terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Cara, seu tratamento e nossa sorte!

O velho PoPa vem acompanhando a novela que envolve o cara e sua mania de ser o melhor do mundo. Leu gente que queria ver ele tratando-se no SUS e gente defendendo o direito dele tratar-se onde bem entender. O PoPa acredita que ele tem direito de escolha e é esta a diferença entre os que acreditam na liberdade e os que acreditam na ditadura socialista.

Mas uma coisa é preciso salientar. O SUS é um sistema imperfeito, obviamente. Não está preparado para atender ao contingente de necessitados de todo o País. Não tem condições técnicas, humanas e científicas para fazer o trabalho que deveria ser feito. Isso explica as filas, a falta de medicamentos, a falta de profissionais, a falta de infraestrutura. Mas, onde estas "pequenas" coisinhas são dribladas, o sistema pode funcionar. Na Santa Casa de Rio Grande, temos um hospital que atende pacientes do SUS de todo o estado e atende bem. Em outros hospitais Brasil afora, existem condições adequadas e suficientes, embora não seja a regra.

Então, o cara tratar-se no SUS não seria um risco em si. Ele poderia, sim, tratar-se em um dos hospitais da rede, com as mesmas condições que está tendo no famoso Sirio Libanez. Claro que sendo quem é, não estaria sujeito a filas e autorizações. E não acho que devesse, como não acho que ninguém deva padecer deste problema.

Mas ele, felizmente, resolveu tratar-se no melhor hospital do continente. No mais caro, pago pelo seu plano de saúde, segundo a imprensa. Ô planinho bom!!!!

O PoPa acha que foi muito bom, pois ele poderia estar em um hospital da rede do SUS, sendo muito bem tratado, com todas as condições de cura garantidas. Felizmente não foi assim pois a exploração - que já é demais por conta deles - seria muito maior. Somos sortudos, mesmo! E precisamos pensar que estaria a ocupar uma vaga e profissionais que poderiam estar atendendo trabalhadores de verdade.

Pensem assim, meninos e meninas. O povo brasileiro saiu ganhando com isso.

Um comentário:

Alberto disse...

Se ele tivesse combatido a corrupção em 8 anos de governo (como prometeu por décadas), estes bilhões roubados e não recuperados tornariam o tal SUS uma maravilha.