quarta-feira, 13 de junho de 2018

Povo sem memória, povo sem educação

Em suas leituras matinais, o PoPa leu que a Carta Testamento de Getúlio Vargas, no centro de Pelotas, monumento que existe em quase todas as cidades gaúchas, está sendo restaurada. Da primeira versão em bronze (roubada), fez-se outra em alumínio (roubada). Agora, estão preparando em plástico gravado a laser, para ver se fica mais algum tempo. Se não for PET, pode ser que dure...

Mas este monumento lembrou ao PoPa a briga sobre o nome de uma avenida em Porto Alegre. Vereadores do PSol resolveram que Castelo Branco não merecia ser nome de rua e, portanto, trocaram para Avenida da Legalidade e da Democracia. Mas este mesmo povo não vê problemas em ter monumentos e avenidas com o nome de Getúlio Vargas, conhecido como "pai dos pobres", mas um ditador fascista, alinhado com o III Eixo e, "convencido" para o lado aliado pelos gringos. História ainda não bem contada.

Bueno, de qualquer maneira, somos um povo pobre de espírito e de cidadania. Somos vândalos. Somos eleitores de vândalos da história e da democracia. E, muito provavelmente, este ano estaremos - mais uma vez - tentando achar um "salvador da pátria", ao mesmo tempo em que colocaremos as mesmas raposas os mesmos políticos a cuidar do galinheiro  congresso. Às vezes, até vem gente nova, mas com sobrenomes velhos.

Nenhum comentário: