sábado, 22 de agosto de 2009

Morte na Fazenda Southal

Em suas leituras matinais, o PoPa leu a notícia - trágica - de que um sem terra foi morto por um tiro durante a retomada de posse da Fazenda Southal, em São Gabriel. A promotora de justiça que acompanhava a ação da Brigada Militar disse que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de nervosismo ou violência por parte dos soldados. O mst já está dizendo que a BM matou o seu companheiro, embora não existam provas disso e é também possível que ele tenha sido morto por algum companheiro, aproveitando-se da situação para algum acerto de contas.

O MDA, em nota oficial declara: trágico desfecho da ação de desocupação da fazenda Southall em São Gabriel, realizada pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que resultou na morte do agricultor Elton Brum da Silva. Sem levar em conta a possibilidade dele ter sido morto pelos próprios companheiros, o MDA alimenta este tipo de ação. O MDA poderia, também, repreender o mst pelo fato de resistirem a uma ordem judicial.

Esta situação - acerto de contas - não é incomum em assentamentos e acampamentos. Com muita frequência, eles resolvem pendengas particulares desta maneira. Herval, por exemplo, tinha uma média anual de um homicídio, antes dos assentamentos. Passou a uma por mês, depois. Coincidência? O PoPa não acredita nisso, como não acredita que da Silva tenha convencido Mercadante apenas com palavras...

4 comentários:

nedelande disse...

Este objetivo, montado ou não, vinha sendo perseguido pelo MST há bastante tempo. Concordo contigo que se deva aguardar a pericia para saber como foi morto o invasor.
A foto da capa de ZH de hoje foi muito bem escolhida e mostra a visão do jornal que a esquerda teima em dizer que é de direita.
Mas no corpo da matéria é que achei as coisas mais interessantes. O desembargador Gercino Filho, ouvidor agrário do Ministério do MST, digo do Desenvolvimento Agrário, destacou que a Brigada não aderiu ao Manual de Diretrizes Nacionais para execução de mandados de reintegração de posse assinado entre as forças policiais estaduais. Que horror.. a nossa Brigada não aderir a um Manual Nacional que entre outras coisas restringe exatamente o uso de armas de fogo. Mais adiante, graças a um comentário do Coronel Mendes se descobre que o órgão responsável pela publicação do Manual é exatamente o Ministério do MST, digo, do Desenvolvimento Agrário. É mais ou menos como o pessoal do tráfico publicar um manual de boas práticas policiais.
Mais adiante se sabe, também, que o referido Manual nacional só teve a adesão de 11 estados, então, por favor, não me chamem de Diretrizes Nacionais.
Mas vamos aguardar. Quem resumiu tudo foi o Coronel Lauro Binsfeld, traduzindo a célebre expressão em ingles; Shit happens

Anônimo disse...

Fornecedora da vacina utilizada no Brasil sendo processada na Franca

O governo brasileiro anunciou que irá vacinar 18 milhoes de pessoas até a metade de 2010, quando inicia o inverno no hemisfério sul.

O governo optou por adquirir 1 milhão de vacinas prontas para uso, que devem chegar até dezembro de 2009 e outros 18 milhões de doses a granel, que serão embaladas pelo instituto Butantan, em São Paulo.

O Ministério da Saúde estuda ainda a importação de mais 15 milhões de doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1, caso a Organização Mundial da Saúde (OMS) autorize a redução no mundo da produção da vacina sazonal (contra a gripe comum).

O governo brasileiro vai importar as vacinas do laboratório Sanofi Pasteur, da França, que já fornece para o Brasil as vacinas para a gripe comum (Vaxigrip). Sanofi Pasteur é a subsidiária responsável pela produção de vacinas da multinacional Sanofi-Aventis, quarta maior em vendas de medicamentos. A Sanofi Pasteur é responsável pela metade da produção mundial de vacinas contra a gripe comum.

Sei que achar uma fornecedora de vacinas honesta é perto do impossível, mas vamos dar uma olhada na Sanofi Pasteur.
• Processo em vacina contra Hepatite B na Franca
Em 2008, a Sanofi Pasteur estava sendo investigada, juntamente com a Merck, com a qual tinham uma joint venture para a fabricação de vacinas. A investigação segue alegacoes de que as companhias falharam em fornecer informacoes dos efeitos colaterais de uma droga contra a hepatite B usada em uma campanha entre 1994 e 1998. Neste período quase 2/3 da população francesa e quase todos os bebes foram vacinados contra a hepatite B, mas a campanha foi suspensa depois de surgirem preocupacoes sobre possíveis efeitos secundários durante estes tratamentos. Cinco pessoas morreram depois da vacinação.

Nao tendo encontrado nenhuma fonte que desse o desfechamento do caso, eu contactei com o reporter que noticiou a investigação na reuters para tentar saber o que foi concluído pela investigação.

Continua aqui

charlie disse...

Morte é um resultado possível quando se peita uma tropa de choque. E o MST conseguiu o que tenta a muito tempo: um mártir.

PoPa disse...

Bem, se foi mesmo a BM que matou o meliante, estão empatados, depois de 20 anos. Para quem não se lembra, o mst matou um brigadiano no centro de Porto Alegre.