sábado, 31 de julho de 2010

Pesquisas...

Bem, o Ibope mostrou uma vantagem da guria nesta corrida e demonstra que - não acontecendo nenhum fato novo - ela leva esta eleição. A campanha de Serra ainda não achou o ponto certo para mostrar a que veio e fica somente com os votos anti-petistas, como o do velho PoPa, por exemplo.

Serra ainda não disse a que veio e insiste em desmentir o que o "outro lado" fala. Larga de besteira, homem! Faz tua campanha mostrando o que pode fazer de melhor que o que aí está. No lugar de falar em farcs, que a maioria dos brasileiros nem sabe o que é, fala em controlar a violência que está tomando conta do País. Fala que vai prender bandidos, que vai construir presídios decentes, que vai melhorar - e muito - o ensino fundamental! Mas quem está pautando a campanha dele é a campanha da guria! Ele agora fala que vai manter os concursos públicos. Como assim? Já não tem funcionário público que chegue? Tem é que racionalizar, movimentar este povo para funções que sirvam para alguma coisa produtiva...

Mas o PoPa não tem dúvidas. Seguindo assim, ela leva a eleição. E, em 2014, o cara volta para mais oito anos. Completaremos um ciclo maior que o da ditadura militar, com a diferença que a corrupção é muito maior e tende a aumentar, solapando os recursos dos verdadeiros trabalhadores destepaís...

Vamos seguir abrindo embaixadas em países inexpressivos. Vamos seguir bajulando ditadores mundo afora. Vamos seguir enfiando nossa diplomacia em conflitos de todo o mundo, mas não da maneira correta e, sim, da maneira mais estapafúrdia possível. Vamos seguir criando cursos universitários sem sentido, deixando de lado as carreiras técnicas! Vamos seguir criando estatutos e cotas, deixando de lado a educação básica e culpando a "elite" pela falta de vagas nas universidades! E vamos começar uma nova fase de obras públicas, com projetos megalômanos, esquecendo as pequenas obras estruturantes que tanto faz falta nestepaís.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Obrigado, Lula!

... e aqui está um macaco para você levar para casa!

Esta semana tivemos mais uma demonstração boçal do nacionalismo torto do Brasil. Infelizmente, nossa população não é patriota todo tempo. Não faz pelo seu (nosso) País o que deveria, que é trabalhar, desenvolver-se, criar os filhos com ética e responsabilidade, ser honesto e criativo, cobrar dos políticos a mesma honestidade e criatividade. Ao invés disso, temos as mesmas patriotadas a cada quatro anos, durante a copa do mundo, quando todos vestem a bandeira brasileira e também gritamos a toa, quando alguém faz uma piada com nosso País. O que Stallone fez foi exatamente isso: uma piada! E, vindo de quem vem, até foi engraçada. Mas os neopatriotas berraram de volta, vociferando bobagens, propondo boicote ao filme e coisas do gênero.

Sejamos patriotas, sim! Mas com coisas que realmente importam. Com um País melhor para nossos jovens, com mais ética, mais decência, mais honestidade... mais patriotismo.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Video do soldado que fala contra a invasão do Iraque.

Pois internet tem coisas interessantes. A melhor delas, é que podemos fazer uma rápida pesquisa para saber se o que estão dizendo corresponde à verdade ou se existem outras versões de um mesmo fato. Hoje, o PoPa recebeu um mail de um amigo, com um vídeo atachado. Nele, um ex-combatente do exército americano no Iraque, fazia a apologia anti-guerra. Um belo discurso, sem dúvida! Mas, ao final do email, a velha mentira de sempre: uma semana após fazer tal discurso, o soldado morreu de um ataque cardíaco. Seria coisa do malvado império?

Pois o PoPa fez uma rápida pesquisa na internet e descobriu que, não somente ele estava vivo, como também era um militante de esquerda, apoiador, portanto, de déspotas assassinos. A foto acima parece informar que o ex-soldado tem outras prioridades. Que a guerra seja ruim, não há pessoa equilibrada que negue. No entanto, para ser realmente equilibrada, a pessoa não pode sequer pensar em apoiar este tipo de gente, como Guevara, Fidel, Ahmadinejad e tantos outros mundo afora.

E a esquerda vai continuar no poder...

Felizmente, a semana começou com sol e continua assim. Melhor que na política, onde nuvens negras aparecem de todo lado. Ontem, Marina declarou que deseja que Battisti permaneça no Brasil. Battisti, para quem não lembra, está condenado por quatro assassinatos na Itália e diz-se um perseguido político. A outra guria colocou o boné do mst, que ontem declarou que propriedades com mais de 500ha não deveriam existir, sejam elas familiares ou empresariais. Isso significaria o fim da agricultura de precisão e o fim do uso de modernas tecnologias mecânicas e eletrônicas, por falta de escala. Lembrem-se que estas propriedades estariam sob a legislação do código florestal e, portanto, teriam em torno de 300ha para produção real.

Por outro lado, Serra - chamado pelo mst de extrema direita - também é um cara de esquerda. Moderado, mas de esquerda. Qual a real diferença entre ele e os outros dois candidatos com chances nesta eleição? Por ser moderado, vai respeitar contratos feitos, ter uma posição internacional mais adequada que bajular déspotas, mas vai continuar com o apoio ao pobrismo, através de bolsas com entrada, mas sem saída. Manter os pobres um pouco menos miseráveis, mas pobres pelo resto das suas vidas, apoiados em esmolas governamentais (o termo bolsa esmola, é bom lembrar também, foi cunhado por Lula, em outros tempos).

Assim, nestes tempos estranhos, ganhe quem ganhar, a esquerda tem que festejar...

domingo, 25 de julho de 2010

Domingo chuvoso II

O amigo virtual José de Araújo Madeiro, colocou esta resposta no tópico anterior. O PoPa achou que merecia um destaque maior que ficar ali, escondida nos comentários.

PoPa,

Realmente, os dados e os fatos da conjuntura são de causar depressão, além de por em dúvidas a nossa capacidade de reação, nos causando influxos e pensamentos negativos.

Essa é a conjuntura política do momento, em que se deplora a nossa geração e que se depara para gerações futuras, nossos descendentes.

Que está sendo levada a efeito pelas lideranças do momento, num misto de dialética gramisciana, através de um tipo de Poliburo das Esquerdas Latinas, o Foro de São Paulo, da Especulação Financeira Internacional, do capitalismo selvagem representado no Grupo Illuminatis e do Clube de Bilderberg, hoje dos países industrializados. Todos em execução no nosso Brasil, por interesses escusos e anti-nacionais, mas sob comando interno do Governo Lula e Petralhas.

È uma realidade dura e crua, de complexa solução, cujas condutas transfiguram-se imponderáveis, mas que dependerá não somente da nossa decência, embora imprescindível, mas também do nosso ânimo, do nosso trabalho cotidiano dos nossos blogs e de conduzir a nossa mente sempre na positividade, esperançosa da vitória. 

Por isto fé, amigo, a vitória é para quem não teme às lutas e para quem acredita nela. O momento nos parece confuso, mas há sinais alvissareiros no horizonte.

Nunca esqueçamos de que ¨quem nunca comeu mel, quando come se lambuza¨

E que ninguém procurou reerguer o ¨ Muro de Berlim ¨

Att. Madeiro

Valeu, Madeiro! Isso merece uma música que me traz memórias mais agradáveis. The Who - See Me, Feel Me, ao vivo, em Woodstock, 1969!

Domingo chuvoso

O PoPa está um pouco deprimido neste início de domingo chuvoso. Tem visto o esforço que tantos fazem para criar situações de risco para todos. Acompanhou as pantominas de Chávez, violando o túmulo de Bolivar, rompendo relações com a vizinha Colômbia. Escutou o cara se comparando à Cristo e Fidel Castro reaparecendo com o uniforme verde oliva.

Esta música e estas imagens são apenas para relembrar o pior da humanidade e que não está nem perto de chegar a um final feliz, enquanto existirem pessoas que tramam o fim de outras. Enquanto ditadores continuarem a manter sua população sob jugo feroz, com apoio de governos estrangeiros, que deveriam estar ao lado da liberdade e não do simples comércio.

O velho PoPa sonha com um Brasil livre e democrata, mas não só isso. Sonha com um Brasil que apoie democracias e que lute contra as injustiças do mundo, mesmo que seja apenas denunciando as atrocidades cometidas por homens sem moral e sem alma. Sonha com um Brasil que preze a liberdade, mesmo a menorzinha delas. Onde todos possam expressar-se livremente e ter acesso à informação, mesmo que não seja do agrado do governo.

Bom domingo.


sábado, 24 de julho de 2010

Governo e suas declarações.

Nota do pt, em direito de resposta às declarações do candidato a vice do psdb: "O PT condena o terrorismo e rejeita a violência política contra qualquer cidadão, no Brasil ou fora do País. O PT, por meio de suas administrações municipais, governos estaduais e, especialmente, na Presidência da República, combate com firmeza a violência, o tráfico de drogas e o crime organizado, onde quer que ele se manifeste."

Marco Aurélio Garcia, em entrevista à revista Figaro: “Eu lhes lembro que o Brasil tem uma posição neutra sobre as Farc: nós não as qualificamos nem de grupo terrorista nem de força beligerante. Acusá-las de terrorismo não serve pra nada quando a gente quer negociar.”

Relembrando: farc é terrorismo, é narcotráfico, é sequestro, é violência. O cara forte do governo, nos assuntos internacionais, diz que quer "negociar" com elas...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Receita da Receita

Depois do secretário declarar que houveram "cinco ou seis" acessos aos dados sigilosos do vice-presidente do psdb e que foram cinco funcionários que o fizeram, a Receita resolveu lançar aos leões, uma funcionária, aparentemente inofensiva. A funcionária já foi secretária geral do sindicato da categoria em Santo André e São Bernardo, o que poderia aumentar as suspeitas para os paranóicos em geral. Para o PoPa, é muito estranho que apenas um nome tenha vazado (a Receita está se especializando em vazamentos!) e que este nome seja ligado ao sindicato.

A funcionária alega que não acessou os dados e que sua senha pode ter sido roubada. Bem, o PoPa entende um pouco de TI e acha que é muito difícil alguém "roubar" uma senha dessas, a não ser que a criatura deixe escrita em algum lugar. Mas o Secretário da Receita afirmou que sabia até qual máquina tinha sido usada para o fato. Sabe, portanto, o horário também. Logo, para a Receita ter afastado a funcionária, o acesso deve ter sido na máquina da funcionária, em seu horário de trabalho. O sistema também deve informar em qual impressora da rede foi feita a tal impressão.

De qualquer maneira, o PoPa ainda acha que este novo vazamento é mais uma distração que uma solução. Vamos ver no que dá.

A receita! Pegue-se um funcionário qualquer (ou alguém que se disponha a ser um "boi de piranha"), deixa-se marinando junto ao sindicato, espera-se alguns dias para o tempero fazer efeito e deixa-se seu nome vazar na imprensa em geral. Depois, coloca-se em fogo muito lento, para levar bastante tempo até que se perceba que o prato não vai ficar pronto antes das eleições...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Yoani Sanchez twittando

Yoani fez uma série de colocações no seu twitter, as quais o PoPa resolveu traduzir para colocar aqui. É o testemunho de quem não quer muita coisa, apenas um pouco de liberdade, um pouco de vida. Na contramão do que querem muitos para o Brasil:

As mudanças que a sociedade espera não se limitam ao aspecto econômico;

É necessário eliminar a humilhante permissão de saída e as restrições de entrada no país;

Desmontar o aparato repressivo que penaliza a livre opinião e a associação;

Retirar do código penal as figuras de associação ilícita, periculosidade e propaganda inimiga;

Sepultar a lei 88, conhecida como lei da Mordaça;

Incentivar o trabalho por conta própria e a empresa privada, com respeito e garantias de não confisco;

Acabar com o conceito de saída definitiva, que não permite aos exilados, radicarem-se em seu próprio país e confisca suas propriedades;

Que um cidadão cubano possa comprar um carro ou uma casa, contratar serviços de internet e televisão por cabo, sem filtros ideológicos;

Permissão para criar pequenas e médias empresas;

Dissolução da polícia política, especialmente a conhecida como secção 21;

Compromisso público de que ninguém mais será preso por motivos de opinião;

Abrir a imprensa livre, permitir o surgimento de jornais e publicações que não respondam diretamente ao Partido Comunista; (aqui, o que chamou a atenção do PoPa foi ela escrever o nome do partido em maiúsculas)

Acabar com a dualidade moentária;

Desideologizar a educação e permitir o surgimento de escolas gerenciados de forma autonoma;

Abir o registro de associação aos atualmente ilegais partidos de oposição;

Tudo isso pode resumir-se em uma frase:  

Ter uma Cuba plural, onde caibamos todos

Não é muita coisa, é?

domingo, 18 de julho de 2010

Pantomina chavista - Um esqueleto para mostrar

Chávez anda aprontando mais algumas. A última - se é que ele não fez mais nenhuma esta semana - foi exumar o esqueleto de Simon Bolivar. Uma pantomina montada como ópera bufa, onde os profissionais entraram sob música marcial (talvez o hino da Venezuela, mas o PoPa não conhece), marchando... E, pasmem, este ataúde estaria lacrado desde 1878. Simon Bolivar morreu em 1830 e foi trasladado para este panteão no final do século 19. No entanto, o que chamou a atenção do PoPa não foi o esqueleto estar em tão boa posição - perfeita para quem foi ressepultado quarenta anos após a morte. O que chamou a atenção, foi a bandeira que estava sobre o corpo. Sequer marcada em suas dobras, depois de mais de 140 anos repousando ali, na mesma posição. O óbvio, é que o ditador fez a montagem completa de sua ópera. Com que intenção?

