quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mais Mamata...

O PoPa leu no Estadão:

O governo do Amazonas decidiu aumentar de 68% para 75% o percentual de isenção fiscal no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das montadoras de motocicletas da Zona Franca de Manaus. O objetivo é evitar mais impacto da crise econômica na produção e nos empregos do setor no primeiro trimestre de 2009.

Além da redução do ICMS, as indústrias de motocicletas terão outros benefícios como a prorrogação dos pagamentos de novembro e dezembro do imposto a partir do próximo mês. Alíquota zero por 90 dias no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) para motocicletas compradas em 1º de janeiro.

As empresas também receberão isenção total do ICMS nas contas de energia elétrica.

É sério? Este país é sério? Onde está a livre competição? Onde está o mercado liberal? Como um empresário pode sobreviver fora da ZFM? Ou melhor, o que é feito com a grana pública que é desperdiçada no meio da floresta, sem que isto melhore a qualidade industrial brasileira?

Enquanto isso, o IPI dos fabricantes de motocicletas de lá, está zerado - para os que estão fora: 25%. O ICMS de motos no RS é de 17% e se paga adiantado (via substituição tributária). Lá, pagam uns 2% e ainda tem o valor prorrogado. E esta do ICMS na energia elétrica? Aqui, é 31% sobre o efetivo consumo!!!! Isso, em uma indústria, pesa um bocado! E, depois, vemos propagandas de motos chinesas, como se brasileiras fossem...

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Recauchutagem

Dona Maritza fez uma grande recauchutagem. Podemos classificar como mau uso do dinheiro público? Alguém sabe quem pagou a conta? Quem pagou a viagem da criatura até o cirurgião? Espera-se, com um certo temor, o reaparecimento da criatura neste reveilón, que deverá ser em Fernando de Noronha (quantos irão? quem pagará a conta?). Ora, que bobagem...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL!

Apesar de ser um ateu confesso, o PoPa respeita as tradições religiosas. E embora o Natal seja uma festa religiosa, Papai Noel tem um espaço muito maior que o próprio cristo... e, pior, um Papai Noel criado pela Coca Cola!!!! Mas, tirando tudo isso, o PoPa deseja a todos os seus dez leitores, um Feliz Natal!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Marolinha da Petrobrás

O que parecia um probleminha, parece não ser bem assim. A Petrobrás, que pediu ajuda à CEF e ao BB para problemas emergenciais, aumentou o valor e o prazo dos financiamentos. A justificativa é que prazos maiores tem juros menores. Hilário! Quer dizer que uma empresa capitalizada como deveria ser a BR, pega grana emprestada para pagar juros menores? E para que pagar juros, se deveria ter grana em caixa? Uma coisa é financiamento para investimento, coisa que qualquer empresa faz e é correto. Outra, bem diferente, é dinheiro para sanear problemas de caixa. Se isto fosse pontual, tudo bem, mas então por que aumentar o prazo e o valor?

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Chico Mendes, o Guevara brasileiro?

Que se diga muito sobre Chico Mendes, está certo. Ele foi um cara que defendia a floresta, não porque achava que ela deveria ficar intacta, pelo bem da humanidade, mas por acreditar que muita riqueza poderia sair dali, sem que se dizimasse totalmente. É a mesma coisa que se poderia fazer em outras áreas de florestas, como as de pinheiro brasileiro. Exploração adequada e sustentável. Afinal, são seres vivos que se regeneram, se dada a condição adequada para tanto.

Chico Mendes já sabia disso há muito tempo. A floresta amazônica poderia produzir castanhas, madeiras nobres, borracha, palmitos, e sabe-se lá quanta coisa, sem que fosse preciso derrubar todas as árvores. Em materia de produção econômica, o que se faz hoje é a pior delas, aproveitar algumas árvores por hectare, queimar o resto e plantar pastagens de baixa qualidade para um gado de baixa qualidade...

Agora, dizer o que este imbecil do The Guardian disse sobre Chico Mendes, é demais! "Agora as pessoas falam na adoção de cotas de carbono para proteger áreas similares ao redor do mundo", diz a coluna. "E me dou conta de que conheci o mártir dos nossos tempos - o Gandhi, ou talvez Che Guevarra, de nossa era ambiental". Para lá! Quantas pessoas Chico Mendes matou em toda sua vida? Quantas ele torturou? Vamos respeitar a memória deste grande brasileiro!

domingo, 21 de dezembro de 2008

BrOi

O PoPa ainda não tinha falado nada sobre este escândalo nacional. A mudança da lei para que se fizesse esta fusão de empresas, criando um oligopólio no sistema de comunicações nacional é algo que deixou muita gente muito rica. A BrOi vai atender a quase 80% do mercado nacional. Daniel Dantas ficou um pouco mais rico também, pois é um dos articuladores do negócio (uns dois bilhões mais rico - tá de bom tamanho?).

Mas a coisa mais estranha é a alegação do governo para que a lei fosse mudada: Para que uma empresa brasileira mandasse em um mercado cheio de empresas estrangeiras - grande coisa. Mas nada impede que este gigante das comunicações seja vendido a alguma empresa estrangeira. O governo até tentou colocar uma exigência como esta no meio do negócio, mas as empresas envolvidas não aceitaram. Por que seria?

Quer saber mais sobre esta bandalheira? É só colocar "broi" no professor Google, que aparecerão milhares de referências. Muito poucas positivas...

Paraguai, Bolívia, Venezuela, Equador...

Pois o PoPa está de saco cheio de ouvir sobre a pobreza paraguaia, sobre a "exploração" que o gigante Brasil estaria fazendo com ele e outras bobagens do gênero. É preciso que se saiba que o Paraguai teve a oportunidade que praticamente nenhum país teve: energia de graça! Com Itaipu, o Paraguai poderia ter tido um fluxo de desenvolvimento industrial enorme, graças aos 50% da energia produzida, para a qual não pagou um único centavo, diretamente. Considerando que teria que pagar uma parte do empréstimo e a própria condução da empresa com a venda de energia, sobraria ainda uns 25% de energia de Itaipu para uso sem qualquer restrição ou custo. O Brasil prontificou-se, em várias oportunidades, a financiar uma estrutura de distribuição de energia elétrica no país. Eles não toparam.

Agora, falam em vender a dívida, em vender energia para a Argentina, em querer valores maiores para a energia vendida ao Brasil. Mas nunca, em nenhum momento, falam em usar esta energia para o próprio desenvolvimento.

A Bolívia tem gás natural às pampas. Também não usa para benefício de seu próprio desenvolvimento, preferindo vender aos vizinhos. E dá um calote no seu principal cliente, para ganhar mais dinheiro. Para seu desenvolvimento? há!

A Venezuela é o pior exemplo de todos. Com o petróleo valendo um monte, os recursos foram usados para clientelismo e assistencialismo barato (nem tanto). Agora, com o valor do petróleo baixando, ainda quer comprar briga com seu principal cliente, os americanos. Não aproveitaram a onda positiva que durou anos no mundo todo e vão ter problemas sérios com esta crise, muito maiores que os que o Brasil irá enfrentar.

A América Latina é um celeiro de incompetentes em desenvolvimento. O assistencialismo é uma chaga que não vai curar tão cedo. É opção do próprio povo, fazer o quê? E o que dizem os dirigentes destes países sobre a ditadura cubana? Que os americanos precisam baixar o bloqueio econômico imposto à ilha, justamente por causa de seu regime ditatorial, mas também não dizem que a ilha deve ser democratizada! Aliás, o sonho de todos eles é ser Fidel...

sábado, 20 de dezembro de 2008

Brasileiro bonzinho

O PoPa leu, em um cantinho da ZH deste sábado:

Lula prega generosidade com países mais fracos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo brasileiro só pode ser duro com os países que têm o porte econômico do Brasil. Com os demais, de economia “frágil’’, disse Lula, o Brasil tem de “ser generoso’’. O presidente se referia aos casos dos embates com o Equador – que expulsou a Odebrecht do país e contesta uma dívida com o BNDES – e o Paraguai (que tenta rever os termos do tratado de Itaipu). As declarações foram feitas ontem durante um café da manhã do presidente com jornalistas.

Ora, Lulinha, vá fazer caridade com a tua grana ou do teu filho, não com a do povo brasileiro, que paga um imposto absurdo, juros nas alturas e tem que aguentar isso! O Equador, a Bolíva e o Paraguai são pobres por escolha própria, pois têm riquezas naturais e muita grana. Talvez sejam pobres de espírito, por colocarem estas figuras no comando.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vereadores

O PoPa tem uma opinião formada sobre vereadores: eles não precisariam existir... e não venham com conversa de representatividade do povo e outras lorotas! Isto simplesmente não existe. Nem aqui em Pelotas, nem em lugar nenhum. E Brasília ainda tem vereadores mais distintos, chamados de deputados distritais.

Pois esta cambada vai ser ainda maior, com a conivência da Câmara e do Senado. Aqui em Pelotas, apenas um vereador insurgiu-se contra esta bandalheira e levantou sua voz lá em Brasília. Precisou de seguranças para conseguir escapar da ira dos suplentes que lá estavam também, buscando sua teta. Este mesmo vereador negou-se a pagar dez mil reais para seu partido, como pedágio para que aparecesse no programa GRATUITO de televisão. Sim, é isso mesmo! O partido dele cobrou de todos os candidatos esta grana para que pudessem divulgar seu nome em um programa eleitoral, dito gratuito. E, claro, o partido está tentando expulsá-lo, juntamente com outro que também não quis pagar a tal propina.

O PoPa reconhece este vereador como o melhor de nossa cidade, apesar de seu partido. Se ele sair ou se o expulsarem, o PoPa já tem candidato na próxima eleição, pois neste partido, nem pensar!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Grana, grana, grana!

No Estadão:

Na contramão da disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer uma parceria com os empresários para superar os problemas da desaceleração da economia, a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, determinou uma blitz nas grandes empresas para "identificar" e "combater com firmeza" a "inadimplência junto aos grandes contribuintes". A decisão foi repassada a todos os superintendentes da Receita por um e-mail ao qual a Agência Estado teve acesso. A Receita confirma que, de imediato, 400 empresas receberão a visita dos fiscais.

Ou o PoPa desaprendeu tudo que sabe sobre impostos, ou a Receita não sabe o que é isto! Sonegação não tem nada a ver com inadimplência. A primeira é o desvio do valor dos impostos através da sonegação da informação, enquanto a segunda é o não pagamento DEPOIS de informado o valor devido. Coisas diferentes, ações diferentes! Não é motivo de visita de fiscais, a inadimplência, a não ser com o intuito de coagir - ilegalmente - os empresários que estão devendo ao fisco. Que se faça a cobrança via legal, judicial! Com os atuais níveis de custo financeiro, é mais barato atrasar o pagamento dos impostos (com multas e juros legais), que pegar grana em banco - público ou privado - para gerir seu negócio.

Em seus muitos anos de trabalho, o PoPa aprendeu que a primeira coisa que uma empresa em dificuldades faz, é deixar de pagar impostos. A segunda, é deixar de pagar fornecedores. A última - e definitiva - é deixar de pagar salários. Aí, não tem mais volta.

Aprendam! Baixem os juros exorbitantes destepaís, baixem as alíquotas absurdas, as cascatas de impostos, os impostos cobrados sobre eles mesmos e sobre outros, e não será interessante atrasar impostos.

Na questão de impostos, o mais surreal de todos é o ICMS. Você sabia que ele é cobrado sobre ele mesmo? Quando o governo do estado afirma que determinado produto paga 17% de tributo, na verdade é quase 21%, pois ele é cobrado sobre o preço já acrescido do próprio imposto! Confira na sua conta de luz, por exemplo. Ela informa que o imposto é cobrado (25%!) sobre o valor total e não sobre o valor do consumo. O ICMS REAL, neste caso, é de 31,25%!!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Diplomacia?

Na Agencia Estado, notícia do dia de hoje no jornal impresso Estadão:

Genebra - O ministro das Relações Exteriores, o chanceler Celso Amorim, fez o que deve ter sido um dos mais duros ataques públicos de uma autoridade estrangeira contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, desde que o democrata venceu as eleições presidenciais norte-americanas e corre o risco de ser até considerado um "incidente diplomático" antes mesmo de Obama tomar posse. Ontem, Amorim disse que Obama não estaria assumindo suas responsabilidades como "líder" e que a falta de um sinal de flexibilidade por parte do presidente eleito na área comercial é o que estaria levando ao fracasso um acordo na Rodada Doha de comércio multilateral, da Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro brasileiro havia acrescentado que "tem uma administração que está encarregada das negociações, mas tem uma outra que está na sombra". "E se não temos um sinal político da (administração) que está vindo, então será muito difícil porque mesmo outros países terão temor de negociar", comentou.

Com a repercussão - bem negativa, por sinal - desta declaração infeliz de nossa diplomacia, hoje Amorim já fez um meio pedido de desculpas (site Valor Econômico):

Hoje cedo, em entrevista coletiva em Genebra após reunião do G-20, grupo coordenado pelo Brasil, o representante brasileiro declarou-se "desapontado" com a interpretação dada pela imprensa brasileira. Argumentou que não entrou no "jogo de acusação" e, sim, que fez um pedido "positivo" de sinalização por parte de Obama para levar adiante à negociação na OMC.

Na entrevista nesta manhã, Amorim já não usou termos como "responsabilidade" do futuro presidente. Apontou a "ganância" de alguns países, sem mencionar expressamente os EUA, pelo fiasco que deve ser anunciado ainda hoje na Rodada Doha. Mesmo se a negociação demorar mais três ou quatro anos, ele disse que o Brasil continuará trabalhando pelo sucesso dela.

É mole? Assim, como não perder para o índio cocaleiro, para o caloteiro equatoriano, para o bispo, para o guerrilheiro bolivariano? O Itamarati é algo muito sério para estar nas mãos amadoristas deste pessoal!

Guapuruvu

Este é um belíssimo exemplar de Schizolobium parahiba e está plantado solenemente no calçadão de Pelotas. Quem passa sob sua frondosa copa, nem percebe a beleza que esta árvore tem. É um exemplar nativo do Brasil, podendo ser encontrado até no RS, mas é exótico na Metade Sul, o que nos leva a um pensamento: para a natureza existem fronteiras?

E a uma indagação: Por que não se faz pesquisa para o aproveitamento da madeira desta árvore de crescimento muito rápido e de madeira interessante para painéis aglomerados, embalagens e estrutura de móveis, além de outros usos? Talvez pudesse ser uma opção ao eucalipto para celulose... O PoPa não encontrou nada na literatura técnica sobre o assunto, o que é uma lástima.

Enquanto isto, este exemplar segue servindo de parada para pardais no final da tarde, e protegendo, com sua sombra, os que precisam andar pelo centro da cidade no verão. No inverno, ele perde as folhas, para que os raios de sol possam chegar até o solo. Árvore sábia, em uma região úmida e não tão sábia...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pollyshop - Kit Left Revolution

Genial vídeo! Como foi feito por um pessoal do curso de comunicação da UFRGS, nem tudo está perdido!!! Ou são esquerdistas com um senso de humor muito bom. Não, isto é impossível...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SIFU!

