte da Estatística

Certa feita, o PoPa assistiu a uma discussão do grande Lutz com um pesquisador da UFRGS, que nem lembra o nome. Pois este pesquisador apresentava restrições a um tipo de adubo orgânico e mostrou resultados de uma pesquisa realizada por ele. O velho Lutz, calmamente, disse a ele que não precisava de outros dados, além dos encontrados na própria pesquisa, para desmontar a versão de que o adubo não era eficiente. E demonstrou, para todos os presentes, com os números da pesquisa que queria ser contra, que o adubo era eficiente.

Estatística é uma ciência exata. Interpretação estatística também, mas pode ser manipulada. Ao fazer três pesquisas eleitorais em pontos determinados, é possível - para alguém que domine as técnicas da estatística - refazer a pesquisa retornando aos mesmos pontos onde a pesquisa demonstrou estar mais favorável a um determinado candidato, fazer as perguntas certas e demonstrar - estatisticamente - uma versão distorcida da realidade.

Foi isso que aconteceu com a Vox Populi? Talvez não, mas é estranho eles usarem as mesmas cidades em três pesquisas seguidas. De qualquer maneira, todos, inclusive a oposição, sabiam que a guria chegaria nos 30% dos votos cegos do pt. Como Serra também tem garantidos os 30% de votos anti-pt. A questão é saber quem vai levar o terço indeciso...Daqui para frente, vai ser um vale-tudo. Do pescoço para baixo, é canela!

Um comentário:

charlie foxtrot disse...

Acho que dá pra ter uma noção pelos partidos menores.