domingo, 5 de fevereiro de 2012

Yoani Sanchez

Em blogs que o PoPa acompanha, dois deles fizeram comentários sobre Yoani esta semana. Em um deles (Papo de filhinha de papai) a autora coloca um link para um site que ataca Yoani e também fica na dúvida sobre a realidade da blogueira. Em outro (Depósito do Maia) o blogueiro portoalegrense diz não importar-se com o fato dela ser ou não uma mercenária, mas sim por ela ser importante peça na política cubana.

O PoPa resolveu, então, buscar as informações na origem dos boatos. Trata-se de um site hospedado em Cuba e que tem, como finalidade, exaltar os feitos do regime e sua luta contra o imperialismo. Isso seria uma piada, não fosse a real situação daquele povo. O PoPa fez um pequeno comentário no site. Nada agressivo, apenas um comentário de duas linhas, estranhando não ter nada favorável à ela no tal site. esperou para ver se seria aprovado e - surpresa! - não foi. Há dezenas de comentários no tal site, todos contra Yoani. Não deixa de ser estranho... Ou melhor, não tem nada de estranho.

O PoPa acompanha há muito tempo o blog de Yoani. E o faz sabendo que a blogueira não é uma dissidente como muitos acreditam, mas alguém que quer liberdade para ela, sua família, seus amigos e seu povo. Ela não prega o capitalismo na ilha, não questiona o socialismo em si e, sim, seus resultados, a falta de alimentos, a falta de produtos básicos, o doutrinamento das crianças. Sim, ela questiona o regime em suas principais ações, mas não parece fazer nenhum movimento interno, o que a colocaria como inimiga do regime.

Com Yoani aconteceu um evento interessante. Ela tornou-se conhecida mundialmente, antes que o regime percebesse sua própria existência. Ela tornou-se uma figura notória - muito mais que os presos políticos de lá - antes que os imbecis que controlam a ilha lessem seu blog. Neste preciso caso, o bloqueio interno funcionou muito bem e deu a ela, uma espécie de salvo-conduto. Deixá-la sair da ilha, no entanto, poderia fazê-la falar o que não escreve durante todo este tempo. Imprescindível, ao regime cubano, é mantê-la presa dentro da ilha cárcere.

Yoani é uma mercenária? O PoPa acredita que não, embora não tenha certeza disso. Mas se fosse já teria sido silenciada. O que ocorre, é que a presença dela também interessa ao regime. Serve exatamente para isso, para que o regime pareça estar mais frouxo, mais liberal. Afinal, ela não parece ser anti-socialista ou algo assim. Ao contrário, o velho PoPa aposta que ela é de esquerda, ainda acredita em um outro mundo possível (embora os cubanos estejam muy lejos disso).

Aliás, se o outro mundo possível é viver como os cubanos, então o PoPa quer continuar neste mundo do capitalismo infernal mesmo...


2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito bem colocado, Popa, no fundo, no fundo, Yoani "serve ao sistema", porque dá a (falsa) impressão de que existe "liberdade de imprensa" em Cuba.

Alberto disse...

Vendo as imagens da Bahia, achei que eram na Síria, Iraque ou Egito! Veja se algum blog tupiniquim que chama a imprensa de "PIG" toca neste assunto. E o "Fórum do Battisti"? Custou mais de 7 milhões ou é intriga da oposição? Novo Hamburgo/RS: 16 assassinatos em 2012 (até agora)e mais de 1.000 carros roubados em 2011! Está bom assim?