domingo, 21 de dezembro de 2008

Paraguai, Bolívia, Venezuela, Equador...

Pois o PoPa está de saco cheio de ouvir sobre a pobreza paraguaia, sobre a "exploração" que o gigante Brasil estaria fazendo com ele e outras bobagens do gênero. É preciso que se saiba que o Paraguai teve a oportunidade que praticamente nenhum país teve: energia de graça! Com Itaipu, o Paraguai poderia ter tido um fluxo de desenvolvimento industrial enorme, graças aos 50% da energia produzida, para a qual não pagou um único centavo, diretamente. Considerando que teria que pagar uma parte do empréstimo e a própria condução da empresa com a venda de energia, sobraria ainda uns 25% de energia de Itaipu para uso sem qualquer restrição ou custo. O Brasil prontificou-se, em várias oportunidades, a financiar uma estrutura de distribuição de energia elétrica no país. Eles não toparam.

Agora, falam em vender a dívida, em vender energia para a Argentina, em querer valores maiores para a energia vendida ao Brasil. Mas nunca, em nenhum momento, falam em usar esta energia para o próprio desenvolvimento.

A Bolívia tem gás natural às pampas. Também não usa para benefício de seu próprio desenvolvimento, preferindo vender aos vizinhos. E dá um calote no seu principal cliente, para ganhar mais dinheiro. Para seu desenvolvimento? há!

A Venezuela é o pior exemplo de todos. Com o petróleo valendo um monte, os recursos foram usados para clientelismo e assistencialismo barato (nem tanto). Agora, com o valor do petróleo baixando, ainda quer comprar briga com seu principal cliente, os americanos. Não aproveitaram a onda positiva que durou anos no mundo todo e vão ter problemas sérios com esta crise, muito maiores que os que o Brasil irá enfrentar.

A América Latina é um celeiro de incompetentes em desenvolvimento. O assistencialismo é uma chaga que não vai curar tão cedo. É opção do próprio povo, fazer o quê? E o que dizem os dirigentes destes países sobre a ditadura cubana? Que os americanos precisam baixar o bloqueio econômico imposto à ilha, justamente por causa de seu regime ditatorial, mas também não dizem que a ilha deve ser democratizada! Aliás, o sonho de todos eles é ser Fidel...

Nenhum comentário: