domingo, 30 de maio de 2010

Route 36 - um bar boliviano na essência!

Um setor tem crescido muito na Bolívia, especialmente em La Paz: o turismo da cocaína. O bar Route 36 é ilegal, mas funciona há muito tempo na capital, sempre trocando de endereço - mais por causa das reclamações dos vizinhos que por ação policial. Eles vendem cocaína para os frequentadores. A reportagem do The Guardian é longa e mostra que a produção de cocaína - dados da ONU - caiu 28% na Colômbia e cresceu 10% na Bolívia, em 2008, sob o comando do amigão Evo.

Serra finalmente encontrou o mote de sua campanha: combater o crack e o tráfico generalizado que tem, na Bolívia, seu principal e crescente ponto de origem. A existência deste bar - e outros, segundo a reportagem - é mais que significativa, já que indica a conivência do governo local para a prática do tal turismo. Afinal, 15 Euros a grama, parece ser um bom negócio! E tem certificado de pureza...

Adicionando: poderia se esperar que este bar não existisse mais, já que a reportagem era de 2009. Pois o blog de um argentino viajando por lá, mostra que, em abril de 2010, o bar estava operante e forte! (http://tinyurl.com/26d4gql). E uma foto do endereço mais atual:



Imagem: do The Guardian, o bar Route 36, iluminado com velas...

Nenhum comentário: