quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pastéis de beira de estrada.

Pois em suas andanças pelo Pampa, o velho PoPa já experimentou tudo que é tipo de comida. E começou a pensar nas melhores e piores de cada "categoria"...

Pastéis, por exemplo. Em Pantano Grande (assim mesmo, sem acento), existe um restaurante que serve um enorme pastel de carne, absolutamente fantástico. Deve ter umas 300 gramas de recheio, uma massa crocante e é enorme, suficiente para uma refeição completa! Pelo sucesso que ele tem entre os frequentadores, a certeza de que está sempre novinho e quente, servido na portinhola da cozinha. Este é um pastel nota 10, com certeza. O nome estranho do restaurante: Raabelândia.

No outro lado desta culinária viajeira, temos o pastel do posto de gasolina na entrada de Candiota. Sempre frio, mole e velho... claro que o PoPa comeu apenas uma vez e não passou da primeira mordida, por ser incrivelmente ruim. Ao passar por ali, em outra oportunidade, o companheiro de viagem do PoPa queria comer um pastel. Como não bastou a recomendação negativa, o PoPa perguntou a um camioneiro que estava comendo o tal pastel na frente do balcão: 'Como está o pastel, amigo'? 'Ruim'! Tentando desviar um pouco o assunto, já que a atendente ficou olhando um pouco pasmada, o PoPa arrematou: 'mas claro que deves ter comido algum pior por aí'! 'Nunca', foi a resposta, 'e olha que já comi muita coisa ruim pelo Brasil afora'!

Bem, aí estão duas sugestões aos viajantes do Pampa Gaúcho. Onde comer e onde não comer pastéis...

Pastéis são como políticos. Podem até enganar meio de longe, quando não se nota a superfície sebosa, molenga e repugnante. Se o observador não está atento a estes detalhes, o recheio vai indicar do que realmente são feitos. Mas, como existem bons pastéis, devem existir bons políticos. Ambos são difíceis de encontrar e estragam facilmente.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carro de senador

Pois o senado, aquele lugar de homens probos que respeitam a grana pública, resolveu trocar a frota de carros por carros alugados. Pela bagatela de R$ 1.990,00 mensais, eles alegam que sairá muito mais barato, já que a frota terá atendimento da empresa locadora. Provavelmente isso é verdadeiro, pois um mecânico do senado deve ganhar bem e ter pouco serviço, já que são carros bons, dirigidos por profissionais, com boa manutenção.

Mas o PoPa gostaria de saber quando vão despedir os mais de 400 servidores que estão à disposição na oficina do senado. Quando vão alienar as ferramentas, dar um destino mais social ao espaço das oficinas. O PoPa não tem as resposta, mas tem uma vaga idéia delas...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Abaixo a geração de energia com carvão!

Pois hoje o PoPa viu de perto uma manifestação de burrice e uma arbitrariedade de um bando de sindicalistas que o PoPa não sabe exatamente o que queriam. Bloquearam uma ponte importante, causando problemas sérios para centenas de pessoas, inclusive uma grávida que deu a luz na ambulância.

O que queriam os valentes? Chamar a atenção da presidente Dilma! Mas ela não passou nem iria passar pela ponte! Estava ali, a poucas centenas de metros dos infelizes. Por que não se deslocaram para o lado da Assembléia para protestar diretamente na fonte? Medinho, talvez? Ou não queriam perturbar a presidente, já que tanto o presidente do sindicato como o próprio prefeito de Candiota - presentes no local - são petistas? Perturbem-se os que trabalham, portanto.

O fato é que a PRF deveria ter liberado a pista de qualquer maneira. Não há sentido em deixar vagabundos desocupados durante duas horas infernizando a vida das pessoas que nada tem a ver com o problema deles. Não, o PoPa tem a ver com isso, sim. Agora, os mineiradores ganharam vários opositores, o PoPa entre eles. Não importa o que queiram, estaremos contra.

Provavelmente alguns dos leitores do PoPa estão acompanhando as manifestações em Nova Iorque. Lá, eles estão acampados em um terreno particular (o dono permitiu). Hoje, eles se deslocaram até a prefeitura. TODOS os que tentaram parar o trânsito, foram presos. Podem fazer manifestações, em paízes decentes. Mas não podem atrapalhar a vida dos outros.

Mineiradores, continuem assim. Vão querer queimar carvão? Quando temos possibilidade de energia eólica, hidráulica? E onde fica o meio ambiente? O PoPa nunca se preocupou com a chuva ácida proveniente da queima do fraco carvão gaúcho (mais de 50% de cinzas) mas acha que chegou a hora de paralizar projetos que queimem carvão...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Zelosos funcionários públicos mandam prender aposentado que era roubado pelo sistema

Em suas leituras matinais, o PoPa ficou sabendo que um aposentado foi preso e será processado pela justiça federal por exigir seus direitos. É isso mesmo! O INSS estava fazendo descontos indevidos em sua aposentadoria e não dava conta de acomodar o estrago. Após muitas tentativas, o aposentado perdeu a paciência e estourou na repartição pública. Os zelosos funcionários públicos chamaram a BM e prenderam o cidadão.

O RS poderia passar sem esta vexatória reportagem que dá conta do que acontece nas repartições públicas brasileiras. Quem não consegue o que precisa e merece, acaba preso! Seria um sinal da atual situação brasileira? A atitude dos burocratas seria apenas um reflexo do que acontece nos "andares de cima"?

Depois de tudo, os burocratas reconheceram o erro e estão prometendo o ressarcimento da apropriação indébida para os próximos dias (é, mas só depois da reportagem ter buscado informações...). Resta saber se foi por arrogância, imbecilidade, ignorância ou, simplesmente, incompetência dos ditos funcionários públicos. Zelosos no atendimento da lei quando se refere aos "desacatos" vindos de usuários, incompetentes quando se trata de corrigir um erro grosseiro.

Sim, o Rio Grande poderia ter ficado sem este acontecimento...

sábado, 8 de outubro de 2011

Estudo secundário gaúcho sem matérias, mas com "projetos"

A notícia parece até interessante. O governo do Estado do RS está para mudar o ensino secundário. Com o Enem por aí, com as dificuldades que os estudantes enfrentam para entrar em uma boa faculdade, com as dificuldades para conseguir uma boa formação e, consequentemente, um bom emprego, mudanças são bem vindas. Mas, que tipo de mudança é necessária? O PoPa acredita que aumentar a carga horária ou a qualidade do conteúdo de física, matemática, português, biologia seria um bom começo.

Mas, em suas leituras matinais, o PoPa ficou sabendo que o Estado está preparando uma mudança, a valer já para o ano que vem, da maneira de ensinar nossos jovens. Não existirão mais as tradicionais matérias no curriculo, mas "projetos" que englobarão o ensino de várias matérias ao mesmo tempo. É fácil imaginar o que isso significa. Teremos nossos jovens acompanhando "projetos" que englobarão o "social", a "natureza" e outras bobagens de quem não sabe o que realmente ensinar para quem estará enfrentando a vida real em poucos anos.

Depois, para compensar, iremos fazer novas cotas para estes pobres estudantes que não conseguirão entrar em faculdades exigentes por absoluta falta de conhecimento.

Se isso faz parte de um plano maquiavélico de imbecilizar nossa população, o PoPa não sabe. Mas, mesmo que não seja esta a intenção final será o resultado, sem dúvida. E manterá a tal "elite" - classe média trabalhadora - que pode pagar escolas particulares para seus filhos, ainda mais distante do povo que depende do ensino público. Mobilidade social se faz com conhecimento, com cultura, com trabalho. O resto é coisa de gente que, amparado em um emprego público, nega, aos jovens pobres, o acesso a uma vida realmente melhor.

Tivessemos parlamentares que realmente representassem a população, esta poderia ser discutida nas bases e se pressionaria o governo a não tomar este tipo de atitude. Por isso, #EuVotoDistrital. Não assinou ainda? Está esperando o quê, vivente? Clica aí do lado e faz a coisa certa!