Talvez as coisas não estejam assim, tão boas para ele. Este final de semana, ele declarou que é mais fácil matar um burro a beliscões, que tirá-lo do poder. O PoPa acha que tem muito venezuelano querendo matar este burro. São muitos beliscões!

ELVIS BURNING LOVE

Aos jovens de hoje, pode parecer brega, mas Elvis marcou fortemente minha geração.

Um pouco do "Rei" neste domingo chuvoso!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cidadania! Aqui me tens de regresso...

A palavra “cidadania” parece ter perdido seu sentido primário. Antigamente, referia-se a direitos e deveres do cidadão, sem tinturas político-partidárias e sem as obscuras tonalidades do politicamente correto. Era simplesmente o ato de cumprir leis e ter seus direitos respeitados. Com os novos tempos, a palavra começou a ter outros significados, não tão dignos, nem tão claros. Cidadania virou quase um palavrão para insultar tantos quantos não rezam da mesma cartilha esquerdista destepaís. Para ser “cidadão”, parece ser necessário atender aos desmandos de um grupo desvairado que acredita estar acima da lei, da ordem, do mercado, dos direitos adquiridos ao longo de tantos anos de civilidade democrática.

O supremo ponto desta situação estranha e bizarra, é o fato de que as eleições presidenciais não tem sequer um participante da direita. Apesar da bubônica (ou bobônica...) raiva destilada por um lado da disputa, os três principais concorrentes são esquerdistas assumidos, tirando da população o direito de escolha simples. Sim, temos candidato – e seu cabo eleitoral – que, assumidamente, não respeita as leis básicas do pleito. Temos outro candidato que também não respeitou as mesmas regras, embora não tão profundamente. Ora, é tudo igual, diriam alguns. Se o outro fez, por que não fazer também? Simples. Porque é ilegal! E aí entra a palavra “cidadania”, com seu significado primário. Respeito às leis é condição básica para que sejamos uma nação civilizada. Ou mudem-se as leis para o futuro, se estiverem erradas. Mas, enquanto existirem, não há desculpa para quebrá-las.

O PoPa fica pensando, então, onde estariam os caciques direitistas destepaís. Eles existem? Sim, existem. São os da velha direita retrógrada, tão acostumados ao poder, que aliaram-se à velha esquerda retrógrada para, em comum acordo, lambuzarem-se com os proventos ilegais e imorais advindos desta parceria. Ambos romperam com sua história política, com seus princípios (se é que tinham) e com a cidadania...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lula fará campanha, diz Marisa

Em suas leituras matinais, o PoPa não resistiu e leu, no blog Direto na Fonte, de Sonia Racy, que Lula irá fazer campanha em São Paulo, para Dilma. Ora, todo mundo sabe que ele fará isso mas agora é oficial! "É o que eu mais gosto de fazer [caminhada política]. Agora o Lula vai começar a fazer campanha, vai vir mais para São Paulo".

O que o PoPa espera, mas não acredita, é que esta campanha seja feita nos finais de semana, às custas do partido e não com grana pública, com avião do governo, com assessores do governo...

domingo, 11 de julho de 2010

THE CORRS - toss the feathers

E, para encerrar o domingo, nada como uma música destas! The Corrs - Toss the feathers

Governo Brasileiro não se importa com pena de morte a pedradas

O PoPa vem acompanhando algumas discussões sobre o programa de governo do psdb (o PoPa ainda não admite escrever a sigla destes partidos em maiúsculas). Uma proposta chama-se "Ação firme do Brasil para extinguir penas bárbaras contra as mulheres" e conclama um posicionamento oficial do Brasil sobre ações violentas contra mulheres, em especial a pena de morte a pedradas, imposta a uma iraniana por ter tido relações sexuais com dois homens APÓS a morte de seu marido.

O que mais espantou o PoPa, foi algumas vozes que se elevaram para defender o direito dos povos de fazer este tipo de atrocidade, alegando que isso seria ingerência em assuntos internos e nos costumes locais. Inclui-se nisso, a ablação do clitóris, muito praticada nestes lugares e, ao contrário do que se pensa, nada tem a ver com religião.

O PoPa foi buscar no livro "Infiel", de Ayaan Hirsi Ali, uma descrição de como é feita a ablação:

"...fazendo um gesto amplo, vovó disse: 'quando este kintir comprido for retirado, você e sua irmã ficarão puras'. Pelas palavras e gestos dela, concluí que aquele abominável kintir, o meu clitóris, acabaria crescendo tanto que um dia começaria a balançar entre minhas pernas. O homem, que provavelmente era um 'curuncidador' itinerante tradicional do clã dos ferreiros, pegou a tesoura. Com a outra mão, segurou o lugar entre minhas pernas e começou a puxá-lo e espremê-lo, como quando vovó ordenhava uma cabra. 'Aí', disse uma das mulheres, 'aí está o kintir'."

"Então o homem aproximou a tesoura e começou a cortar os meus pequenos lábios e o meu clitóris. Ouvi o barulho, feito o de um açougueiro ao tirar a gordura da carne. Uma dor aguda se espalhou no meu sexo, uma dor indescritível, e soltei um berro. Então veio a sutura, a agulha comprida, rombuda, a transpassar canhestramente os meus grandes lábios ensangüentados, os meus gritos desesperados de protesto, as palavras de conforto e encorajamento de vovó: 'é só uma vez na vida, Ayaan. Seja corajosa, está quase acabando'. Ao terminar a costura, o homem cortou a linha com os dentes".

O relato segue, dizendo do tempo que a criança ficou com as pernas amarradas, enquanto cicatrizava a ferida. E a retirada dos pontos, de maneira tão grosseira como o corte. Não dá para ficar impassível lendo isso, escrito em primeira pessoa. Ayaan é uma mulher extraordinária. Nascida na Somália, foi deputada na Holanda e está condenada à morte pelo fundamentalismo islâmico, por ter criticado Maomé.

Leia o livro! Se você não se indignar com isso, nada mais o fará.

Imagem: O PoPa buscou imagens para ilustrar este post, mas não se animou a colocar nenhuma delas. Fica a capa do livro "Infiel".

Imprensa e Liberdade - O Caso Clarín

Em suas leituras matinais, o PoPa leu no Estadão, replicado no Reinaldo Azevedo, que o casal K está cercando o grupo de mídia Clarín. O Clarín é uma espécie de Rede Globo da Argentina, com uma pequena e importante diferença: eles não se curvaram ao poder do governo. Eles seguem criticando as más ações do casal K, que responde com brutais ações de retaliação. É o mesmo tipo de controle de imprensa que o pt quer instalar no Brasil, há muito tempo. E isso que aqui não existe sequer um grande jornal que seja sistematicamente de oposição ao governo. Pequenos editoriais, aqui e ali, não amenizam a subserviência generalizada de alguns e a sabujice paga de outros.

Mas o mais interessante no artigo do Estadão, é a presença de comentários que julgam estar o Clarín a tentar um golpe de estado! Pelo menos, na leitura do PoPa, o Estadão está a prestar um serviço ao público brasileiro. Mostra como seria uma imprensa que se dedicasse a ser crítica de um governo autoritário. Eleito, mas autoritário. Não dá para saber como seria no Brasil, pois a imprensa daqui não se dedica a criticar o governo. E, mesmo assim, as tentativas de criar amarras tentam prosperar, até em forma de programa de governo...

Isto está a mostrar que a subserviência também tem seu preço. E o preço poderá ser a liberdade de criticar, mesmo quando necessário. Não se reduz a liberdade de imprensa. Ela existe ou não existe. E, não existindo a liberdade de imprensa, não existe mais a liberdade.

A reportagem do Estadão, aqui.

sábado, 10 de julho de 2010

O PoPa está sem candidato!

O que não quer dizer que não escolheu em quem vai votar, por uma pura questão de exclusão. O PoPa é daqueles que não acredita em voto útil e gostaria de ter alguém realmente interessado no Brasil e em seu povo, para votar no primeiro turno. Depois, bem depois tampa-se o nariz e aperta-se os numerozinhos mágicos da máquina diabólica de votar...

Marina poderia ter sido esta candidata mas, nos seus últimos depoimentos, parece estar um pouco fora de foco, sem mostrar a que veio, realmente. Não, não é a candidata dos sonhos do velho PoPa.

Serra, outro candidato das esquerdas, também aposta nas mesmas coisas de sempre: adora a Zona Franca de Manaus, quer a continuidade dos royalties do petróleo para as cidades ditas produtoras, quer manter a proibição dos menores de 16 anos de trabalharem, quer a continuidade do "bolsa esmola", quer o desarmamento do povo e tantas outras coisas que não fazem a cabeça do velho PoPa.

Na hora de votar, é fechar o nariz e apertar os botõezinhos...

Incoerentes promessas

A guria andou se reunindo com empresários para discutir a redução da carga tributária. A notícia saiu meio escondida na Folha de São Paulo e o PoPa recebeu de um amigo uma cópia. O texto da reportagem citando a guria, diz que ela reconhecer que o sistema atual é caótico (oito anos não foram suficientes para acomodar isso, quer mais oito...) e que isto afeta a competitividade das empresas, mas que é necessário manter o equilíbrio fiscal do setor público e evitar perdas de receita.

Sobre o elevado encargo imposto a folha de salário das empresas: "Não pode ser reduzido a zero (alguém pediu isso?), porque se for a zero, quebra a Previdência".

Sobre o elevado peso de tributos sobre tarifas de eletricidade ela disse que sua redução pode arruinar os estados: "tem que haver um balanceamento para saber em que condições, sem criar uma crise fiscal, se pode fazer esta redução."

Ao final da reunião, uma voz sensata se ouviu, do presidente da Estrela, Carlos Tilkian: "depois de oito anos, eles podiam ter, pelo menos, um projeto."

O governo atual, que está aí há quase oito anos, vem sempre falando em privilegiar a produção de alimentos. No entanto, contrariando a legislação existente (novidade!) reduziu em nada menos de 10% o preço mínimo do trigo, DEPOIS DOS PRODUTORES TEREM PLANTADO ESTA SAFRA! Portaria 478 do Ministério da Agricultura, emitida em 01/07, quando praticamente toda a área de trigo do Brasil já estava plantada. Pela legislação em vigor, estas alterações somente podem ser feitas até 60 dias antes do início do plantio, para dar tempo aos produtores de resolverem se plantam ou não.

Incoerência? Não exatamente. Apenas mais do mesmo. Mais sacanagem da mesma camarilha que não respeita leis nestepaís.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um passeio diferente sobre o Rio

Aproveita as belas imagens do Rio de Janeiro, neste passeio impressionante! Mais um brinquedinho dazelites!!! Bom final de semana!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O verdadeiro programa de governo do pt é o que foi registrado

O PoPa sabia que a guria não gosta de falar. Talvez por saber que a capacidade de falar bobagem e o povo gostar, seja uma exclusividade do cara. Mas o PoPa não sabia que ela também - como o cara - não gosta de ler! Ela alega não ter lido as 19 páginas do seu programa de governo, apresentado ao TSE. Lá está escrito que seu governo estaria incentivando invasões, que tentaria controlar a imprensa, defenderia o aborto e outras coisinhas interessantes. Ela diz, candidamente, que o documento assinado por ela e pelo presidente do partido, não tinha suas verdadeiras idéias e que não concorda com tudo que o pt quer impor. Mas não leu o documento de apenas 19 páginas...

No Estadão de hoje, ela diz: "Nós não concordamos com a posição expressa (sobre controle da mídia, aborto e invasão de terras)". "Tem coisas do PT com as quais concordamos, coisas com as quais não concordamos, e assim nos outros partidos também."

 Verdade, guria. Só que o programa de governo de Serra foi feito por ele, ele assinou e se responsabiliza pelo que está escrito. A reportagem do Estadão está aqui.

O PoPa fica preocupado com este povo que pretende votar na guria. Será que eles são a favor da invasão de terras, a favor do conflito no campo que, certamente, irá encarecer a alimentação do brasileiro, reduzir exportações e, no mínimo, deixar o país mais pobre? Será que eles são favoráveis ao aborto indiscriminado? Será que eles são favoráveis a uma imprensa que somente fala o que o governo quer, escondendo todos os demais problemas do Brasil? Quem sabe eles querem a Globo fechada, sem suas novelas? O PoPa sabe que o problema desta gente é, simplesmente, não pensar, não ler, não discutir política. Seguir cegamente seu líder messiânico e acreditar que está fazendo o melhor. É responsabilidade de quem pensa, tentar mudar a cabeça desta gente.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Empate técnico, mas... Datafolha

Amanhã deverá ser divulgada a nova pesquisa Datafolha. Mas os números já andam circulando, dando conta do empate técnico entre os dois principais concorrentes, mas com pequena margem favorável a Serra. Tendências, diriam alguns, confirmação, diriam outros... Momento, diz o PoPa. Nada está acertado, nada está definido. É só isso que as pesquisas têm dito aos candidatos. Eles precisam mostrar mais a que vieram para que possam ganhar, sem margem de dúvidas, este pleito.

O PoPa acredita em pesquisas. Acredita nas tecnologias aplicadas e, exatamente por isso, também acredita em manipulação de pesquisas. Afinal, com a ciência envolvida, é fácil para alguém montar uma pesquisa aparentemente séria, com os números que quiser. E nem os entrevistadores vão se dar conta do que se passou. Mas não é o caso das pesquisas brasileiras, neste momento. Não há nenhuma dúvida que a batalha está absolutamente empatada. E a guria não tem feito muito para melhorar, pois não tem mostrado a cara nem as idéias. Aliás, as idéias variam de acordo com o público, o que é ruim, pois a imprensa noticia tudo e o eleitor acaba percebendo as incoerências, mesmo instintivamente.

Agora, passada a euforia da Copa, resta ao brasileiro acompanhar seu candidato através das pesquisas. É como campeonato e tem gente - acreditem - que vota só no que acha que vai ganhar. Não gosta de ser um perdedor, mesmo que isso signifique que ele será um perdedor...

E, sobre os vices, a pesquisa dirá que a grande marioria não conhece nenhuim deles. Solenes desconhecidos, todos eles. Quem realmente importa é o candidato principal.

domingo, 4 de julho de 2010

Os piores recordes do mundo.

Pois a seleção argentina foi recebida por milhares de pessoas em seu retorno à Buenos Aires. E não estavam lá  para repudiá-los, maltratá-los ou para cobrar o fracasso. Estavam lá para ovacioná-los! Sim, os argentinos acreditam que sua seleção merecia mais, mas não cobram o que não foi conseguido, preferindo festejar o que foi alcançado, que é estar entre os oito melhores do mundo.

Esta semana, Cristovam Buarque teria dito que o Brasil não festejou estar entre os oito melhores, mas esquece estar em 85º lugar, em termos de educação no mundo inteiro. Não aceitamos passivamente um oitavo lugar no futebol, mas um 85º na educação está de bom tamanho... Ou os investimentos públicos, cuja posição brasileira é, simplesmente, a penúltima, entre 135 países emergentes, ganhando só para um país que ninguém conhece e sequer sabe dizer seu nome: Turcomenistão...

Cristovam estará certo? Orgulho, para os brasileiros, é só ganhar no futebol? Perdemos em todas as coisas que importam! Os maiores juros, os menores investimentos, a pior educação... nossos recordes são tristes, infames.

sábado, 3 de julho de 2010

Jornais velhos

O PoPa assina o Diário Popular, jornal centenário de Pelotas. Pois este jornal diário tem algumas caracteristicas interessantes. Ninguém trabalha lá, no domingo, o que faz com que não se tenha um jornal na segunda-feira. Mas o mais interessante, é que o jornal de domingo é entregue no início da tarde de sábado. E foi feito, obviamente, nos dias anteriores. Às vezes, bem anterior...

Neste domingo, por exemplo, o jornal estampa uma matéria da Agencia Estado, onde cientistas políticos fazem uma análise das pesquisas eleitorais em extensa matéria de quase uma página, há uma foto de Dilma torcendo pelo Brasil e uma legenda afirmando que pesquisas apontavam para a vitória no primeiro turno. Estranho... em nenhum lugar do texto da AE isto está dito!

E um jornal diário, nestes tempos de internet, que colocam notícias de três, quatro dias em destaque, está passando por sérias dificuldades. Quando escrita, não sabiam que a seleção já estava viajando para casa e nem que a pesquisa Ibope confirmou o empate da DataFolha. O PoPa gosta e defende os jornais de papel, mas eles precisam se ajudar um pouco, também. Afinal, notícia velha em jornal novo não tem mais espaço.

A grossura que não deu certo

Como ditador (aquele que dita) do blog menos lido do Brasil, o PoPa também resolveu fazer a sua análise do "desastre" brasileiro na Copa. Em primeiro lugar, o PoPa não considera um desastre, pois não perdemos nada substancial, além da oportunidade de fazer uma grande festa popular durante alguns dias. E tudo ficaria por aí mesmo. As bandeirinhas seriam retiradas dos carros, as pessoas parariam de usar o verde-e-amarelo e acabaria a patriotada temporária.

Desde muito tempo, o PoPa acredita que a Copa poderia ser melhor utilizada para o País. Mas não para perseguir a taça de qualquer maneira, como faz um político para alcançar o sucesso. Os fins justificando qualquer meio. Dunga tirou, do torcedor brasileiro, a oportunidade de confraternizar, de ouvir, de saber detalhes de seus ídolos, enquanto dava. Ao fechar a seleção à imprensa brasileira, fechou-a ao torcedor brasileiro. Agora, quem vai querer ouvir o que eles tem a dizer? Já são passado! O torcedor brasileiro perdeu a oportunidade de acompanhar - de verdade - a sua seleção.

O PoPa é um cara que não entende de futebol. E não gosta! Mas acha que se perdeu uma excelente oportunidade de valorizar os passes de jogadores brasileiros que ainda estão no Brasil. Perdeu-se a oportunidade de dar aos clubes, uma boa grana com a valorização destes passes. Ora, um país como o Brasil não teria condições de formar uma seleção vencedora, apenas com os melhores que ainda não estão no estrangeiro? Gente que teria mais a ganhar - e, portanto, mais garra - com a vitória da seleção.

O fracasso, assim como a vitória que não houve, pertence a Dunga. O PoPa segue na Copa torcendo pelo Uruguai, a seleção cuja vitória - segundo o presidente do pt - deve ser atribuida a Mujica...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reforma do Código de Trânsito

Como muita coisa no Brasil, há a tentação de resolver todos os problemas através de novas leis. Agora, está sendo analisado, na Câmara Federal, um projeto que altera o CTB e endurece multas e punições para direção perigosa, incluindo aí dirigir embriagado.

O PoPa acha que este anteprojeto já nasce com sérios problemas. Aumenta exageradamente o valor de todas as multas. Alega, o relator, que o valor atual é tão baixo, que os responsáveis em multar nem o fazem, pois não compensa economicamente. Esse cara bebeu, para escrever isso? A indústria de multas é famosa em todo o Brasil e, com valores maiores, terão ainda mais força, já que a palavra do condutor de nada vale em uma jari.

Também pretende a "tolerância zero" no álcool, comparando alguém que bebeu um cálice de licor com quem derrubou uma caixa de cerveja. Se até nos radares é permitida uma variação de 10%, por conta da fidelidade dos equipamentos, por que seria diferente com os etilômetros? Baixos teores de álcool nunca causaram tragédias. Altos teores, com certeza.

O que poderia ser feito, é uma alteração na Constituição, para obrigar o usuário a submeter-se ao teste, ou aceitar testemunhas que avaliem o borracho. Afinal, quem não sabe identificar um destes?

A lei que existe é rigorosa. O que falta - e continuará faltando, mesmo com a aprovação desta bobagem - é uma fiscalização séria e eficiente. E punição à altura, quando bêbados causarem tragédias. Ao invéz de tentar punir, simplesmente, a legislação poderia tentar ensinar. Um exemplo? Alguém flagrado dirigindo bêbado poderia receber uma pena de serviços em um hospital de emergência, cuidando de acidentados, limpando feridas, vendo o estrago que a bebida pode causar. Isso teria um efeito muito maior!

Sobre bebida, os gringos são mais rígidos nisso - se o condutor estiver parado, na direção do veículo e a chave no contato, é suficiente. Não precisa estar dirigindo, mas demontra que estava pensando nisso. A mesma coisa com a presença de garrafas de bebidas dentro do carro.

Vamos ser coerentes, responsáveis e diligentes com a vida. Mas não precisamos engordar os cofres públicos com esta tunga imbecil. Os valores já são suficientemente elevados, pois não distinguem o mau motorista do eventual lapso ou até da má intenção do agente de trânsito. E não funcionam como barreira para o abuso por parte de condutores irresponsáveis. Melhor que aumentar valores, seria a transformação destes em trabalhos comunitários, como limpeza de ruas, pintura de prédios públicos. Já pensaram? Mão de obra para manutenção de escolas! E uma lição de verdade.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A contabilidade de duas colunas - INSS

O PoPa, além de agrônomo, é um técnico em contabilidade. Pouco entende do assunto, mas sabe que existem três colunas para qualquer contabilidade: entradas, saídas e saldo. Sobre a polêmica causada pelo ajuste dos aposentados, todos - inclusive a imprensa - disseram que haveria um rombo de 1,6 bilhão nos cofres da previdência. Conta esta feita somente com os parcos aumentos dados aos aposentados. Mas não fizeram a conta da outra coluna! Aquela que faz a arrecadação dos valores descontados do trabalhador, via salário e via empresa (se a empresa paga para o INSS, é grana que poderia ser destinada ao trabalhador, portanto, é grana do trabalhador). Esta coluna engorda o INSS com os aumentos dados ao salário mínimo, pois este é o indexador para o recolhimento. Logo, a previdência arrecada mais com o aumento do salário mínimo. Se é ou não suficiente, o PoPa não tem condições de calcular, mas que é expressivo, é!

Se um trabalhador passa sua vida inteira recolhendo a previdência sobre um determinado número de salários mínimos, o mínimo que se espera da previdência, é que ela siga com o mesmo indexador, quando este trabalhador se aposentar - coisa cada vez mais difícil nestepaís...