segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pobre Venezuela

O povo aprovou as reeleições intermináveis na Venezuela. Estavam pensando em Chávez? Talvez, mas não só para ele. Pode vir algum ainda pior - se isto é possível.

O PoPa é contra reeleições em todos os níveis da política. Nem para vereador deveria existir reeleição. A política não deveria ser uma carreira profissional, mas é o que vemos em muitas cidades. Aqui em Pelotas, um vereador ficou mais de 40 anos na vereança, apenas saindo para que o filho pudesse usar seu nome para eleger-se (e conseguiu). Uma reforma política que fizesse isto - acabasse a reeleição - seria muito bem vinda. Ou alguém imagina que uma cidade tem um limitadíssimo número de pessoas que poderiam ser vereadores? Ou um estado tem um limitadíssimo número de pessoas que poderiam ser deputados ou governador? A reeleição impede que as pessoas façam o melhor pensando no povo, pois fazem apenas pensando na reeleição. Medidas austeras, duras, muitas vezes necessárias, são adiadas para que não comprometam seu futuro político.

Pensem nisso! Reeleição jamais! Para nenhum cargo político! Quer continuar na vida pública? Vá em frente, depois de vereador por um mandato, tente ser deputado estadual e depois federal, para chegar a senador. A mesma coisa no executivo: prefeito, governador, presidente. Como entender as necessidades de uma comunidade, se não a conhece desde a base?

Mas, não! Quando se fala em reforma política, ouve-se muita coisa, mas nada muito bom. Os partidos querem tomar conta do destino do nosso País, com a história das listas de votação. Alguém já deu-se conta do que isto significa? Quer dizer que os partidos vão enfiar goela abaixo, os nomes de seus caciques para os cargos do legislativo. Alguém - além dos caciques, claro - acha que isto pode ser bom para o futuro do País?

2 comentários:

Anônimo disse...

È meu amigo, pobre povo venezuelano que irá agora amargar a vingança do bufão.
Se antes elle já usava da violência apenas para manter a "homogeneidade", imagine agora com o "aval" do povo.
Como diria o presiMente pelego "us venezuelano sifu"

Diego disse...

" A reeleição impede que as pessoas façam o melhor pensando no povo, pois fazem apenas pensando na reeleição. Medidas austeras, duras, muitas vezes necessárias, são adiadas para que não comprometam seu futuro político."

hmmmm.. Esse é um bom argumento! :D

Aderi ao 'reeleição jamais'