terça-feira, 20 de abril de 2010

Negócio da China!

Imagine uma situação assim: você é um empresário que precisa de um pavilhão para sua indústria e tem duas opções, ou constrói o tal pavilhão por 800 mil reais ou aluga um por, digamos, uns 80 mil reais mensais.

O problema começa a ficar mais complicado, quando você percebe que não existem pavilhões industriais como você quer e, então, ele precisa ser construído. Mas a idéia da locação já lhe parece muito boa. Então, contrata uma empreiteira para fazer o prédio e alugar para sua empresa depois de pronto. A empreiteira topa o investimento, mas tem um pequeno problema. O pavilhão vai custar um milhão, pois existem outras despesas de administração da obra, que você não teria se fizesse por conta própria. Mas, ainda assim parece ser um bom negócio e você aceita a proposta.

Mais um pequeno problema. A empreiteira não tem grana para construir o pavilhão. Sem problemas, já que você tinha reservado os 800 mil reais para a construção, por que não financiar a empreiteira? Assim, você empresta os 800 mil reais (80% do projeto, nunca esquecendo que este seria o valor, caso sua empresa mesmo construísse o pavilhão) e ajusta receber esta quantia, descontando de aluguéis futuros. Nada que passe de 50% pois, afinal, o empreiteiro precisa ter lucro! E financia por uns dez anos, com um contrato de locação de uns 30.

Excelente negócio para você, não? Como assim, não?

Um negócio mais ou menos assim foi acertado hoje... o governo brasileiro vai financiar 80% de uma usina que gerará energia a ser comprada pelo... governo brasileiro. Os números exatos, o PoPa não se deu ao trabalho de verificar, mas a proporção deve ser mais ou menos o que está aí em cima. Ou pode ser pior, muito pior!

5 comentários:

charlie foxtrot disse...

eh eh eh

Partido Alfa disse...

Mas todas as privatizações foram assim. Assim, até eu comprava. E sem consórcio. Bota negócio nisso. Com o nosso dinheiro.

Welk disse...

Essa é a vantagem de ser amigo do rei. A desvantagem é que, se deixar de ser, perde tudo e ainda fica devendo.

PoPa disse...

Verdade, PA, mas as privatizações foram feitas com empresas inoperantes, embora o uso do BNDES para isto tenha sido uma grande bobagem.

De qualquer maneira, isso coloca o governo do pt no mesmo nível da "privataria" de FHC, embora esteja muito na frente em termos de corrupção.

PoPa disse...

Enquanto tiver grana no negócio, Welk, o rei nunca deixará de ser amigo... mesmo que o rei seja outro. Da Silva, por exemplo, não somente não brigou com as estatais privatizadas, como acertou mais algumas coisinhas para os "novos amigos".