quinta-feira, 7 de julho de 2011

Por que o governo federal vai ficar com a grana do projeto do Porto de Porto Alegre?

Pois o PoPa estava assistindo ao Bom dia Rio Grande e escutou uma notícia, no mínimo, estranha: O projeto da revitalização do cais do Porto poderia representar a perda do status de porto para o próprio. Mas o governo federal, através de um órgão que o PoPa não sabe exatamente qual é, fez uma proposta. O governo do Estado repassaria todo o valor a receber do sistema de shoppings e tudo mais para o governo federal. EPA! Isso não está fazendo sentido para o velho PoPa! São dois milhões de reais por ano que serão repassados ao governo federal, em troca de não perder a condição de porto? Para o PoPa, isso é maracutaia da grossa ou ainda chantagem... para que se faça uma obra de melhoramento do porto de Porto Alegre, os gaúchos tem que pagar um pedágio para o onipresente governo federal.

A leitura do PoPa está errada? Há outra possibilidade? Este projeto é de autoria da prefeiitura ou do governo do Estado? Dos ocupantes autais ou dos anteriores? O Maia conhece melhor a dinâmica deste projeto e deve colocar alguma informação no blog. Mas seria interessante algum vereador ou deputado tentar saber o que se esconde embaixo desta "caixinha" preta. Dois milhões não farão cócegas no orçamento da União, mas podem fazer muita falta para Porto Alegre ou para o RS...

3 comentários:

Roberto disse...

O problema do nosso porto não é a falta de projetos de ‘revitalização’, nem a falta de verbas para executá-la. O problema é a falta de navios que tragam e levem mercadorias, que estão sendo transportadas por caminhões a um preço muito maior. E agora inventaram essa tal ‘revitalização’ que, se executada, afastará o porto da função para o qual foi criado. Festinhas de aniversários e feiras de artesanato se fazem em qualquer lugar da cidade, mas para transportar pesadas cargas em grandes quantidades, precisa mesmo de um porto. Porto Alegre realmente é uma cidade que tem medo de crescer.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Roberto, na área onde vai ser feita a necessária revitalização já não funciona o porto faz muito tempo. É uma área nobre e que deve ser utilizada para lazer, centro de eventos, shopping, hotelaria. O governo Tarso parece estar interessado em levar esse projeto adiante. O que é um grande avanço, porque o PT sempre torceu o nariz para essa revitalização. Aliás, isso parece ser corrente nos governos petistas: estive em Salvador no fim de semana e a queixa era a mesma: o projeto de revitalização do centro histórico, na área do Pelourinho, iniciado por ACM foi abandonado pelo governo petista de Jaques Wagner.

Laguardia disse...

Off Topic

Convido os amigos a fazerem parte do site http://mensalao.ning.com/ que tem como objetivo conscientizar os público sobre os crimes do mesnalão. Contamos com sua participação e sugestões