domingo, 19 de abril de 2009

Bolivarianos...


A reunião da "Cúpula das Américas" se encerra hoje, mas os "bolivarianos" não irão assinar o documento final, pois Cuba não foi convidada...

Disse Democrata da Silva: "Nosso esforço integrador nas Américas será sempre incompleto enquanto persistir em nossas reuniões a anômala exclusão de um dos países do continente, Cuba". No Estadão: A avaliação do governo brasileiro é de que as medidas tomadas pelo presidente Obama [em relação à Cuba] "vão na boa direção, mas são insuficientes". Nem uma linha sobre a ditadura dos Castro! A única leitura possível deste fato, é que eles não querem que Cuba seja democratizada. Ao contrário, querem que os bolivarianos sejam iguais à ela! De quebra, o Brasil se isola na região, ou acaba igual a eles.

É sempre interessante lembrar porque o embargo aconteceu. Em 1960, Castro nacionalizou a Texaco, pois esta não queria exportar para a Rússia. Em resposta, os americanos pararam de comprar açúcar da ilha. Depois, pararam de comprar e vender qualquer coisa (o tal embargo). Com a nacionalização de tudo na ilha, a produção acabou. A velha história de que o governo é um péssimo administrador, não importa qual o regime existente.

A propósito, a taxinha que os Castro cobram do dinheiro que vai para os cubanos é de 20%! E, se você, turista, chegar com dólares, é cobrada uma taxa menor: 10%... Podemos considerar isto um embargo de Cuba em relação aos EUA? Ou uma retaliação? Euro não tem este tipo de taxa.

Imagem: Da Reuteres. Amigões!

Nenhum comentário: