sexta-feira, 30 de abril de 2010

Norte no Sul

São José do Norte (ou Norte, como os nativos chamam), é uma cidadezinha à espera do progresso. E ele está chegando, com suas lojas novas, seus moradores fugazes, sua própria cracolândia... mas ainda é um local aprazível para passear, almoçar em um dia de semana, aproveitar o que ainda resta de uma cidade que será abarcada pelo crescimento de Rio Grande, onde já não mais existem apartamentos, casas, hotéis disponíveis. O Norte é, portanto, uma saída emergencial para este povo que precisa algum lugar para dormir. Uma pena que a sossegada cidadezinha vai acabar...

Imagem do PoPa, durante a travessia de Rio Grande para o Norte.

A estupidez condenada - A anistia preservada

A anistia, quem diria, continua vigorando. Por sete votos a dois, o STF resolveu enterrar a pretensão da OAB de revisar a história brasileira recente. O mais estranho em toda esta bagunça, é que a própria OAB, como partícipe da vida brasileira, foi uma das entidades que deram a forma final à lei da anistia. Estranho? Nem tanto, já que a entidade, como tantas outras nestepaís, está aparelhada pelo revanchismo (à quê?) e pela estupidez. Mas o Brasil ainda tem brasileiros...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Highway to Hell"

Estar de bem com a vida, mesmo depois de bem "rodado"... Assistam estes poloneses!


Artistas e a censura - década de 60

Houve um tempo em que o povo andava nas ruas buscando a democracia. Era possível fazer-se estas marchas sem acabar em pancadaria ou baixaria. Esta foto mostram várias artistas em um ato contra a censura, que de fato existia. Da esquerda (sem ofensa!) para a direita: Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengel e Ruth Escobar.


Este fato foi em 1968, quando o período de excessão (antigamente chamado de ditadura) atingiu seu auge. Mulheres de fibra, com certeza. Mas entre elas está uma ausência hoje notada, embora desejada (por ela, claro).

domingo, 25 de abril de 2010

Ciro continua falando bobagens

Uma das declarações do ex-candidato e ex-amigo do cara: "Os primeiros movimentos dela [Dilma] já me deixaram de cabelo em pé, ela não tem experiência política". QUE CABELOS?????

Mercadante e os problemas pessoais do cara

Em suas leituras matinais, o PoPa soube que a festa do lançamento da pré-candidatura de Mercadante ao governo paulista foi meio prejudicada pela ausência do cara, que tinha confirmado presença. Foi por "problemas pessoais" que ele não compareceu.

O PoPa, então, ficou pensando sobre quais seriam os tais problemas pessoais. 1. O cara não quer associair sua imagem à de Mercadante; 2. A gringa já está achando demais a proximidade dele com a outra; 3. O aviãozinho precisou parar para a revisão do 1.000.000.000km; 4. São Paulo é do Serra, mesmo; 5. Ele não gostou do improviso que prepararam para ele; 6. Os marqueteiros paulistas queriam que ele fosse vestido de metalúrgico.

A coisa ficou mesmo estranha quando o cara telefonou e ditou uma carta  ao presidente estadual do PT, Edinho Silva, que foi lida pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza. Isso, uma hora depois da previsão de sua chegada. Claro que o sistema de som de uma festa fuleira não teria como colocar um telefonema no ar...

Primeiro Ciro, depois Mercadante. Quem será o próximo?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Negócio da China!

Imagine uma situação assim: você é um empresário que precisa de um pavilhão para sua indústria e tem duas opções, ou constrói o tal pavilhão por 800 mil reais ou aluga um por, digamos, uns 80 mil reais mensais.

O problema começa a ficar mais complicado, quando você percebe que não existem pavilhões industriais como você quer e, então, ele precisa ser construído. Mas a idéia da locação já lhe parece muito boa. Então, contrata uma empreiteira para fazer o prédio e alugar para sua empresa depois de pronto. A empreiteira topa o investimento, mas tem um pequeno problema. O pavilhão vai custar um milhão, pois existem outras despesas de administração da obra, que você não teria se fizesse por conta própria. Mas, ainda assim parece ser um bom negócio e você aceita a proposta.

Mais um pequeno problema. A empreiteira não tem grana para construir o pavilhão. Sem problemas, já que você tinha reservado os 800 mil reais para a construção, por que não financiar a empreiteira? Assim, você empresta os 800 mil reais (80% do projeto, nunca esquecendo que este seria o valor, caso sua empresa mesmo construísse o pavilhão) e ajusta receber esta quantia, descontando de aluguéis futuros. Nada que passe de 50% pois, afinal, o empreiteiro precisa ter lucro! E financia por uns dez anos, com um contrato de locação de uns 30.

Excelente negócio para você, não? Como assim, não?

Um negócio mais ou menos assim foi acertado hoje... o governo brasileiro vai financiar 80% de uma usina que gerará energia a ser comprada pelo... governo brasileiro. Os números exatos, o PoPa não se deu ao trabalho de verificar, mas a proporção deve ser mais ou menos o que está aí em cima. Ou pode ser pior, muito pior!

O cara e o desarmamento

Lendo a Veja desta semana, o PoPa deparou-se com uma declaração do cara, de 2002, durante a campanha presidencial: "[O Tratado de Não Proliferação] só teria sentido se todos os países que já detem armas nucleares abrissem mão das suas. Ora, por que um cidadão pede para eu me desarmar, para ficar com um estilingue, enquanto ele fica com um canhão para cima de mim?" Este, caros leitores do PoPa, é o mesmo governo que desarmou a população com o famigerado Estatuto do Desarmamento. A população civil ficou com estilingues, enquanto os bandidos estão com AKs.

Fora do contexto? Nem tanto. O PoPa prefere a população civil armada, devidamente instruída e controlada, a liberação de armas nucleares para governos homicidas e insanos, que conseguem convencer seus seguidores a atar bombas em seus corpos e explodir alvos civis. O cara, pelo visto, continua com a mesma lenga-lenga de querer armar malucos pelo mundo afora.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Serra e Aécio mandam mensagem de Minas para a internet

Sabem quem é Bruno "Creu" Gaspar?

Ele acabou de ser condecorado com a Ordem de Rio Branco, comenda oferecida pelo Itamaraty "para estimular feitos dignos de honrosa menção". Bruno "Créu" Gaspar é o assessor de Marco Aurélio "Top Top" Garcia, que aparece neste filmezinho:



Fonte: Condecorado pelo "Créu" - Radar, da Veja desta semana.

domingo, 18 de abril de 2010

.:. Rizoma .:. Enchente de Verdade. Rio de Janeiro, Abril/2010

Carro elétrico - Incentivo?

Em suas leituras matinais, o PoPa leu na ZH dominical que a Renault está querendo vender no Brasil, um carro elétrico fabricado no Japão. Mas esta comercialização dependeria de "incentivos" governamentais. Talvez iguais aos negados ao inesquecível Engenheiro Gurgel...

Na verdade, o empresário responsável pela negociação, fala em incentivos governamentais que permitiriam a comercialização do veículo no Brasil. Bem, o PoPa conhece um pouco das dificuldades de veículos elétricos no Brasil: um IPI de 35%! Incentivo adequado seria, simplesmente, cobrar um IPI similar aos carros populares: 7% (ou zero, se for "fabricado" na Zona Franca de Manaus...). Claro que os incentivos que o empresário fala, vão um pouco mais adiante, como o uso de impostos devidos para pagar parte do veículo. EPA! Isso já é um pouco demais. Vamos com calma nestes "incentivos".

segunda-feira, 12 de abril de 2010

computadores para campanha política

O PoPa acabou de ler, no Congresso em Foco, que a Câmara dos Deputados liberou 4.755 computadores comprados com dinheiro público, para os deputados fazerem sua demagogiazinha no interior brasileiro. Também hoje o PoPa leu, no Diário Popular, que um deputado da região fez a doação de cinco máquinas para a secretaria de educação do Capão do Leão.

Onde está a irregularidade? Bem, estes computadores foram desativados ano passado e repassados aos deputados ainda no mês de dezembro, para não ter problemas com a legislação eleitoral. Mas os deputados estão fazendo as doações agora, quatro meses depois!

De qualquer maneira, é bom que a Câmara - e todos os órgãos públicos e privados - façam doações de máquinas inservíveis para escolas e bibliotecas. Mas fazer disso um evento público e noticiá-lo é mais que uma irregularidade. É anti-ético, é nojento! Faça doações com sua própria grana, deputado. Com a do povo, faça apenas indicações, sem discursos, sem fotos, sem imprensa...

O PoPa acompanhou doações de livros e computadores com um político que estava na direção de um organismo público. E, por incrível que pareça, a única exigência dele aos que receberam, era não dar publicidade ao fato.

É realmente tão complicado fazer a coisa certa?

domingo, 11 de abril de 2010

A falha ética do brasileiro

O PoPa tem idade suficiente para ter visto a mudança que aconteceu na sociedade brasileira em geral. Casas com cercas eletrificadas, muros, guaritas, nada disso existia há uns 30 anos neste País. Qual a causa da violência crescente e esmagadora na nossa sociedade? Não é um fenômeno mundial, pois este medo não é visto em muitos outros países. Também não é um fenômeno do crescimento da pobreza, pois sempre houveram pobres por aqui e pobreza não é sinônimo de violência.

É preciso, sim, estudar as causas desta violência, para que se possa criar dispositivos de controle. Seria um problema do sistema de educação? Talvez, mas não no sentido da falta de educação formal, mas a eficiência e a formatação deste ensino. Em outras épocas, os alunos respeitavam os professores. Os pais respeitavam os professores. Atualmente, professores não tem condições de manter suas classes seguras, não tem autoridade para conter os futuros malfeitores. A ética não faz mais parte do ensino. Nem em casa, nem na escola.

O Brasil precisa, urgentemente, mudar sua educação. Mestres precisam ter autoridade, mas precisam ter também, uma formação moral e ética adequadas. Programas escolares precisam ter sua base em técnicas adequadas, deixando-se o politicamente correto de lado, deixando-se as orientações não pedagógicas de lado. Escola é lugar de aprender, de informar, não de politizar, de catequisar. Com as informações corretas, o aluno saberá formar sua própria opinião.

Seria este o grande problema brasileiro? A falta de uma educação adequada? A falta de autoridade por parte dos professores? A falta de interesse dos pais na formação de seus próprios filhos?

sábado, 10 de abril de 2010

A diferença dos candidatos

O Brasil já tem, confirmados, os dois principais adversários para a vaga de Presidente da República. Não é preciso muita força para ver as diferenças entre os dois. Um tem um histórico político a mostrar, outro tem um histórico, bem, um pouco atribulado, já que nunca disputou eleições, pegou em armas para implantar uma ditadura, andou trocando de partido por conveniência e agora apregoa que os outros são lobos em pele de cordeiro.

Serra não é um cordeiro, muito menos um lobo com uma pele de cordeiro. Já o candidato do outro lado, nem precisa da pele de cordeiro. Mostra quem é a qualquer sinal de desagrado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O improvável também acontece...

Acham que é difícil Yeda ganhar uma prorrogação de mandato? O Grêmio também achava que manteria sua invencibilidade de 51 jogos no Olímpico e que ganharia fácil do Pelotas. Pois perdeu de virada... o comentário na RBS TV, agora pela manhã: futebol tem disso... pois é, política também tem disso!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pega na mentira...



O PoPa tem absoluta certeza que o cara não sabe, realmente, o que fala. Por que não deixar o ex-ministro arcar com a responsabilidade do que fez? Por que falar bobagens que não resistem a uma leitura rala?

A velha teoria do PoPa de que o cara não quer fazer o sucessor, ganha força a cada dia, a cada palavra do cara. Ele não quer a dama no governo. Ele quer voltar em 2014 e isso só será possível com Serra na presidência e ele comandando uma feroz oposição nuncavistaantesnestepaiz!

A bestialidade da burocracia cubana. Amigos do cara pensam assim...

Traduzindo: Ao realizar a inspeção física do envio, foi descorberta informação cujo conteúdo atenta contra os interesses gerais da nação, pelo qual se procede o confisco conforme o estabelecido na legislação vigente.

E qual era o conteúdo atentatório? Dez exemplares de um livro de compilações dos textos de Yoani, lançado recentemente no Chile.

Fala sério! Que diabos existe na cabeça destes dementes burocratas da ilha sequestrada? E é isso que o cara, a coroa e os demais petistas querem para o Brasil e a América Latina? Chávez está quase lá...

A "Voz do Povo"

O PoPa tem tentado conhecer um pouco mais sobre a última pesquisa da Vox. Nada consta no site da empresa, infelizmente, mas o PoPa descobriu um dado interessante. Em uma pesquisa de agosto do ano passado, a Vox coloca a informação de que Serra e Dilma estariam empatados no RS. O link, infelizmente, está quebrado e não deu para ver a informação completa. Mas é interessante notar que a última pesquisa do Datafolha no RS colocou Serra com 48% e Dilma lá pelos 27%. Crescimento vertiginoso ou pesquisas mal feitas? Ok que não devemos comparar pesquisas diferentes mas é para isso que servem as tais margens de erro, não?

domingo, 4 de abril de 2010

Vox Populi

O PoPa gosta de pesquisas, mas de lê-las integralmente, para saber o que se passa na estratificação social e regional. No entanto, os dados da Vox que estão disponíveis são apenas os nacionais, impedindo uma análise mais acurada, para saber o que se passa na cabeça do eleitorado brasileiro. Estes dados ainda não estão no site da empresa e também não estão no site da Bandeirantes. O PoPa queria comparar os dados da Vox com os da Data Folha em relação ao Rio Grande do Sul, pois conhece a posição gaúcha à respeito dos candidatos.

Pesquisas onde se publicam apenas parte do resultado, sempre deixam dúvidas interessantes. Mas, claro, a Vox vai ter que publicar a íntegra e então vamos ver o que aconteceu, realmente.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Horóscopo fatal

O PoPa leu, na ZH de hoje, que Ali Hussain Sibat, um libanês, pai de cinco filhos, foi condenado à morte e seria executado hoje, por bruxaria. E o que Ali fazia, exatamente? Tinha um programa de TV onde dava conselhos e fazia previsões. Coisa que qualquer ocidental lê em seus jornais matinais, na forma prosaica de um horóscopo.

E tem gente que gosta deste tipo de gente! Tem presidente que se deixa fotografar abraçado a este tipo de atraso! Está mais que na hora do ocidente isolar este obscurantismo. Aos que querem viver no ocidente, que o façam com a civilização e não com a barbárie.

O PoPa na fila do supermercado

O PoPa sempre teve curiosidade de saber o que o povo que adora o cara pensa. Pois hoje pela manhã, teve uma destas oportunidades: dois homens conversavam na fila do caixa do supermercado - em alto e bom som - sobre as maravilhas que o cara fez e faz para os pobres e para todos. Como era um estadista respeitado no mundo inteiro! E ambos afirmando que não gostavam do pt e nunca votaram ou votariam em candidatos do pt! Um chegou a dizer que agora o pobre podia ter um carro zero km na garagem (?!?!) e que o cara deveria ser presidente para sempre, pois nunca tivemos um deste calibre... o outro declarou-se aposentado com um salário mínimo e que o cara não tinha culpa do baixo salário dos aposentados! O PoPa bem sabe que o cara não trabalha e que as políticas públicas acabam sendo feitas pelos burocratas de plantão. Não há nenhuma interferência do cara nestas "bobagens". Mas ele é o ordenador. Ele é o responsável!

O PoPa acabou trocando de fila, antes de criar uma grande discussão pública...

Mas fica a dúvida do velho PoPa. Como esta gente consegue fazer uma separação do cara de seu partido? Como é possível isso?

A velha teoria do PoPa de que o cara quer que Serra ganhe estas eleições, para ele voltar triunfalmente em 2014 ainda está valendo. Mas agora, parece que ele não se importa que a dama ganhe e faça um governo tipo "ensaio de proveta" para saber até onde o povo brasileiro aguenta ser socializado. Até onde o Brasil pode ser cubanizado ou venezuelado. O cara não queria ter esta decisão e está deixando para a dama fazê-lo. Dando certo, ele volta em 2014 para ficar uns 20 anos. Não dando certo, ele volta em 2014 dizendo-se traído, que ela era uma aloprada, que ele não sabia nada.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Está lançada a carreira!

O PoPa acompanhou atentamente o desligamento dos dois principais candidatos à presidência da República e observou algumas similaridades e algumas discrepâncias. As similaridades tem mais a ver com o que o povo quer ouvir do que propriamente os candidatos pensam. O PoPa não tem especial carinho por nenhum deles, embora já tenha feito sua escolha, baseado na história, no curriculo e nas realizações de cada um.

O PoPa tem absoluta certeza que Serra irá ser um governo de continuidade ao do cara, pois continuarão os bolsa-miséria e o proselitismo fácil. Será um pouco melhor no exterior, pois não deverá abraçar-se com ditadores mas isto não fará muita diferença aqui dentro.

A grande diferença de governo será, sem dúvida nenhuma, um governo de Dilma. O pt colocará em prática tudo que não conseguiu fazer com o cara. E por que isso? Porque o cara quer voltar em 2014 e precisa deste "balão de ensaio" para ver qual seria o rumo de seu futuro governo. Se Dilma conseguir fazer com que a população aceite ser cabresteada por bolsas e outras esmolas oficiais, em troca de um controle muito maior dos meios de comunicação, da justiça, da economia, de tudo enfim, o cara volta como um novo Chávez. Se não der certo a estratégia, ele volta dizendo "fui traído", "eu não sabia", "eram uns aloprados"... É esperar para ver. Ou lutar para que isto não aconteça.