sábado, 12 de janeiro de 2013

Vaga para vagos - 26mil por cabeça???

Pois o PoPa andou lendo uma notícia que nos quatro anos do atual governo seriam criadas 42.000 vagas nos presídios brasileiros, a um custo de 1,1 bilhão de reais. Bueno, fazendo uma continha simples, o PoPa ficou sabendo que cada vaga, para cada vago, custará a bagatela de 26mil reais e uns trocos...

Quem conhece os presídios brasileiros sabe que não tem como gastar 26mil em uma única vaga! Vamos ser realistas, caramba! Podemos ter vários níveis de prisão no país, começando com prisões de segurança mínima, para presos sem periculosidade (os ladrões pequenos, os que devem pensão alimentícia, os que esperam alguma decisão da justiça...) este povo não pode - ou não deveria - ser colocado nos depósitos de gente que são nossos presídios atuais. Não há justificativa para prédios sem instalação decente de esgoto, sem instalação decente elétrica, sem água, sem limpeza. Como chegamos a este ponto?

E prisões de segurança mínima para estes "criminosos" de pequena monta, não podem custar tão caro. Notem que quando o governo fala em investimento, ele não está falando em pessoal para controlar. É investimento puro, cimento, ferro, areia... 26 mil reais por cada um? Se olharmos o que existe hoje, não tem 200 reais de investimento por cada enjaulado!

Mas enquanto não tivermos políticos com culhões, não seremos nada! Buscamos o ótimo, o perfeito, o caro, e deixamos de fazer o necessário, o possível.


Nenhum comentário: