quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lixo urbano

Não, o PoPa não está falando de políticos... Por estes dias, o PoPa ficou sabendo que a Itália proibiu o uso de sacolas plásticas a partir deste ano. Muito bom para eles! Mas o Brasil tem uma situação muito diferente destes países de primeiro mundo. Em primeiro lugar, não temos trituradores de lixo em nossas cozinhas, o que reduziria em muito o lixo urbano. Também não adiantaria muito, já que também não temos tratamento de esgoto em percentual decente...

Em segundo lugar, ao contrário destes países, as sacolas plásticas brasileiras tem mil e um usos, antes de irem para o lixo. As pessoas usam para ensacar roupas em armários, para guardar alguns tipos de mantimentos longe das baratas e, uso menos nobre mas não menos importante, para acondicionar o lixo. Por aqui, ninguém coloca as sacolas diretamente no lixo, ao contrário dos países ditos de primeiro mundo. Se não tivermos as sacolas plásticas, como o lixo seria acondicionado? Em sacos de lixo, que tem exatamente a mesma composição delas? Irônico...

O que o Brasil precisa é organizar seu lixo. Não permitir, por exemplo, que catadores peguem o lixo nas ruas, espalhando-o em terrenos baldios ou, como é o caso daqui de Pelotas, pelas margens dos arroios. Esta atividade impede que as prefeituras tenham centrais de reciclagem decentes, pois o lixo já chega por lá desfalcado do que interessa. De que adianta as famílias separarem o lixo, se todo ele vai para o mesmo lugar? Ou todo ele é levado por carroceiros que vão distribuí-lo pela cidade? Querem fazer valer o social? Impeçam os catadores de levarem o lixo para qualquer lugar e centralizem a coleta de lixo limpo para que catadores tenham de onde tirar seu sustento, com segurança, sem ter que passar pela humilhação de ficar fuçando nos lixões das ruas.

Proibir sacolas plásticas no Brasil? Pura demagogia!

3 comentários:

Urbano disse...

Atualmente, os pavilhões de reciclagem só dão acesso a alguns catadores, possívelmente os amigos do rei, deixando fora a maioria que vive disso. Esta é a primeira vez que vejo uma proposta capaz de reduzir o espalhamento do lixo, pelos catadores independentes, sem impedí-los de tirarem daí o próprio sustento. Valeu!

PoPa disse...

Tens razão, Urbano. Os pavilhões de reciclagem são para poucos escolhidos, prova que até mesmo na miséria existem castas. Mas isto seria fácil de contornar com um sistema de coleta seletiva e integrada, com locais de livre acesso para os catadores.

Lixo não é para dar lucro às prefeituras. Lixo é custo e ponto final. Se alguém pode sobreviver do que é descartado pela sociedade, ótimo! Mas que seja orientado e organizado. Que as prefeituras doem material de proteção individual para estas pessoas, que não permita crianças no local e promova a segurança de todos, para impedir a criação de feudos. Pode até ser sonho, mas um lugar adequado, com banheiros, chuveiros, epi. Acho que este tipo de custo, a sociedade paga com prazer.

BLOGDUJAGUAR disse...

Porfavor, coloque o link do nosso Blog ai no seu Blog. Aproveito para parbeniza-lo pela página. Muito boa.

www.blogdujaguar.blogspot.com