Pois depois das reuniões de "emergência" de Lula do PT, Marina Silva e mais um monte de tecno-burocratas, a notícia que vazou é alarmante. O PoPa leu no Estadão, o que não é novidade para ninguém: "Crédito fácil do governo contribui com o desmatamento na Amazônia". O estudo do Imazon mostra que o governo, com seus créditos facilitados e recursos do FCNE - Fundo Constitucional do Norte Especial, através do BASA - Banco da Amazônia (federal), têm despejado grana sem fim para ampliação da pecuária e da agricultura, claro que desmatando tudo que tem pela frente. E Marina diz que a culpa é do alto preço das commodities! Além disso, mais da metade da grana é para beneficiários do PRONAF, que são pequenos produtores e assentados. O PoPa já tinha comentado sobre isso e sobre o Imazon, no tópico "Um Importante Alerta".
Aliás, o estudo referido pelo Estadão, repete o que o Imazon tem dito, insistentemente: "Na Transamazônica, pequenos produtores em assentamentos rurais - o que permite o acesso ao FNO Especial - desmataram mais que aqueles fora dos assentamentos e sem crédito. Outro estudo mostrou que a taxa de desmatamento em 343 assentamentos na Amazônia foi quatro vezes maior do que fora deles".
Ou seja, não é novidade o desmatamento, sabe-se as origens dele, quem financia e quem promove. Qual será a atitude de Lula do PT sobre isso, além de fazer "reuniões emergenciais"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário