sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vale a pena invadir!

Pois a Barra do Pontal, na praia do Laranjal em Pelotas, foi invadida por várias famílias sem teto. Até aí, nada demais neste País que não consegue resolver problemas como este. O estranho é que eles estão em uma área de preservação permanente, já tiveram a remoção autorizada pela justiça e ainda estão no local, esperando que a prefeitura (nós, sociedade) entregue casas novas para eles. Esta semana, eles fizeram uma manifestação, bloqueando a estrada com fogueiras, reclamando que houve o desligamento da luz (ilegal e não paga) dos barracos.

Ok, vamos considerar que eles tenham alguns direitos, garantidos pela Constituição. Porém, trabalhadores tem estes mesmos direitos e pagam pela casa que ocupam, esperam anos por algum espaço em um loteamento financiado, pagam a luz que consomem. E trabalham para isso. Trabalham duro! Como ficam, ao ver que estes invasores estão ganhando de bandeja casas novas para eles?

A lição é óbvia: vale a pena invadir...

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Invadir, no Brasil, virou um grande negócio. O invasor quer direitos, quer casa imediatamente, porque senão ele não desocupa. E o poder público tem de correr atrás para conseguir alguma moradia, um terreno, uma casa aos invasores. E assim fazendo ele gera uma sensação de injustiça, porque outras pessoas -- que não invadiram -- também aguardam por esse tipo de ação social. Mas os invasores levam vantagem, porque invadiram. Invadir vale a pena.

charlie disse...

Especulação imobiliária do mais baixo nível. Com capital apoio do Estado.