segunda-feira, 3 de junho de 2013

As farc e a violência na Colômbia

Em suas leituras matinais, o PoPa leu, em um cantinho da ZH de hoje, que as farc estão "muito preocupadas" com as tensões entre Venezuela e Colômbia. O jornal também fala na "guerrilha das farc", como se fossem um exército regular e não um grupelho narcotraficante, terrorista e assassino.

Ao lado desta notícia, a informação que Mujica pede apoio à paz na Colômbia. O que ele quer dizer com isso? Que a Colômbia deve capitular e aceitar a existência das farc, transformando-a, quem sabe, em um partido político ou uma ong? Que deva legalizar as atividades criminosas dos vagabundos? Que os aceite em sociedade como se nada tivesse acontecido? É bom lembrar que existe uma legislação para acolher guerrilheiros arrependidos por lá e que isto tem sido utilizado ao longo dos anos.

As farc estão preocupadas com a tensão que elas mesmo criaram? Só na América Latina para este versão ganhar ares de notícia...

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, a única negociação que pode ocorrer com as FARC é eles deixarem a luta armada e fazerem a luta política partidária.

PoPa disse...

terroristas fazendo partido político? Conheço um país onde isso não deu certo...
A saída correta, é se entregarem, negociarem um indulto que inclua a não participação na vida política do país. Qualquer coisa diferente disso, trará problemas sérios para a Colômbia nas próximas décadas. Com certeza!