quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Votar é realmente obrigatório?

O PoPa tem sido um votante por toda a vida, acreditando na democracia da maioria e outras baboseiras que aprendemos na escola. Mas, como quase tudo que se aprende na escola, existe a verdade e a versão da verdade... No caso do voto obrigatório, o PoPa deu-se conta que ao ultrapassar a sexta década de vida, precisou não mais que duas ou três vezes provar que estava em dia com suas obrigações eleitorais. E, caso não estivesse, bastaria uma chegada ao cartório eleitoral, pagar uma taxa merreca e ficar quites... obrigatório? Só para quem quer!

Analisando as últimas eleições, por exemplo, o PoPa verificou que mais de 60% do congresso foi renovado. Gente nova, novo fôlego para a democracia? Bem, parece que a coisa está igual ou até pior! Sem ter um esquema decente de escolha, não há salvação no sistema atual. E pode piorar, com a entrada do sistema de voto em lista. A saída poderia ser voto distrital, mas qual partido defende isso? Quais políticos vão querer ficar "presos"a um distrito, onde precisarão mostrar serviço e prestar contas?

Por isso, enquanto não tivermos o sistema distrital em execução, o PoPa não vota mais. Já teve decepções demais com seus candidatos que pareciam ter um posicionamento e, quando eleitos, foram - como quase todos - para o lado fácil, para o lado do governo. Triste esta situação. Triste esta constatação de que não haverá futuro democrático se não tivermos, urgentemente, uma guinada neste sistema atual.

Pelo menos, os dias de votação serão feriados de verdade para o velho PoPa.

Não assinou a petição ainda? Clica aí do lado e te posiciona, vivente!

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Voto obrigatôrio, horário político, hora do Brasil. Tem muita coisa para se mudar neste país.