Com sua tradicional verborragia, Lpt andou fazendo mais uma das suas parábolas. Desta vez, comparou a economia brasileira a um paciente com câncer terminal, falando - entre outras bobagens - que um médico não diria a seu paciente que ele está com problemas sérios. Errado, Senhor Presidente! Um médico com consciência profissional e ética, trataria de dizer exatamente o que seu paciente tem. Claro que sem o palavreado chulo utilizado por Lpt, não diria, "meu, sifu!". (você pode ouvir diretamente da boca do arauto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=UG0oMXDtEdc).

Enquanto isso, nenhuma medida real é tomada pelo governo para preparar o Brasil para enfrentar esta crise. Melhor dizer ao povo que está tudo bem, que é só uma marolinha. Dizer para o povo comprar enquanto mantem os juros nas alturas é, no mínimo, surrealista.

E dizer "nós não vamos investir um centavo em custeio..." o que é isso???? Em primeiro lugar, não se investe em custeio, em segundo lugar, paga-se o que deve ser pago. A máquina pública que este governo montou, tem um enorme gasto de custeio e isto não se baixa de um dia para outro. Ou ele está propondo uma moratória interna?

O Brasil merece isto? Merece!

sábado, 6 de dezembro de 2008

13R

Ontem, o PoPa recebeu um mail com uma foto e uma mensagem. Quase tudo que vem por estes meios é papo furado ou bobagens, as quais o PoPa gosta de pesquisar e devolver ao remetente com as devidas correções.

Mas esta era diferente. Mesmo surreal, era absolutamente verdade! Uma empresa picareta (13R) usa um logotipo praticamente idêntico ao da BR Distribuidora, para levar seus clientes/vítimas ao erro. Joelmir Beting fez um comentário na Band, onde referiu-se a sua participação em um evento da BR Distribuidora, em que todo o material estava com o logo da empresa picareta e ninguém percebeu até o final, quando foi denunciada a situação. Entrou na justiça mas a empresa picareta conseguiu seguir operando com base em liminares. Pode? Pode, é Brasilsilsilsil....

imagem: Apu Gomes / Folha Imagem

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A "Marolinha"

Os mercados internacionais estão se preparando para um agravamento da crise. O PoPa acreditava que esta crise não seria tão duradoura, mas os especuladores mundiais estão com as barbas de molho, senão vejamos o que dizem os especialistas internacionais (no caderno Economia do Estadão): O Brasil, que também é produtor de matéria-prima, está vendo uma expressiva desvalorização da moeda, já que os investidores estão buscando ativos menos arriscados pelo globo, como os títulos do Tesouro norte-americano.

No caso da China e da Índia, os mercados de ações também registraram quedas fortes, mas as moedas não sofreram tanto porque passam por maior controle.

O chefe de mercados emergentes do Deutsche Bank, Dalinc Ariburnu, concorda que os Brics (Brasil, Russia, India, China) são "animais diferentes". Ele acredita que os dois produtores de commodities, Brasil e Rússia, verão taxas de crescimento muito menores no próximo ano na comparação com China e Índia.


A Grande diferença, é que China e India tiveram grande crescimento neste período anterior à crise enquanto nosso governo preferiu o assistencialismo fácil. Agora, eles colhem resultados, pois tem alguma "gordurinha" para queimar neste período difícil enquanto nós não.

Não é o caso de torcer para que Lpt quebre a cara. Quem vai quebrar somos nós, brasileiros, pois ele está com a vida feita e os filhos estão com cidadania italiana "para ter um futuro melhor", segundo Maritza. Mas, nesta crise negra, segundo o Lpt provocada pelos USA, os especuladores preferem os títulos do tesouro americano, que paga 1% ao ano, aos brasileiros, que pagam 26,5%! E são especuladores!!!!