segunda-feira, 10 de maio de 2010

Imposto vs lucro

O PoPa andou sabendo de novidades na blogosfera gaúcha e foi dar uma conferida. Ora, deveria ter ficado fora dessa pois em um dos comentários, leu sobre a fantástica idéia de criar um "lucrômetro", que seria algo para saber o que da grana do contribuinte vai para a empresa privada. O imposto nós sabemos quanto é e para onde vai (sabemos?) mas o lucro não! Este vai para os bolsos dos malvados capitalistas e não trazem nada de bom para o povo. É, vamos ver... Empresas realmente trabalham para ter lucro. Com este lucro, empresários - os bons, não os "amigos" do poder - vão aumentar produção, conquistar novos mercados e, mesmo sem querer, vão gerar empregos e pagar... impostos. Estes maus brasileiros, com seu lucro vão engordar os cofres de outros empresários ao comprar carrões, construir mansões... mas estas coisas não aparecem do nada. Não são criadas pelo "capital", mas pela mão de obra trabalhadora, daqueles que realmente usam macacões, que dão duro para conquistar coisas como... casa própria, um carrinho, uma escola melhor para o filho.

Qualquer brasileiro sabe como o Estado é mau empresário. Antes das privatizações, um brasileiro pagava uma grana preta para ter um telefone em casa! E era empresa estatal! Sem lucro, sem "exploração da mão de obra", mas com tetas mil, como aliás, são muitas das estatais que ainda estão por aí e por vir. Não importa qual o partido no governo. Quando o Estado se mete a empresário, dá merda! Quando o Estado interfere nas relações empresariais, dá merda!

Vamos parar de discutir bobagens como esta. Mercado livre é mercado que se auto-regula. Sem a interferência pública, o mercado se acomoda e ninguém consegue "lucrar demais". Quando o Estado interfere, acaba criando oligopólios incontroláveis que nada tem a ver como o verdadeiro capitalismo.

2 comentários:

nedelande disse...

PobrePampa, o que é que achas te utilizar armas nucleares com fins pacíficos como sugeriu a candidata do Lula?

PoPa disse...

A idéia é ótima. Poderíamos começar testando em Brasília em dia de votação de aumento dos salários do congresso (estariam todos lá).

Começo a ficar preocupado com a guria. Os sintomas são graves, será que ela já procurou ajuda?