sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Solução de primeiro mundo...

O novo sistema de coleta de lixo de Pelotas, é de primeiro mundo. O mesmo que Montevidéu tem e o mesmo que muitas cidades europeias também tem. São containers plásticos que podem ser abertos com um pedal para se colocar o lixo em seu interior. São bem vedados, para impedir entrada de ratos e insetos e caminhões especiais recolhem o lixo, enquanto outros caminhões fazem a limpeza dos mesmos periodicamente.

Onde está o problema? Assim como eles estão à disposição da população para colocar o lixo, estão à disposição dos catadores para retirá-lo. E eles não tem nenhum tipo de problema em entrar no container, atirar o que querem - e o que não querem - para fora e ir embora, deixando o lixo todo na calçada. O PoPa criticou a prefeitura petista que colocou obrigou condomínios a comprar horrorosos containers de lixo, para disciplinar a coleta. Mas o sistema era bloqueado por chave, o que ajudava na manutenção da limpeza.

E agora? Bem, estes novos containers tem abertura pelos dois lados. Para começar, a tampa oposta deveria ser fechada com cadeado, aberto pelo caminhão que recolhe o lixo. E no outro lado, um limitador da abertura para, pelo menos, não deixar entrar ninguém DENTRO do container.

O PoPa está esperando para ver quando o primeiro vai ser incendiado, quebrado para vender pedaços de seu plástico e outras coisas normais em uma comunidade de terceiro mundo...

4 comentários:

nedelande disse...

O nome já diz - Coisas do primeiro mundo servem, obviamente, para o primeiro mundo. Ficando no lixo - um outro exemplo é a coleta de lixo seletivo que deveria municiar as recicladoras de lixo de primeiro mundo. Acontece que os mesmos catadores dos teus containers, catam também o lixo seletivo e não deixam nada que preste para as recicladoras, que se tornam inviáveis.

Anônimo disse...

Esses dias eu vi um carroceiro fazer uma tremenda sujeira em um desses containers. Os antigos aguentavam o tranco, feitos em metal, mas estes de plásticos estão com os dias contados. Para sobreviver ao assédio da mente subdesenvolvida, só técnologia soviética "combat tested". rsrs

Anônimo disse...

Opa, chegou a informação neste momento de que um dos containers colocados em uma vila da cidade, encontra-se desaparecido.


....

O Mascate disse...

PoPa, eu criei uma marca para indicar os blogs que são contra o governo do Batráquio e sua corja, se você quiser coloca-la em seu Blog e indicar outros para que também participem é só ir na minha página dar os nomes dos Blogs e copiar a marca para a sua página. Quem sabe conseguimos fazer um grande grupo de oposição contra o governo sem a ajuda da imprensa vendida? Utopia? Talvez, mas de certo iremos incomodar mais ainda.
Abraços