domingo, 30 de março de 2008

Família Feliz

Que nossos bandidos copiam os sistemas mafiosos, ninguém nunca duvidou disso. Mas agora eles começaram a se chamar de "família"! A notícia do Estadão é interessante pois, além de registrar que eles agora são uma família, também registra que têm "parentes" na Bolívia, no Paraguai e na Colômbia. Farcs também são parte desta imensa e criminosa família.

O primeiro encontro foi em Corumbá (MS). Era uma noite de sábado. Vindos de São Paulo, os emissários foram hospedados na cidade e levados à fronteira com a Bolívia na manhã do dia seguinte. Miguel, filho de Dom Eduardo, homem influente na região de Porto Quijaro, recebeu-os. Assim começou a viagem que tinha como objetivo fazer da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) uma organização internacional de tráfico de drogas, fechando um acordo com traficantes bolivianos ligados às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Buscava-se garantir o fornecimento de 1 tonelada de cocaína por mês, além de fuzis e explosivos para atentados... Leia o restante da notícia...

sexta-feira, 28 de março de 2008

HOLLY CRAP!!!!

Tem coisas que o brasileiro aguenta e não sabe como. As asneiras de LPT, enquanto internas, já são difíceis de aturar, mas quando ele mistura as coisas e faz gracinhas com outros presidentes, aí é dose! A vergonha de ler na ABC News (e em centenas de jornais norte-americanos e europeus):

Brazil's Lula to Bush - "My son, solve the crisis"


Lula said he had then telephoned the U.S. leader.

"I said to Bush: 'The problem is this, my son. We (in Brazil) have gone 26 years without growth. Are you going to block us now? Resolve your crisis."'

Lula did not say when his conversations with Brown and Bush took place.

Em inglês, a vergonha aumenta, já que está em praticamente todos os jornais mundiais... [claro que esta é uma tradução - meio livre - do que ele falou em Recife] a disfunção verbal tem atingido LPT com mais frequência nos últimos tempos. E ele, amigo de banqueiros, chefe dazelites destepaís, com uma base aliada que faria um esquerdista de verdade morrer de vergonha, ainda se julga no direito de se comparar aos trabalhadores, torneiros mecânicos.

Imagem: parceirões!

Liberdade, abre as asas sobre nós...

Pois o PoPa andou lendo em um jornal:

CARACAS — O terrorismo da mídia perpetrado pelos Estados Unidos está presente em todos os países que participam ativamente do processo de integração da América Latina, como Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, Argentina e Venezuela, declarou na quinta-feira, dia 27, o ministro venezuelano do Poder Popular para a Informação e a Comunicação, Andrés Izarra, ao inaugurar o Encontro Latino-Americano contra o Terrorismo da Mídia, em Caracas.

O ministro assinalou em sua intervenção que "os povos devem agir como protagonistas no longo caminho da unidade latino-americana contra o terrorismo da mídia, a favor da liberdade de expressão e das inúmeras formas da liberdade".

Pois o mais curioso, é que esta notícia, que fala a favor da liberdade de expressão, saiu no Granma eletrônico... Por falar em Granma, lá também está a notícia que os cubanos poderão ter, finalmente, telefones celulares. Só pré-pagos, mas já é um bom começo. Os investimentos vão contar com o apoio tecnológico de "países amigos".

quinta-feira, 27 de março de 2008

A praga do "politicamente correto"


Sem dúvida, a praga do novo século! Na falta de ter o que fazer, críticos caíram de pau na capa da Vogue deste mês. Pela primeira vez na sua história, a Vogue coloca um negro na capa. E junto com a Gisele!!! Os críticos viram uma tentativa de estigmatizar os negros com a foto (bela foto, diga-se!). Viram, na pose agressiva do jogador de basquete LeBron James, uma imitação de King Kong, aprisionando a bela! Queriam o quê? Um jogador de basquete, em ação, vai estar fazendo carinha fofa?

Mas a praga do politicamente correto chegou para ficar e é missão de cada pessoa de bom senso atacar os politicamente corretos em suas absurdas visões. Ora, é uma bela foto de um belo atleta, com uma bela mulher. Querer ver mais que isso, é como procurar chifre em cabeça de cavalo!

Bem, veja a foto e avalie...

Imagens: do site da Vogue americana: http://www.style.com/vogue/

Será que LPT faz o mesmo?

FHC resolveu autorizar a abertura de todas as suas contas durante seu governo. Em uma carta de próprio punho, FHC diz que jamais manteve seus gastos sob sigilo na Presidência. "Mesmo porque não há amparo legal para tal procedimento". Para ele, abrir as contas "é a única maneira de ambos os governos se livrarem de suspeitas que, no meu caso, são infundadas e espero que também o seja no caso do atual governo".

Boa tática! Vamos ver como reage o LPT (Lula do PT). O PoPa acredita que ele não só não vai abrir, como ainda vai dizer que é golpe da oposição...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Arrogância e audácia

O editorial do Estadão de hoje. Mais um "corta e cola" do PoPa...

A visita do ministro da Defesa a Washington teve ao menos um ponto positivo. Graças à cobertura que a imprensa deu aos encontros do ministro Nelson Jobim com as autoridades norte-americanas, os brasileiros puderam conhecer alguns poucos detalhes do projeto que ele está propondo aos países da América do Sul. Até então, sabia-se apenas que havia proposto a seus colegas da Argentina e do Chile a criação de um Conselho Sul-Americano de Defesa; que, segundo ele, seria uma realização capaz de mudar o panorama estratégico da região, que passaria a ter influência decisiva nos foros globais; e que todos os países da América do Sul seriam convidados para integrar o organismo.

Num discurso para 14 dos 27 representantes dos países membros da Junta Interamericana de Defesa (JID), o ministro Nelson Jobim decretou que "chega de pensar pequeno. Pensar pequeno significa dependência, significa continuar pequeno. É preciso arrogância estratégica e a audácia do enfrentamento dos nossos problemas, com a coesão dos países da região". E assim os brasileiros foram os últimos a saber que seu governo está empenhado em criar um organismo internacional "que possa articular na América do Sul a elaboração de políticas de defesa, intercâmbio de pessoal, formação e treinamento de militares, realização de exercícios militares conjuntos, participação conjunta em missões de paz da ONU, integração de bases industriais de defesa".

A criação de um organismo que cuide disso tudo, compatibilizando as políticas externa, de defesa e industrial de uma dúzia de países tão diferentes quanto o Suriname do Brasil já seria um prodígio. Mas não para o ministro Nelson Jobim. Tomado de "arrogância estratégica" e "audácia do enfrentamento", ele quer que o tal Conselho seja um órgão "proativo", com capacidade executiva e operacional, para "não ter nossas posições manipuladas por outros grupos e interesses". (Leia-se Estados Unidos.) Ora, desde que d. Pedro I gritou "laços fora", as posições brasileiras não são manipuladas por quem quer que seja. A frase foi injusta com o próprio governo ao qual o ministro pertence e injuriosa para todos os países da região. Preferimos creditá-la a um arroubo de retórica.

O grave é propor a criação de um organismo de natureza militar - pois é a isso que remete o termo "defesa" - com capacidade executiva e operacional para formular e implementar políticas no plano internacional. Pela ordem jurídica que vige nos países sul-americanos, em tempos de paz, as suas políticas externas são de responsabilidade dos diplomatas, sob supervisão direta do presidente da República, e os objetivos de suas políticas de defesa se subordinam às necessidades da política externa. O projeto do ministro Jobim somente teria sentido se a América do Sul estivesse, unida, em pé de guerra contra um inimigo extra-regional.

Esse projeto encontrará outros obstáculos. O representante da Argentina na JID enunciou um deles. "Como se enquadraria esse órgão numa região onde há possibilidades de conflitos? O que acontecerá quando houver crise entre os países?" Mas não é preciso considerar essa hipótese extrema. O que se propõe é a criação de um órgão coordenador da defesa - em seu sentido amplo - de todo um subcontinente que não consegue harmonia política suficiente para montar um sistema integrado de comércio. Pior ainda, que há décadas ensaia, sem conseguir realizá-la, a sua integração física na área dos transportes.

A integração da defesa é a última etapa dos processos de integração regional. Envolve, mais que a soberania, a sobrevivência da nação e, por isso, os países relutam em abrir mão de sua autonomia nessa área. A União Européia, por exemplo, até hoje não saiu do estágio inicial da integração militar. Para garantir a sua segurança coletiva, confia, em última instância, na OTAN. Na América do Sul, o Mercosul está estagnado, sem conseguir aplicar sequer a tarifa externa comum e a Comunidade Sul-americana de Nações não passa de uma quimera. Não há, portanto, condições objetivas para a integração militar.

O recente episódio envolvendo a Colômbia e o Equador mostrou que a OEA continua sendo o foro regional provedor de segurança coletiva - e que os Estados Unidos sabem se comportar com discrição numa crise sul-americana. Nessas condições, arrogância e audácia não mudarão a realidade para melhor.

O PoPa ficou pasmo com as declarações do marechal Jobim, que demonstra uma sutileza de elefante para tratar de questões tão delicadas. E isto não seria um assunto para estar sendo discutido no congresso? Com a sociedade? Não é isto importante o suficiente para que o brasileiro comum saiba o que passa pela cabeça desta gente?

terça-feira, 25 de março de 2008

Urgentes e necessárias

Lula do PT editou, desde o início de seu mandato, até o final do ano passado, 319 medidas provisórias, o que dá uma média de 63,8 por ano, ou 5,31 por mês. Ou 1,31 por semana! Que presidente que trabalha!!!

Lula do PT, quem diria, preocupa-se muito com o bem-estar dos congressistas. Declarou, segundo o Estadão, que "Tem matéria que é muito difícil não tratar por medida provisória. O reajuste dos servidores vai ter de ser por MP. Se a gente mandar por projeto de lei, a gente vai pôr todos os servidores dentro do Congresso fazendo pressão". "Então é melhor que seja por MP, porque tira a pressão sobre o Congresso".

MPs são para serem emitidas em casos urgentes e necessários, onde não seria possível esperar a discussão do congresso e a democrática demora do processo aprovatório. Daí, gerencia-se o país como... uma ditadura! E, por favor, não façam comparações com o governo FHC, que também exagerou na emissão de medidas provisórias. A facilidade de emitir medidas provisórias, foi estabelecida em uma constituição que pretendia ser parlamentarista e não presidencialista! Restou um embroglio que transforma o presidente de plantão praticamente em um ditador (aquele que dita as regras).

segunda-feira, 24 de março de 2008

Internet na ilha sequestrada


Tecnologia é uma arma atual contra ditaduras do passado. Na ilha sequestrada não é diferente, pois alguns blogs são simplesmente bloqueados para os cubanos, em uma desesperada tentativa de que os nativos não saibam que existem pessoas inconformadas com a situação, mesmo morando na mesma ilha. Mas blogueiros e viajantes do ciberespaço, costumam encontrar maneiras para driblar estas imbecis tentativas de uma ditadura caduca, em cujo final melancólico tenta travestir-se de socialista democrata...

O blog Generación Y, cuja blogueira é valente o suficiente para não esconder a cara nem o nome, hoje apresenta esta mensagem:

Confieso que me ha dado por portarme mal. Me rebelo ante las órdenes, busco limones que no aparecen, exijo disculpas que nunca llegan y, gran majadería la mía, pongo mis opiniones en un Blog -con foto y nombre incluidos-. Como ven, con estos treinta y dos años –tan impertinentes- ya me viene tocando un correctivo.

Así que los anónimos censores de nuestro famélico ciberespacio, han querido encerrarme en el cuarto, apagarme la luz y no dejar entrar a los amigos. Eso, convertido al lenguaje de la red, quiere decir bloquearme el sitio, filtrar mi página, en fin, “pinchar” el Blog para que mis compatriotas no puedan leerlo. Desde hace un par de días Generación Y es sólo un mensaje de error en la pantalla de muchas computadoras cubanas. Otro sitio bloqueado para los “monitoreados” internautas de la Isla.

Mis textos, los de los otros bloggers y periodistas digitales, han hecho que la presilla de los inquisidores haga su ridículo papel. Con estas ínfulas de adolescentes rebeldes, nos hemos ganado el manotazo, el severo guiño y el regaño. Sin embargo, la reprimenda es tan inútil que da pena y tan fácil de burlar que se trueca en incentivo
.


E, no Potro Salvaje, algo na mesma linha:


Hemos logrado incomodar a los que trabajan en la doma del potro de la tecnología. Quieren evitar que nuestros relinchos lleguen al resto de la manada. Desde el jueves pasado nuestro Blog está presillado, acorralado, invisible y bloqueado para los lectores dentro de Cuba. Como si eso fuera un obstáculo para estos empecinados cuatreros de la Internet.


Parece que no les gustó el alboroto contagioso que lanzamos con nuestros posts. Sin embargo, todo lo que han hecho ha sido en vano. La manada ya está en estampida. Tendrán que cerrar el acceso a Internet en todas partes, declarar zona de silencio a esta Isla y cortar cada cable, cada tendedera que nos sirva para transmitir ideas. Tendrán que quemar los teclados en la Plaza, tirar los monitores desde el muro del Malecón y prohibir a los cubanos que se acerque a un ordenador. Necesitarán detectar los Cds, los USBs Flash y hasta los obsoletos disquetes, para evitar que el galopar se extienda.


Por lo pronto, estamos llamando a todos los hackers, informáticos, cibernautas y hasta ingenuos navegantes con pocos conocimientos pero con buenas intenciones, a que nos digan que deben hacer los cubanos para sacarle está presilla de encima al Potro Salvaje.


E tem quem queira isto para o Brasil...
Imagem: Yoane Sanchez, a blogueira de Generación Y

domingo, 23 de março de 2008

Grave Ameaça

O PoPa leu no Estadão: RIO - O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra João Pedro Stédile, afirmou nesta quarta-feira, 19, no Rio, que as medidas judiciais como as adotadas pela Vale não impedirão novas ações do grupo contra a companhia.A empresa informou que obteve da 41º Vara Cível da Justiça do Rio uma liminar que proíbe Stédile e o MST de "incitar e promover atos violentos" contra suas instalações. Stédile classificou a iniciativa como uma "idiotice" dos advogados da Vale e prometeu que o movimento continuará lutando pela reestatização da companhia.

E disse isso após proferir uma aula magna na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)!!! O que nossos universitários estão aprendendo? A não acatar a justiça? A ser conivente com a barbárie?

Vejam bem o que está acontecendo: um grupo sem personalidade jurídica, como o mst, através de um de seus "dirigentes" de plantão, ataca uma decisão judicial dada a uma empresa legalmente constituída. E não vai preso, mesmo anunciando que vai cometer um crime (a promoção de atos violentos) e que já está cometendo outro (incitar atos violentos)? Isso sem falar que ele classificou a ordem judicial de "idiotice".

Vamos ver a posição da nossa justiça nos próximos dias...

Imagem: Stédile, em foto de Wilton Junior (Estadão)

Lei Eleitoral

Há uma lógica na lei eleitoral, que define a impossibilidade de iniciar obras nas proximidades de eleições. Esta lógica - e também a lei - está sendo grosseiramente driblada pelo Lula do PT, com estas obras do PAC, exatamente em ano eleitoral. Além de serem obras que deveriam estar na pauta do governo desde sempre, por não configurarem um programa estruturante, mas simplesmente investimentos isolados - necessários, na maioria dos casos - mas que demoraram demais para serem iniciados, justamente aguardando a oportunidade da eleição.

E ninguém melhor que um ministro para admitir isto: Geddel admite que candidatos a prefeitos mais identificados com o governo Lula deverão ser beneficiados pelas obras que serão começadas nos próximos meses. "Tudo o que é bem sucedido na ação do governo influencia o eleitor em favor dos candidatos do governo".

Com licença, que o PoPa vai vomitar um pouquinho...

sábado, 22 de março de 2008

Inteligência Latina

O PoPa não entende o funcionamento do cérebro de alguns componentes de governo. E não é por causa das trapalhadas dos aloprados de Lula do PT. Parece que alguém, quando assume um posto de comando público, perde parte do cérebro e passa a raciocinar de maneira estranha. Vejam, por exemplo, esta notícia da ZH de hoje:

Em audiência com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Bob Gates, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem em Washington que a melhor maneira de o país colaborar com a criação do Conselho de Defesa Sul-americano proposto pelo Brasil é "manter distância".

No encontro, que durou 40 minutos, Gates perguntou a Jobim qual seria a melhor maneira de os americanos ajudarem no conselho.

- Eu disse a ele que a melhor maneira de os EUA ajudarem era assistir, ficar à distância, porque estamos fazendo algo claramente sul-americano - afirmou Jobim.

O ministro está em Washington divulgando a idéia do conselho, que teria como objetivo traçar uma política de defesa comum para a região e desenvolver indústrias bélicas integradas. Ele esteve também com a secretária de Estado, Condoleezza Rice.

O PoPa nem vai comentar a idéia do conselho (não, por enquanto), mas estranhou o fato de Jobim querer os gringos à distância (cabra macho!) do tal conselho. Afinal, o que ele foi fazer lá, então? Não deveria estar em Buenos Aires, Montevideu, Caracas ou outra capital sul-americana?

Abril Adiantado

Pois os marginais do mst estão mostrando a cara, novamente! Todos os anos eles fazem um tal de "abril vermelho", para mostrar ao governo federal suas intenções. Este ano, o tal abril começou em março. Falta do que fazer!

No Estadão: PONTAL DO PARANAPANEMA - Cerca de 70 sem-terra ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) invadiram hoje a Fazenda Esperança, de 470 hectares, localizada no município de Iepê, no Pontal do Paranapanema (SP). A ocupação foi pacífica, e o grupo pretende plantar feijão. "Estamos antecipando o ''abril vermelho'' e nada melhor do que uma Sexta-Feira Santa para decretar a morte do latifúndio e a libertação dos trabalhadores sem-terra", afirmou Sérgio Pantaleão, coordenador do MST. No mês que vem, outras fazendas serão invadidas em protesto contra a lentidão da reforma agrária e o decreto do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que regulariza terras devolutas. "Se querem regularizar é porque as terras são devolutas", resumiu o coordenador. As invasões de abril serão seletivas, com menos áreas ocupadas. "Não vamos trabalhar com quantidade", completou Pantaleão.

Reparem que o marginal coordenador assinala que não vão trabalhar com quantidade. É que invasão dá muito trabalho! E quem é Sérgio Pantaleão? Em 2003, a figura tinha prisão preventida decretada por furto qualificado, o que teria ocorrido em uma invasão. A prisão foi revogada e, na defesa, o advogado escreve: Sérgio Pantaleão é homem de boa índole e em nenhum momento coloca em risco a ordem pública. Além disso, acredita estar sofrendo constrangimento ilegal uma vez que a decisão do Tacrim estaria fundada em meras conjecturas, sem indicação de fatos aptos a ensejar sua custódia cautelar. Para a defesa, não foram demonstrados fatos concretos tendentes a oferecer risco à ordem pública. Bem, pelo visto, invasões não colocam em risco a ordem pública... O Google mostra inúmeras invasões capitaneadas por este "coordenador".

quarta-feira, 19 de março de 2008

"escandalização do nada"

Fantástica a capacidade de um político de inventar expressões. Esta aí de cima foi elaborada pelo Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) - aquele responsável pelo controle dos cartões corporativos. Pois, como ele mesmo afirma, não existe nada a ser relatado ou criticado no uso dos tais cartões. É tudo muito legal, tudo muito correto...

Ele foi um pouco mais além desta infeliz declaração, segundo notícia do site veja.com: Hage disse que a CGU estuda colocar no Portal da Transparência as informações dos gastos feitos com dinheiro sacado com os cartões -- hoje, não há prestação de contas dessa modalidade, a mais comum. "Embora fosse previsto como exceção, o saque era usado como regra", admitiu ele. EPA! Ele admite que ninguém presta contas dos saques em dinheiro vivo e que o saque era a regra. Mas tudo muito legal, tudo muito correto... é só uma "escandalização do nada". Estes caras da mídia golpista não têm mais o que inventar!

Imagem: Gato "real" com cartão de crédito. Copiada do blog "eupodiatamatando"

Medidas Definitivas II - A ameaça dos clones

Sobre o assunto Medidas Provisórias, o PoPa leu, hoje na Folha, que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o relator da proposta, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) apresentaram uma proposta conciliatória, onde se pede um compromisso do governo de editar no máximo duas MPs por mês (a média atual é de cinco). A proposta então foi levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mandou avisar: nem pensar. Ele rejeita um teto por achar que isso engessaria o governo em situações emergenciais, mas, principalmente, porque não aceita negociar "na base do ultimato" (nisso ele é especialista, com certeza). Se a oposição insistir nisso, o Planalto pode orientar a base a simplesmente não votar a proposta.

Reparem que quem fez a proposta foi o pessoal "da base"! Alguém entendeu alguma coisa?

Nem tudo é o que parece ser

O PoPa tem um defeito congênito, que é o de apreciar um bom escrito, sem ligar muito para a orientação político-sexual-religiosa do escritor. O fato de ser um ateu convicto não o impede de gostar do que Reinaldo Azevedo - um católico convicto - escreve. Apesar de ser um cara que abomina as atuais esquerdas brasileiras, gosta de ler Luis Fernando Veríssimo. Gosto pela leitura é algo importante para o PoPa, que incutiu isto em seus três filhos.

Às vezes, estas leituras colocam o velho PoPa a pensar um pouco diferente sobre assuntos quase que unânimes em todo o mundo. A China tem tratado o Tibete como um invasor feroz, que parece ser, realmente. Mas a opção apresentada seria melhor?

Janer Cristaldo - outro dos escritores preferidos do PoPa, diz que não:

OCEANO DE SABEDORIA BLEFA

A China pediu ontem uma investigação internacional sobre o Dalai Lama - Oceano de Sabedoria, em tibetano - acusando-o de ser o mentor dos violentos protestos tibetanos que se espalham pela China, mas o Oceano negou as acusações e convidou observadores a realizarem uma busca em seu escritório.

O Oceano de Sabedoria disse que permanece comprometido apenas com manifestações não-violentas e condenou a violência resultante dos protestos tibetanos. Ele disse que a violência era "suicida" para a causa tibetana e ameaçou renunciar ao seu posto político de líder do governo no exílio do Tibete "se as coisas saírem de controle".

Não renuncia. Ele vive disso e do financiamento do Richard Gere. E é claro que o Richard Gere não financiaria o Oceano, caso ele renunciasse a seu cargo de popstar. Que quer, no fundo, Tenzin Gyatso, que se proclama a 14ª reencarnação de Buda? No fundo, no fundo mesmo, quer reestabeler uma teocracia no Tibete. Inexplicável a simpatia que os jornais devotam a este aiatolá budista.

Pense um pouco nisso.

Imagem: Dalai Lama

terça-feira, 18 de março de 2008

Medidas Definitivas

O PoPa leu no Estadão:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou ontem ministros e líderes do governo a forçar a derrubada da proposta que tira o poder da medida provisória, instrumento usado pelo Executivo para adotar ações consideradas essenciais sem consulta prévia ao Congresso. Em reunião pela manhã do grupo da coordenação política, Lula disse que o governo não pode ser surpreendido com o fim das MPs. Desde 2003 o governo enviou 318 medidas provisórias ao Congresso.

Agora, uma notícia, um pouco mais antiga:

"Houve a mudança, mas o presidente [FHC] está abusando do uso dessas medidas sem nenhuma necessidade. Na verdade, o Governo habituou-se em governar com medida provisória e continuou procedendo da mesma forma".

O vice-líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro, concorda: para ele, a emenda constitucional que restringiu o uso das medidas provisórias não deteve o fôlego do Governo. "Ainda se insiste em legislar por meio de medida provisória, sem considerar as características necessárias à edição de MP, que são situações extraordinárias ou condições críticas".

Qual a diferença? Nenhuma! Apenas que Lula do PT faz o que condenava e com muito mais frequência que FHC... E é ótimo que um deputado do PT tenha o entendimento que a edição de MP deveria ser somente em situações extraordinárias ou condições críticas. Como, por exemplo, dar status de ministro de estado para um presidente do Banco Central envolvido em maracutaias.

E, divirta-se um pouco clicando aqui, para uma "nova aventura" do Pac-Man"

Computadoras para Cuba

O Cineman deu uma idéia interessante para ser feita no Brasil: Uma campanha geral para conseguir computadores usados para remetermos para Cuba. Como o pessoal da ilha sequestrada apenas agora está tendo a oportunidade de comprar tais máquinas - com algumas restrições - por que não fazermos uma grande campanha pública para mandarmos máquinas - para nós desatualizadas - para o pessoal da ilha. Máquinas antigas têm algumas vantagens, neste caso particular: facilitaria o ingresso no século XXI da população, digamos, normal, ao mesmo tempo em que não seriam objeto de desejo dos que estão mamando nas tetas do governo de lá. Estes, provavelmente, já usam coisa muito melhor!

Cineman tem uma idéia um pouco mais radical, de fazermos uma coleta de CP400, XT, Codimex e outros antigos computadores. O PoPa acha que não precisa ser tão radical, que os cubanos já podem entrar na era do mouse, com algum 386, 486 e os primeiros pentiums.,

O governo federal poderia se engajar nesta campanha, pois gosta muito da ilha e poderia conseguir a necessária logística para mandar o "Sucatão" lotadão de micros?

Está lançada a idéia. O que os dez leitores do PoPa acham disso?

domingo, 16 de março de 2008

Desde Equador

A blogosfera, realmente é muito interessante. Desde o Equador, "La Alharaca" conta:

As três terroristas das farc que foram pegas, pobrezinhas, de pijamas, estão recebendo a melhor atenção médica possível em um hospital federal do Equador, pago com nosso dinheiro; enquanto que milhares de desabrigados na costa equatoriana sofrem com a falta de atenção do governo. Estes desabrigados, que perderam tudo, não têm nem o que comer, que dirá de atenção médica; e, no entanto, para as três terroristas, mandaram buscar até seus familiares.

El PAIS definitivamente está al revés.

O custo das coisas

O que se pode fazer com quase R$ 100.000,00 por dia? O PoPa pensaria em muita coisa, mas esta grana serve para sustentar um (isso mesmo UM!) senador da república.

Segundo o site Transparência Nacional, o custo de um senador brasileiro alcançará a espantosa cifra de R$ 34,1 milhões este ano de 2008. Mas, no mesmo site, chama a atenção o custo de um deputado distrital - aqueles que não têm por que existir, já que representam o DF, uma cidade. Seriam os substitutos dos vereadores em uma capital comum, mas com muito mais grana!!! Pois estes parlamentares, verdadeiros sugadores da grana nacional, se aboletam de nada menos que R$ 11,8 milhões cada um!!! Um orçamento total de R$ 283 milhões! No orçamento da Assembléia Legislativa aqui do RS, um valor de R$ 309 milhões, inferior ao do ano passado e que representa um custo de R$ 5,6 milhões por parlamentar. Se dividirmos pela população, fica pior ainda: R$ 115,35 no DF e R$ 29,25 no RS. Isto deve explicar por que um brigadiano gaúcho ganha menos de 900 reais por mês, enquanto um policial militar de Brasília ganha mais de 4.000 reais mensais. Lá tem grana para gastar! E adivinha de quem é esta grana, já que Brasília não produz muita coisa?

O PoPa adverte, se você tem problema de pressão alta, não leia o relatório, que está neste endereço: http://www.transparencia.org.br/docs/custoCasas2008.pdf

Dica de leitura

Querem uma boa dica de leitura? Leiam o que o Cineman escreveu sobre o livro "O Economista Clandestino". Clica aqui!

Liberdade e democracia

Imagine-se, caro leitor portoalegrense, fazendo sua caminhada neste final de verão à beira do Rio Guaíba. Como sua performance deve ser muito melhor que a do PoPa, ainda dá para ir até seu apartamento na Av. Independência. Mas, ao passar pela Praça da Matriz, aqueles bancos à sombra são tentadores e você resolve dar uma paradinha para descansar e ficar apreciando nosso belo Palácio. Aliás, muitos portoalegrenses nunca entraram no Palácio para ver as pinturas de Aldo Locateli. Vale a pena perder uma tarde inteira para conhecer todos os detalhes! Mas, voltando ao passeio, você está sentado à frente do Palácio, quando um guarda municipal aproxima-se e diz: "Companheiro, nesta zona é proibido sentar-se"! Ante seu espanto, ele completa: “É por questão de segurança. São ordens do Palácio”. Estranho e ridículo, não lhe parece? Pois algo parecido acontece na ilha seqüestrada onde, nos bancos à frente do Capitólio não é permitido aos nativos sentarem-se...

Pense, você queria algo assim para Porto Alegre?

Imagem: Capitólio em La Habana, sede do ministério da ciência e uma grande biblioteca. Este prédio foi feito à imagem e semelhança do Capitólio gringo, mas com medidas um pouco maiores e melhor decorado... Claro que não foi construído pelo Fidel! Que idéia!

Réquiem para Fidel

O PoPa tem lido alguns blogs da ilha sequestrada e tem encontrado algumas coisas muito interessantes, como este post de Eva (Sin EVAsion), sobre a renúncia de Fidel:

Sem dúvida, a cena mais espetacular [sobre a renúncia de Fidel] foi a Mesa Redonda do dia seguinte, 20 de fevereiro. Com o título "Repercussão da Mensagem do Comandante em Chefe", os fiéis de sempre renovaram seus votos frente às câmeras. Os painelistas se esforçaram ao máximo em ressaltar os valores do Venerado e em desenhar a apologia mais perfeita do líder. Leram-se mensagens de outros fiéis, os amigos - nativos e estrangeiros - do presidente: personalidades das esquerdas latinoamericanas e européias, intelectuais, escritores, artistas... todas foram loas, manifestações de respeito e reconhecimento ao seu legado. Mas a nota importante é que nenhuma pediu a reconsideração de sua renúncia; nenhuma a contestou. A aceitação de sua abdicação foi unânime: os discursos tinham como denominador comum, uma espécie de despedida pre mortem... Um verdadeiro réquiem em vida que deve ter tido um gosto amargo de derrota para o orgulhoso monarca.

Não é fantástico?

Superávit comercial

Sabem aquela cantoria do governo federal, de que podemos até pagar nossa dívida externa com o superávit comercial? Pois o mesmo governo que nada faz contra as invasões de terras e de empresas ligadas ao agronegócio está comemorando exatamente o que o agronegócio proporciona para o país. Segundo dados do Ministério da Agricultura: O agronegócio brasileiro respondeu por 93% do superávit (saldo positivo) comercial alcançado pelo país no ano passado, que chegou a US$ 46 bilhões. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Guedes Pinto, anunciou que o agronegócio, sozinho, registrou saldo de US$ 42,726 bilhões, com crescimento de 13,04% sobre o superávit do agronegócio em 2005. Papel e celulose respondem por 7,8% deste total. Com os projetos em andamento na Metade Sul, poderia aumentar em uns 50% esta performance, garantindo ainda mais divisas para o Brasil e para a região, que tanto necessita boas notícias na área da economia, da geração de emprego e renda e da melhoria da qualidade de vida de nosso povo.

E tem quem seja contra o agronegócio. O governo Lula, certamente não é, embora nenhum criminoso invasor esteja preso e suas ações parecem ter amplo respaldo do Planalto. Esquisito isso, não?

sábado, 15 de março de 2008

BR392

O PoPa leu que Dilma falou sobre a duplicação da BR392, trecho Pelotas/Rio Grande. E disse que não faltará dinheiro para esta e muitas outras obras. O que ela não falou, é que este projeto estava aprovado e licitado no final do governo FHC e que o governo Lula cancelou as obras. Também não falou que ela tentou esquivar-se da obra, dizendo que era uma estrada privatizada.

Ela não disse muita coisa, mas o povo - ora o povo - não dá bola para estas coisinhas! E não percebe que obras que deveriam ser corriqueiras, do orçamento normal de um governo decente, transformam-se em um grande programa, exatamente às vésperas de eleição. O PT, quem diria há alguns anos, é igualzinho a todos os outros partidos...

Imagem: Dilma, nos seus tempos de Estella.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Oba! Computadores!!!

A notícia pareceria insólita, não fosse real: Cubanos estão tendo o direito de comprar computadores!!! Quem tiver grana (o que complica um pouco as coisas para os cubanos) poderá ter seu próprio computador em casa. O PoPa não sabe detalhes da liberação, se vai ser preciso um "porte", se eles vão conseguir acessar internet... essas coisinhas básicas que os amigos da ilha têm por aqui.

Sobre Cuba, não há como não se emocionar com o blog "Generacion Y", onde Yoani Sánchez mostra um pouco da vida dura na ilha: Toda mi vida la he pasado con el mismo presidente. No sólo yo, sino que mi mamá y mi papá –nacidos en el 57 y en el 54, respectivamente- tampoco recuerdan a otro. ou: Las imágenes de la caída del muro de Berlín las vi once años después de los sucesos de aquel octubre de 1989.

Mas, sobre internet, vejam o que ela escreve:

Ayer me fui a la Feria Internacional del Libro en la fortaleza de la Cabaña, al este de La Habana. Gracias a un lector de este Blog, que me regaló algunos títulos de su pequeña editorial española, pude salir con algo en las manos. Los precios en pesos convertibles me convencieron de no comprar nada, mientras creía reconocer -entre las ofertas en pesos cubanos- sextas o séptimas reediciones de Alejandro Dumas y Emilio Salgari.

Ciertos pabellones repletos de gente, mientras que otros, especialmente las editoriales con temática política y social, significativamente vacíos. La atracción principal eran los pequeños cuadernos para colorear o los libros infantiles con llamativos personajes a lo Disney; y los stands menos visitados aquellos de discursos, consignas y utopías de las que ya estamos saturados cada día.

Sin embargo, no fueron los libros los que me proveyeron de la experiencia más intensa de esa jornada, sino la escurridiza Internet o la “balsa virtual” como la llaman algunos. Resulta que ETECSA ha colocado muy cerca de la entrada principal un Telepunto para vender tarjetas, llamar por teléfono y acceder a la red de redes. El año pasado ya había hecho el intento de sentarme frente a uno de los teclados, pero me aclararon “enérgicamente” que era sólo para extranjeros. Con la ilusión de que esta vez el apartheid fuera cosa del pasado, volví a intentarlo. Una elegante vendedora, que parecía llevar sobre sí varios postgrados de marketing y gestión de ventas, me hizo bajar de mi nube al pedirme el pasaporte o la tarjeta de turista.

No puedo entender que en un espacio para la lectura y el conocimiento -como debe ser una feria de libros- exista una zona vedada para los que ostenta determinado “origen nacional”. Si encima de eso el “área restringida” es la puerta a esa gran biblioteca, hemeroteca y enciclopedia que es Internet, entonces todo se me vuelve más absurdo. Cómo se puede, en un mismo recinto, fomentar la lectura y evitar el acceso a la información; vender libros y censurar páginas web; potenciar las palabras y no dejarnos entrar a un chat; vender diccionarios y no permitir que consultemos Wikipedia.

El incidente me hizo evocar los enormes volúmenes -en la parte más alta del librero- que mi padre me prohibía hojear cuando era niña. Como uno de esos libros inaccesibles y por ende “irresistibles” me ha parecido ayer Internet y, nosotros los cubanos, como perennes infantes a los que no se les puede dejar leer sus páginas.

Como ela posta no blog? Travestindo-se de turista e entrando em hotéis que contam com uma internet muito lenta, mas suficiente para dar notícias ao mundo. Pense nisso: você gostaria de uma realidade como esta para o Brasil? Tem quem queira!

Salvem a Sálvia!

Bixo grilo não toma jeito, mesmo! Agora, descobriram que uma variedade da inocente sálvia pode ser fumada e já é chamada de "a nova maconha". Mas não se assustem, a sálvia usada como tempero (salvia officinalis) não tem estas propriedades. Mas é muito fácil comprar esta "nova maconha" pela internet, até mesmo no Brasil. O site www.naturezadivina.com.br, vende 20 gramas de folhas por R$ 29,90. E o site http://www.salvia.net/pt/ ensina tudo sobre a planta. Nada escondido! Por enquanto...

No Globo: A salvia divinorum, cultivada no México, em geral é fumada como a maconha, mas também pode ser mascada ou bebida como infusão. Também chamada Sally-D, a erva é um alucinógeno que provoca sensação de estar fora do corpo, viajar pelo tempo e o espaço e de interação com objetos inanimados. Mas, diferente de outros alucinógenos, como o LSD, os efeitos da sálvia duram menos tempo, geralmente não mais de uma hora. [acham pouco uma hora "empedrado"???]

As propriedades alucinógenas da aparentemente inofensiva erva vem sendo compartilhadas pelos usuários em sites na internet. Cientes de que as autoridades estão de olho no movimento, vários sites dedicados a alardear as propriedades não culinárias da sálvia estão alertando os consumidores: "Resta muito pouco tempo, façam seus estoques enquanto é possível."

No Brasil, vários jornais noticiaram com um certo estardalhaço a notícia, já bem antiguinha. Mas alguns se passaram e fizeram crer que a sálvia "alucinógena" era a mesma da culinária. Portanto, gurizada, nada de querer queimar o temperinho da mamãe!

Imagens: a lá de cima é a "erva maldita" e a de baixo é a nossa velha conhecida da cozinha. Com qual você quer perder um tempinho?

quarta-feira, 12 de março de 2008

Estranha Estella

Ela lembra-se da prisão e da tortura, mas não fala sobre os assaltos, sobre o destino da grana roubada, sobre as vítimas que teriam sido feitas com as armas roubadas de quartéis.

A Pac-Woman é bem estranha...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Lei de Fronteira II

André Werner fez um excelente comentário no post Lei de Fronteira. Como muitos dos poucos leitores do PoPa não se dão ao trabalho de ler os comentários, este vai aqui repetido:

Meu caro PoPa,

Parabéns pelo blog e pelas defesas em busca de um novo tempo, em que a inteligência, o dinamismo e a competência política estejam sempre a serviço do cidadão e dos seus interesses maiores - pela sobrevivência digna - e a valorização do Estado, na criação e na manutenção de leis que lhes permitam atingir os objetivos e trazer a pujança.

Esse movimento "desordeiro" chamado Via Campesina aliado aos demais membros do MST, servem para isso mesmo. Gerar conflitos, invadir propriedades alheias e desrespeitar as leis. Não trazem nada de bom para o país. A não ser, pela condescendência dos governantes, se fortalecem e como formigas, da noite para o dia, invadem e arrasa o que está em pé.

Quem tem que se manifestar sofre conflitos de toda ordem é a Justiça, sempre acionada pela parte que se diz prejudicada, e jamais por esse ou aquele movimento, através de atos violentos e/ou de depredação do patrimônio alheio.

Essas senhoras (senhoras?) já demonstraram do que são capazes. E não sei porque, ainda, a Justiça não deu um basta nisso. A propriedade deveria ser - como manda a lei - inviolável. Independente de ser de propriedade de brasileiros ou estrangeiros, desde que devidamente documentado.

Porém, ficando sempre o Estado - através da Justiça - no direito da contestação, em se falando de soberania nacional e leis pertinentes. Mas, sempre com a mediação do Judiciário e o direito da livre defesa das partes.

Esses tais movimentos - todos massa de manobras de interesses duvidosos, pois não é com violência e invasão que se chagará a um veredicto - mas com políticas competentes e políticos sérios, trabalhando em prol do melhor para o país, o que anda difícil, diga-se de passagem. Faltam estadistas para essa Nação que sangra, e não é de hoje.

A Justiça deveria se impor nesses casos. Invadiu propriedade, roubou, abateu gados, destruiu plantações o bando vai responder processo, pagar indenização e se condenado vai para a cadeia, como qualquer outro cidadão. Veja as atrocidades cometidas pelo tal de Rainha. Sua ficha é deplorável.

Mas é líder de pessoas, facções e paus mandados que os usam como massa de manobra para forçar interesses. Tem muita parasita vivendo bem do dinheiro público. Se perderem a "mão de obra" que forma o rolo compressor, morrem à míngua, pois não são de trabalhar, nem produzir.

Mas, se especializaram na condução de uma tropa de comando único, que não faz pergunta, mas faz muito barulho para atordoar a sociedade, aquela que verdadeiramente paga o imposto e que a estes chega em forma de benefícios. Ou seja, eles são remunerados pelo Estado - para a sobrevivência? - e acabam dilapidando o patrimônio do cidadão de bem, o empresário que produz e gera empregos, que paga imposto e faz a pujança do país, e por aí vai.

O que essa gente da Via Campesina entende de produção e produtividade? O que eles entendem de delimitação de terras e fronteiras? O que, na prática, eles podem fazer para mudar o quadro para melhor? Nada! Só os parlamentares conscientes podem mudar através de novas leis, modernizando o que já superado está, e a Justiça para dirimir dúvidas, quando existirem conflitos.

Nesse caso específico de área de fronteira acho que os parlamentares do Estado deveriam fazer sim, um movimento, comissões específicas e mostrar ao governo federal que o Estado está sendo prejudicado, e trabalhar a tese. Mas não deixar a solta para que os oportunistas se aproveitem parta fazer baderna.

Aliás, e finalizando - e pedindo desculpas pelo alongado - o governo federal já se pronunciou na mudança da lei, não? Diminuindo de 150km para 50km que, mesmo assim, acho desnecessário. Afinal, quem desrespeitar as leis e normativas do país pagará o preço nas barras da Justiça. É a soberania do Estado sempre, porém respeitando os empreendedores e geradores do progresso. Seria o óbvio.

Portanto, se isso realmente aconteceu, na prática e imediatamente, mostra, mais uma vez, que a Via Campesina só fez baderna e estaria errada em seu conceito. Pois, o próprio governo federal reconhece o excesso da lei e fará mudanças.

E quem pagará em moeda sonante e também nas barras da Justiça os prejuízos causados? É pela impunidade desses grupos que estão cada vez mais agressivos e perigosos? O exemplo disso é o policial ferido por uma foice. Será que o agressor vai responder pelo seu ato?

Abs e boa semana

Pés flutuantes

O PoPa, vocês sabem, é um leitor de LFV. Hoje, sua crônica é bem interessante e versa sobre pés encontrados no Canadá e faz uma brincadeira com um doutor especialista em coisas que flutuam. Pois o PoPa resolveu fazer uma pequena pesquisa e é verdade! Pés direitos apareceram flutuando no Canadá! E "trajando" tênis! (clica aqui para ler a notícia).

O tal doutor teve a chance de estudar o comportamento dos tênis flutuantes e as diferenças de flutuação entre pés direitos e esquerdos quando um container contendo 1600 pares caiu ao mar e despejou seu conteúdo. Mas ele fez estudos com bolas de borracha, patinhos plásticos e outros objetos flutuantes, resultantes de outro acidente marítimo: 29.000 brinquedos de borracha caíram ao mar! Dez meses depois, começaram a chegar no Alasca É o cúmulo da especialização, não? Ele afirma que os pés flutuantes podem ter vindo até mesmo do Japão!

Se você encontrar algo que tenha flutuado através dos oceanos do mundo, entre em contato com o Dr. Ebbesmeyer em seu site: http://beachcombersalert.org/

Imagem: Dr Ebbesmeyer e seus brinquedinhos de borracha.

domingo, 9 de março de 2008

A Lei de Fronteira

O PoPa sempre foi contra a famigerada lei de fronteira. Graças à ela, empresas com capital estrangeiro não se instalaram na região no início do século XX, levando a Metade Sul do RS a atrasar-se na corrida desenvolvimentista industrial. Mas a lei permanece até hoje em vigor, impedindo estrangeiros ou empresas estrangeiras de adquirir bens nesta região.

O PoPa sempre dedicou-se a denunciar este abuso com a região e apenas agora, com o bloqueio das áreas da Stora Enso, é que a região acordou para o real e centenário problema . A empresa comprou áreas na Fronteira Oeste e colocou-as em nome de uma empresa brasileira, composta de brasileiros. É ilegal? Não, pois não houve nenhum tipo de desvio de verbas ou o que quer que fosse. A empresa declarou ao Estado que estava agindo assim, para defender os interesses dos vendedores, que queriam a documentação. A lei de fronteira é tão estúpida que a autorização para tal registro está demandando até a contratação de historiadores, para rastrear a legalidade da posse da terra pelos vendedores (se o comprador não for estrangeiro, parece não importar a origem).

Por que ainda existe esta excrescência jurídica em nosso País? Estamos em estado de beligerância com o Uruguai, com a Argentina ou com o Paraguai? Dá para entender que ainda exista este tipo de legislação na densa floresta amazônica, mas não aqui na nossa região!

Esta lei serviu de base para o atentado das mulheres da via campesina às instalações da Stora Enso. E o PoPa fica pasmo que ainda tem quem defenda este tipo de ação, dizendo da ilegalidade da posse das terras. São os mesmos que criticam a região e seu pretenso latifundiarismo. Não se dão conta - ou bem sabem - que este sistema desenvolveu-se exatamente por causa da lei de fronteira! Apenas para registro, a PM fez o trabalho que deveria fazer e fez bem. A área estava com interdito proibitório - não poderia ser invadida - e a BM estava lá para defender a justiça e a legalidade. As criminosas - que agiram contra a lei - recusaram-se a sair pacificamente. Qualquer estudante da década de 60 e 70 saberia que com tropa de choque não se discute, a não ser que se quisesse algum tipo de mártir... Mas quem saiu mais ferido, afinal, foi um brigadiano, que levou um golpe de foice no ombro. A imprensa não deu muita cobertura para o fato, talvez por que não venda jornal, sabe-se lá. Poderia ter sido na jugular, talvez a intenção tenha sido esta e a criminosa errou o alvo.

Há alguns anos, uma rica igreja norte americana queria comprar terras na região, para a produção de arroz. Traria tecnologia, aumentaria a produção e produtividade, criaria empregos no campo, mas era estrangeira... comprou em outra região, para fazer a mesma coisa que faria aqui! Por que esta discriminação? Por que o governo federal, que sempre se disse ao lado da região e ao lado do combate à estagnação econômica nada faz? FHC, Lula e até Collor se disseram favoráveis à redução das desigualdades regionais, mas nada fizeram!

E nota-se, também, que os detratores da região, os que não querem o desenvolvimento, os que são contra estrangeiros aqui produzindo, não são da região... as mulheres da via campesina têm sotaques de outras terras, também! A quem interessa este tipo de ação? A quem interessa o atraso desta região?

sábado, 8 de março de 2008

PAC-MAN

Na longínqua década de 80, uma empresa japonesa desenvolveu um jogo, chamado Pac-Man. Um personagem, que ficou famoso em todo o mundo, disparava por um labirinto lotado de bolinhas, vitaminas e fantasmas. Os fantasmas, como aloprados, viviam perseguindo o Pac-Man, enquanto ele ia engolindo suas "bolinhas" durante seu percurso pelo labirinto. Mas, em pontos estratégicos, tinham algumas bolinhas mágicas, que davam poder ao Pac-Man, de destruir os fantasmas. Ele precisava ser rápido e estar nos lugares certos, para acabar com os fantasmas. O PoPa jogou muito Pac-Man em um Atari 2600 com seus filhos!

Algum tempo depois, foi lançado outro jogo, com a Pac-Woman. Mesmo roteiro, mesmo labirinto, mesmos desafios. Mas ela não teve tanto sucesso, pois não era original. Era apenas uma cópia feminina do Pac-Man! E não adiantou o Pac-Man dizer que a Pac-Woman era a mãe do Pac.

Jogue o clássico pac-man, clicando aqui (uol games)

Crime e Terror

O PoPa anda lendo coisas muito estranhas. No Estadão, comentando uma notícia, um leitor afirma, sobre as farc: "Tenho visto muitas pessoas de pouco conhecimento sobre o assunto, repetir besteiras propagadas por uma ampla campanha americana de querer englobar diversas atividades criminosas como atividades terroristas". Não é estranho isso? Onde acaba a atividade criminosa e começa a atividade terrorista?

O PoPa não entende muito dessa história de crime e terror. Assume que se existe um grupo uniformizado, à revelia da população, fazendo guerra ao poder legalmente constituído, então existe terrorismo. Fosse um governo totalitário - de esquerda ou direita - poderia ser guerrilha, pois haveria o propósito de restabelecer a ordem ou seja lá o que for (talvez uma ditadura de outro lado...). Isto é uma questão óbvia: são criminosos, sim, mesmo o leitor defensor admite isso! E são terroristas, sim! Atacam alvos civis, prejudicam a vida da população civil, fazem seqüestros por dinheiro, traficam armas (para ficar somente no óbvio)... se isto não é terrorismo, o que é, então?

sexta-feira, 7 de março de 2008

Reflexo retardado

Ontem, apenas ontem, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia: Nicaragua tomará en cuenta para una normalización de las relaciones, que Colombia reconozca el fallo de la Corte Internacional de Justicia sobre un diferendo marítimo con Managua. La ruptura de relaciones es una respuesta a un proyecto expansionista del gobierno del presidente Álvaro Uribe, dijo el canciller nicaragüense, Samuel Santos. (fonte: Granma). Ou seja, aproveita-se de uma situação para tentar levar vantagem em outra. Deve ter recebido uma ligação do Chávez uns dois dias depois do fato, já que é um país que até para o rei bolivariano não representa muito. E chama de expansionista a Colômbia!!! Quem quer expandir a tal república bolivariana não é exatamente Uribe.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Números...

São muitas as coisas que se podem fazer com números. Até usá-los, com má-fé, para torcer fatos e ditar regras erradas. Hoje, levado pelo Maia a ler um blog de esquerda, o PoPa constatou, mais uma vez, este tipo de uso. No blog, o autor falava das "papeleiras" e sua contribuição na campanha de Yeda. O que o blogueiro esqueceu de dizer é que estas empresas também contribuíram com a campanha de Olívio. Stora Enso, para citar um exemplo, doou 23.000 para Yeda e 24.000 para Olívio. A Aracruz também doou para os dois, sendo mais para a Yeda. E a VCP foi mais esperta e não deu nada para Olívio. Ela sabia que, eleito, Olívio as mandaria sair do Estado, como fez com a FORD. Estes dados estão à disposição de quem quiser no site do TSE. Usar de meias verdades é usar de mentira inteira!

O PoPa sabe que o plantio de eucaliptos é uma saída para a crise econômica que se arrasta na Metade Sul e sabe, também, que existe um movimento muito maior para impedir o desenvolvimento da região. O que as delinqüentes da via campesina sabem de plantação, de qualquer plantação? Limitam-se a repetir bordões manjados e atuarem como títeres nas mãos escurecidas de setores que não se mostram abertamente ao nosso povo. Escondem o rosto para que ninguém saiba quem são. Têm vergonha do que fazem? Ou isto está na cartilha da guerrilha da qual fazem parte? Infelizmente, acabamos de presenciar uma ação da justiça que cedeu às ameaças de outros marginais terroristas que trancam estradas. Para, claro, que eles continuem a fazer o que estão acostumados a fazer, menos trabalhar para produzir alguma coisa.

Felizmente, apesar do vandalismo, nosso povo não está gostando disso! A Metade Sul tem fé e força para romper com os vândalos a soldo do imperialismo socialista!

Voltando ao Pampa

O PoPa não gosta muito de falar sobre assuntos que nada tenham a ver com o Pampa. Mas os últimos dias foram de lascar...

A tal da via campesina aprontou feio na região, novamente. E, claro, estão reclamando dos "maus tratos" da Brigada Militar, que agiu para cumprir a lei. Elas não saíram de boa vontade e tiveram que ser retiradas à força. Um brigadiano foi ferido no braço por uma foice. Poderia ter sido na jugular, como o Soldado Valdeci. E o mst, para variar, resolveu bloquear uma série de rodovias, também na região. O PoPa não entende como funciona isto! Um grupelho de delinqüentes bloqueia uma rodovia e a polícia não retira-os de lá à força! Onde está o respeito à Constituição Brasileira? Ela garante o direito de ir e vir de todo cidadão de bem e, ao bloquear uma rodovia, este direito está sendo tolhido. E sem um motivo razoável!

Os vagabundos do mst não têm nada mais para fazer, mesmo, estes atos foram de "apoio" à via campesina e para que se liberasse a chefe da gang, que havia sido presa por agredir um policial a serviço... este pessoal do mst o PoPa não chama de vagabundos morais. São vagabundos. Só.

OEA

O PoPa anda lendo nos jornais brasileiros, que Lula do PT está contente com a Resolução da OEA. O PoPa tabém está contente, mas não concorda com o que se diz por aí, que a Resolução acompanha a posição diplomática brasileira: Não houve a condenação da Colômbia, como queria nosso presidente, apenas a condenação do ato em si. Mas o mais importante, é que a OEA vai investigar os fatos. Ou seja, um organismo internacional vai investigar para saber o que as farcs estavam fazendo em território equatoriano, se a documentação capturada é verídica, se eles estavam realmente dormindo ou se foram despidos pelo exército equatoriano... enfim, em nenhum momento, Lula e sua turma pediram uma investigação. Apenas diziam que condenavam a invasão. Logo, a Resolução da OEA não condiz com a posição diplomática brasileira. E o presidente do Equador, após a visita a Lula do PT, soltou os cachorros na Colômbia, ainda em solo brasileiro. Não respeitou a posição diplomática do Brasil, ou não foi exatamente isto que conversaram?

quarta-feira, 5 de março de 2008

Solidariedade

Nota do PT sobre o assunto do momento:

"não há pretexto que justifique esta violação do direito internacional, inspirada numa doutrina fracassada que, a pretexto de 'combater o terrorismo', tem gerado destruição e instabilidade em várias regiões do mundo."

"O PT considera que a ação militar desencadeada pelo governo Uribe em território equatoriano, além de ameaçar a paz entre os países da região, prejudica o processo de troca de reféns e as almejadas negociações de paz. Quem mata o negociador, demonstra não estar interessado na negociação"

"O PT manifesta sua solidariedade ao Pólo Democrático Alternativo e a todas as forças políticas e sociais que se mobilizam, na Colômbia e em toda a América Latina, em favor da paz, da democracia e da justiça social"

Tem mais algumas baboseiras, mas o PoPa nem vai comentar, pois seus dez leitores já entenderam o que o partido quis dizer...

Mas, o que é este Pólo Democrático Alternativo e o que ele pensa da crise? É uma espécie de "Frente Popular" venezuelana, com partidos de esquerda. Um texto de opinião no site do Pólo (www.polodemocratico.net) coloca a situação em uma dimensão muito realista e o PoPa acredita, muito séria e responsável, ao contrário do partido do nosso mestre. (grifos do PoPa)

¿Cuál la actitud del Polo frente a la crisis regional?


Miércoles 5 de marzo de 2008

Luego de que la Dirección Nacional del PDA aprobara el pasado 2 de marzo de 2008 una declaración pública frente a la crisis de las relaciones de Colombia con Ecuador y Venezuela, han tenido lugar una serie de hechos que han profundizado esa crisis y, si la escalada no se detiene, la polarización creciente podría conducir a un enfrentamiento de graves consecuencias para los pueblos y países de la región.

El Polo debe fijar su posición como partido de izquierda democrática ante estos nuevos hechos, contribuyendo en lo posible a proponer salidas que ayuden a que la tensión disminuya y se restablezcan las relaciones entre los tres países hermanos. Es necesario intentar medir lo sucedido en su justa dimensión, me permito presentar al PDA las siguientes reflexiones:

- El Estado colombiano, el actual, tiene el legítimo derecho del monopolio de las armas, tiene el legítimo derecho de perseguir y combatir a los grupos armados ilegales, entre ellos a las FARC. En consecuencia, el gobierno colombiano tiene la obligación de enfrentar sin excepción a esos grupos. Al mismo tiempo, es su deber buscar salidas políticas para poner fin a un conflicto armado que lleva más de cuarenta años.

- En los acontecimientos que culminaron el pasado 1 de marzo de 2008 con la muerte del comandante de las FARC, Raúl Reyes, el gobierno de Colombia no atacó a la población civil, ni a las autoridades, ni a los bienes del Ecuador. Las Fuerzas Armadas atacaron un campamento de las FARC que se encontraba en Ecuador, al borde de la frontera con Colombia, sin que hubiese la intención de atacar al país hermano.

- Sin embargo, el asalto al campamento violó la soberanía y la integridad territorial del Ecuador. En este sentido se trata de un acto reprobable y condenable, como lo es todo acto por parte de las autoridades colombianas que, en el marco del combate a los grupos armados ilegales, viole las leyes. Le cabe al gobierno de Uribe toda la responsabilidad legal por la violación del Derecho Internacional en que ha incurrido, como le cabe a las FARC toda la responsabilidad política por utilizar las fronteras de los países vecinos.

- Las pruebas que supuestamente el gobierno de Colombia dice haber encontrado en los computadores incautados en el asalto, indican que el gobierno del Ecuador estaba apoyando a las FARC. Seguramente esto es falso, el gobierno ecuatoriano sostiene que mantenía contactos con las FARC con el fin de facilitar la liberación de las personas secuestradas, entre ellas Ingrid Betancur. ¿Pero es normal que esos contactos con las FARC se estuviesen adelantando sin el conocimiento del gobierno de Colombia? ¿Esta relación unilateral con las FARC por parte del gobierno de Ecuador, aun si fuese por motivos humanitarios, no es a su vez una violación de la soberanía de Colombia?

- Con motivo del asalto al campamento de las FARC en territorio ecuatoriano, el presidente de Venezuela, Hugo Chávez, ha expresado improperios contra el Presidente Uribe. No en vano las declaraciones de Carlos Gaviria el pasado 2 de marzo: "Yo soy el Presidente de un partido de oposición pero nosotros debemos tener presente que al Presidente lo eligieron los colombianos y que el Presidente no puede ser tratado de una manera tan irrespetuosa por Jefes de Estado de países extranjeros y mucho menos vecinos". El presidente Chávez también ha amenazado con guerra si un tal hecho llegase a producirse en territorio venezolano, ha cerrado la embajada de Venezuela en Bogota, ha expulsado el embajador de Colombia en Caracas y ha anunciado el cierre de la frontera con Colombia. Actuando de esta manera, el presidente Chávez, lejos de conseguir que la opinión pública colombiana entienda sus razones, provoca la adhesión de la misma al presidente Uribe y le "da manivela" a la escalada de la confrontación entre los dos países. ¿No estamos acaso frente a una respuesta desproporcionada por parte del presidente Chávez, cuando en realidad los hechos sucedieron en Ecuador y no en Venezuela?

- Es inconveniente y provocador el anuncio del presidente Uribe de presentar una demanda contra el presidente Chávez ante la Corte Penal Internacional por patrocinio de grupos terroristas, tanto más cuando cerca del 30% de congresistas que apoyaron al primer mandatario en su pasada campaña electoral se encuentran investigados por vínculos con grupos paramilitares. Todo lo anterior cierra aun más las puertas a la posible gestión del presidente Chávez para facilitar un Acuerdo Humanitario (luego de quedar demostrado su valioso concurso en la reciente liberación de los secuestrados) y a su acción en aras de un acuerdo político para acabar con el conflicto interno armado. ¿Podría ser el presidente Lula quien entre a jugar un rol de intermediación?

- En la OEA, varios gobiernos de países de América Latina han apoyado el pedido del gobierno de Ecuador de condenar a Colombia por la violación de su soberanía nacional. ¿Tal petición puede considerarse justa, sin considerar injusta la solicitud de que se investigue el supuesto apoyo financiero del gobierno de Venezuela a las FARC?

- La bancada del partido Liberal en el Congreso de Colombia ha anunciado su respaldo al Presidente Uribe "para que solucione la crisis, pero no para que la profundice". A su vez, muchos colombianos y colombianas, así como la comunidad internacional, mirarán con atención la posición del Polo frente al presidente Uribe en esta crisis regional. ¿Cuál actitud del PDA en tanto que principal fuerza política de oposición al gobierno y como partido que defiende los intereses de la nación y propugna por la paz en la región?

México, 5 de marzo de 2008
Texto de opinión por Mauricio Trujillo-Uribe.

Refém da bandidagem

Vejam esta, da ZH digital: O ouvidor-geral de Segurança Pública do Estado, Adão José Paiane, se desloca para o fórum de Rosário do Sul com pedido de relaxamento de prisão de Irma Ostrovski, da coordenação Estadual da Via Campesina.

Ela foi presa na terça-feira junto com outras manifestantes durante cumprimento de ordem judicial na fazenda Tarumã. A área foi ocupada por mulheres do movimento. Segundo o ouvidor a liberação será para evitar novas ações no Estado.

Estado refém de arruaceiros? Refém de bandidos? A governadora Yeda capitulando para a bandidagem rasteira? Irma responde processos até por sequestro! Com licença, que o PoPa vai vomitar!

Imagem: precisando de um cotonete aí, ouvidor?

Campesino

Nestes dias complicados, as palavras são deturpadas. Campesino refere-se a campo, campestre. Lutzemberger preferia este termo ao de colono, pois seria um profissional do campo e não um colonizador. Certamente, não um invasor e muito menos um terrorista.

Sim, podemos classificar a via campesina como um grupo terrorista, pois os atos que pratica podem ser comparados ao de uma agremiação terrorista, que pretende assustar uma região que, finalmente, está encontrando algum meio de sair do "apagão econômico" em que se encontra há décadas.

Os dez leitores do PoPa sabem que a via campesina invadiu uma área que estava com interdito proibitório e destruiu algumas árvores para "plantar" nativas. Fez duas imbecilidades: destruiu o que estava plantado e inviabilizou mudas que poderiam ser efetivamente plantadas em algum lugar. E, claro, estava com 300 crianças na invasão. Acho que elas poderiam ser processadas apenas por este detalhe: uso de crianças em atos potencialmente perigosos, levando a risco de vida os pequenos. Ou, pelo menos, a uma séria deformação intelectual.

28 onibus estavam na "festa". Quem terá pago esta conta? O que o PoPa gostaria, é que a justiça fizesse uma triagem com identificação das marginais presentes, dos pais das crianças e dos proprietários dos ônibus. Poderia dar um interessante quadro para análise.

Irma Maria Ostroski, nascida em 18/01/72, casada, residente em Piratini, que participou da morte do soldado VALDECI DE ABREU LOPES, em Porto Alegre, participou da destruição do viveiro da Aracruz, da invasão da VCP e tantas outras ações terroristas, desta feita agrediu um policial militar. E foi presa. Espero que fique na cadeia por algum tempo, desta vez - pelo menos uma semana...

Mas o PoPa também está também preocupado com o que a ZH escreveu: É provável que sejam legítimas suas queixas de que a árvore traz ressecamento da terra. Como assim, caro jornalista Humberto Trezzi? Onde está o embasamento técnico para achar provável este tipo de asneira?

Diplomacia peruana

A via crucis do presidente equatoriano pela América Latina, encontrou apoios e algumas neutralidades. Mas a opinião que mais chamou a atenção do PoPa, foi a do presidente peruano. Ele condenou a invasão colombiana, mas classificou de tão grave quanto, a invasão das farc. Ou seja, condenou a ação dos narcotraficantes, que também invadiram o Equador e nem mesmo seu presidente parece se importar com isso. Lula do PT não se importa, pois em nenhum momento, seus diplomatas teceram qualquer comentário à respeito. Como se não existisse o fato... Os peruanos também não veem com bons olhos o envolvimento de Chávez no conflito.

Disse Garcia: “que si la incursión militar de las fuerzas colombianas a Ecuador hubiera ocurrido en Perú, diría que es inaceptable”... “ningún país puede permitir que comandos de la guerrilla y la subversión se asilen y permanezcan dentro de su territorio, para desde ahí atacar a la democracia de otro país”.

Paz, ora a paz...

O PoPa estranha as declarações do presidente do Equador, no périplo que ele está fazendo pela América Latina. Em Brasília, o democrata declarou: "se algum equatoriano tivesse morrido no ataque colombiano às farc os dois países já estariam em guerra"... O massacre já começou. Não vamos cruzar os braços"... se daria por "satisfeito" apenas com uma "rejeição categórica" da OEA, mas isto não afetaria as relações com a Colômbia, que continuarão "interrompidas"... as relações com seu vizinho se restabelecerão apenas no "muito improvável caso" de o presidente colombiano, Álvaro Uribe, "pedir desculpas claras", se comprometer a "não repetir estas ações" e reconhecer a "cantinflada" (trapalhada) de tentar relacionar o Equador com as farc. (tá querendo demais...)

Convenhamos, isso é papo de quem quer a paz? O que, ou melhor, quem ganha com isto? Qual será a posição do povo do Equador nesta história? Eles quererão a guerra com o país vizinho? Eles concordam que seu país possa se tornar um aliado de traficantes? O PoPa acredita que, com estas declarações, o Itamarati vai ter que repensar sua posição e ser um pouco mais duro nas suas declarações, para tentar contornar a cantinflada destas caras... Isso de querer condenar a Colômbia simplesmente, já não está dando certo, pois este carinha está "se achando" demais!

Imagem: Raúl. Este guerrilheiro estava meio fora de forma... muito melhor alimentado que os seus reféns.

terça-feira, 4 de março de 2008

Traição...

"A traição do ataque, a perversidade e o cinismo mentiroso de Álvaro Uribe para deformar as circunstâncias da morte do comandante Raúl, não só tensionam perigosamente as relações deste governo com as repúblicas irmãs, mas golpearam gravemente as possibilidades de intercâmbio humanitário".

Segundo o Estadão, As Farc garantiram que Reyes morreu enquanto cumpria uma missão determinada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez -- uma entrevista com o presidente francês, Nicolás Sarkozy, com o objetivo de buscar uma solução para a situação de Betancourt e dos demais reféns.

Estas são partes do comunicado das farc sobre o episódio. Demoraram um bocado para fazer este comunicado... estranho, muito estranho! Mas o PoPa esgotou-se com a capacidade desta gente dizer besteiras e bobagens! Usar as palavras traição, perversidade e cinismo???? O que estes vagabundos fazem afinal? Não traem seu próprio povo, não usam de perversidade brutal contra gente desarmada, não usam do cinismo com teorias humanitárias? Eles foram mortos armados, dispostos a matar! E eles estavam a serviço de Cháves, no território do Equador...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Diplomacia brasileira

O PoPa estava torcendo para que não saísse nenhum tipo de comunicado brasileiro sobre a pendenga entre os latinos amazônicos. O PoPa não encontrou a nota oficial no site do Ministério do Exterior, mas as notícias que estão nos jornais dão conta de que o Brasil apresentará na terça, na reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) a sugestão de que a Colômbia apresente um pedido de desculpas explícito e sem adjetivações ao Equador; e sugerirá a criação de uma comissão de investigação da OEA para identificar qual país tem razão sobre o episódio que resultou na morte do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

O PoPa não entende de diplomacia, mas Raúl era Equatoriano, por acaso? Tinha visto de turista, pelo menos? Não seria o caso da Colômbia ter retirado das terras equatorianas um criminoso colombiano? Ou o Equador estava gostando de servir de dormitório para as farcs? A reação do presidente do Equador diz tudo: "No aceptaremos que a pretexto del combate a lo que ellos llamen terrorismo [caramba! o que as farcs fazem, mesmo?] se impriman doctrinas de irrespeto a la soberanía de los estados".

E, por que diabos Chávez tomou as dores pelas farcs, dizendo que Raúl foi assassinado? Qual é mesmo o sistema de trabalho das farcs? assassinato, sequestro, extorsão, tráfico... nada disso é algo a ser criticado?

Aí, o PoPa fica cismado com a posição brasileira (sem trocadilhos, por favor). A Colômbia já se desculpou por ter entrado 1800 metros dentro do território equatoriano. O que mais o Brasil está querendo? Já que os outros tomaram uma posição quase selvagem, de guarnecer militarmente suas fronteiras, expulsar embaixadores, por que o Brasil não poderia ter uma posição mais conciliadora?

Aliás, a Colômbia até deveria agradecer seus vizinhos, pois com este reforço militar, as farcs não mais invadirão estes países... hehehe

Imagem: do computador de Reyes, reparem no poster atrás do guerrilheiro cantante (eltiempo.com)...

domingo, 2 de março de 2008

Quem ganhou

O PoPa é um leitor frenético de LFV. Aprecia sua inteligência e facilidade de transmitir emoções através de poucas palavras. Alguns podem até estranhar esta predileção do PoPa, pois LFV é um reconhecido admirador - até mais que isso, seguidor - de Lula do PT. Mas ele tem tentado escrever de maneira um pouco distanciada destas coisas todas que acabaram acontecendo ao redor de Lula do PT. Na sua crônica deste domingo (clica aqui para ler na íntegra), ele fala sobre as coisas que aconteceram na história e que nem sempre o foram da maneira como se esperava à época. O último parágrafo é sintomático:

Uma outra história parecia estar se desenhando nos loucos anos 20 do século passado, quando várias liberdades novas começavam a ser experimentadas. Mas a "era do jazz" acabou sendo a do crescimento do fascismo e de outras formas liberticidas. Nos fabulosos anos 60, as drogas, o sexo e a comunhão dos jovens pela paz e contra tudo que era velho também anunciavam uma outra história, mas a que ficou, a que ganhou, foi a do conservadorismo de Nixon, de Margaret Thatcher, dos generais daqui, etc. Sua alternativa, em vez de "História", só mereceu como rótulo a frase mais triste de qualquer língua: o que poderia ter sido.

Para o velho PoPa, aquele "etc" diz tudo... o que poderia ter sido... o cara é gênio até para se retratar! hehehe

Mostrando a cara II

"Rendemos tributo a um verdadeiro revolucionário que foi Raúl Reyes", declarou Chávez em seu programa de televisão, pedindo um minuto de silêncio. A morte do narcotraficante travestido de guerrilheiro foi festejada pelo mundo livre. Provavelmente, Chávez acha que o que as farcs fazem, matando até crianças, é algo muito humanitário. E, claro, ameaçou o país vizinho, deslocando dez batalhões de tanques para a fronteira. O PoPa fica imaginando se isto não é uma espécie de salvo-conduto aos narcotraficantes, para fazerem das suas na Colômbia e depois esconderem-se, covardemente, em terras "amigas".

O PoPa espera que Lula do PT tenha uma posição de representante legítimo dos brasileiros e, se não aplaudir a morte do narcotraficante, pelo menos respeite o direito do povo da Colômbia de defender-se. Melhor que fique quieto...

sábado, 1 de março de 2008

CÓDIGU DI ETIKA DU PARTIDU

I - Nenhum cumpanhêru poderá negar o desconhecimento deste código. A senha é: "num sei di nada, num vi nada";

II - Nunca permitir qualquer tipo de crítica aos cumpanhêru que estão no pudê. Se for difícil a defesa, ataque o ofensor! Chame-o de neoliberal (não precisa saber o que é isso);

III - Leia atentamente todos os manuais do Partido, principalmente o "O Que Fazer".
  • versão a) Se algo der errado, negue! se for pego com dólares na cueca ou com carro de empreiteiros ou com contas estranhas no cartão corporativo, diga que foi um "erro administrativo" ou "alguém agiu de má-fé". Mas NUNCA diga nomes, que terás todo apoio necessário. Nós cuidamos dos nossos! É permitido chamar estes cumpanheerus de "alopradus", desde que carinhosamente;
  • versão b) Acredite piamente na versão oficial e defenda-a contra tudo e contra todos.
IIII - Aceite companhias antes indesejadas, se for para o bem do partido. Não importa que ele tenha se criado sob as asas da ditadura. Se é nosso amigo não é mais dazelites. Isso vale para ex-presidentes e ex-ministros também!

IIII - Entrem em todos os blogs que não simpatizem com o partido e batam prá valer. Usem expressões fortes, como pelêgo, filhote da ditadura, neoliberal, mídia golpista. Ataque as idéias deles sob qualquer aspecto. Não se importe se não for publicada. O blogueiro já perdeu tempo e ficou furioso! Esta é a idéia.

IIIII - Chávez, Fidel e Evo são amigos. Bush é o inimigo. Seus amigos são inimigos, portanto, Uribe é inimigo. Qualquer um que fale mal dos amigos, exige resposta imediata! Cuba é o paraíso. Se disserem para você ir morar lá, diga que precisa ficar aqui e trabaiá para que o Brasil chegue lá, também!

IIIIII - Toda notícia ruim para o partido, é coisa da "mídia golpista". Tudo que o cumpanhêro precisa saber está no "Cartas da Capital" ou no "Afiando as Conversas"!

IIIIIII - Nunca, nem sob tortura, admita que mandou seu filho para a Díznei!

IIIIIIII - Encha o blog que inventou este concurso de desaforos!!!!


Nota do redator ao comando supremo do partido (NÃO IMPRIMIR NA VERSÃO DEFINITIVA DO CÓDIGO!):
1. não tem nome do partido, pois este código pode parar em mãos erradas;
2. alguns erros ortográficos são necessários para que as bases consigam entender o contiúdu (ops);
3. a numeração (os pauzinhos antes de cada ítem) não são números romanos, pois as bases podem se confundir;
4. o item III tem duas versões: a versão a, para os cumpanhêrus graduados e a versão b para "as bases".