sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Delirium retumbantis

Trechos de entrevistas de Lula do PT, na Folha de hoje:

"Volto hoje [a Colatina] com alegria redobrada, porque o tempo se encarregou de mostrar que o povo brasileiro estava certo quando votou em mim para presidente, quando votou no companheiro Paulo Hartung para governador [do Espírito Santo]. E o povo brasileiro está hoje, recebendo parte daquilo que o povo merece receber, não é tudo ainda".

"Nós tivemos um governador aqui, do PT, chamado Vitor Buaiz [...], que comeu aqui neste Estado o pão que o diabo amassou e que vivia em Brasília, acreditando que o presidente Fernando Henrique Cardoso iria ajudá-lo e não ajudou". Hehe, como Yeda...

"Quando você vira presidente da República, o que vai mostrar se você foi mais eficaz ou não são os resultados do seu governo. Então, eu tenho até 2010. Eu tenho mais três anos e pouco. Quando terminar o meu mandato, eu terei passado oito anos na Presidência e Fernando Henrique Cardoso terá passado oito anos. As estatísticas vão mostrar quem fez o quê para o Brasil."

Engraçado como ele está convencido de que é realmente o salvador do Brasil! Em alguns anos, acadêmicos [e psicólogos e psiquiatras...] estarão fazendo teses de mestrado e doutorado sobre este cativante assunto. As naturais barreiras psíquicas que todos temos, e que mantém nosso ego sob controle relativo, neste caso ruíram completamente. Paralelos históricos [e histéricos] temos muitos, mas não convém lembrá-los.

E a fixação que ele tem por FHC só pode demonstrar uma única coisa: ele é apaixonado pelo cara! E, vamos torcer para que ele melhore bastante, pois até agora, FHC está ganhando. Até no tal IDH, já que a posição brasileira era a de número 67 e hoje está no 70º lugar.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

E o PFL governou o país por 500 anos...

Lula do PT, em um de seus arroubos verborrágicos, disse: "Quem quer acabar com a CPMF? É o PFL, que torce todo santo dia para as coisas não darem certo nesse País, porque eles governaram durante 500 anos e não conseguiram fazer o que o País queria que fosse feito." "o DEM vota contra a CPMF porque é um partido sem perspectiva de poder". O PoPa não vai comentar esta bobagem, mas acredita, sinceramente, que o cara está doente... Afinal, como alguém que governou por 500 anos não tem perspectiva de poder????

O DEM lançou uma nota oficial repudiando estas bobagens (e batendo bonito!):

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL - NOTA OFICIAL

Ao afirmar que o DEMOCRATAS vota contra a CPMF porque é um Partido sem perspectiva de poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz previsão sobre um futuro que não lhe pertence, desrespeita a Oposição de forma arrogante e autoritária, além de confrontar a vontade da maioria da população brasileira que rejeita a CPMF e condena a gastança imoral do governo.

Sobre a declaração insultuosa, agressiva e inadequada do presidente Lula, a Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público afirmar ao povo brasileiro:
  1. mais relevante que qualquer perspectiva de futuro para um líder e um partido político é representar as exigências e as necessidades da população e do país no tempo presente;
  2. a razão que leva o Democratas a votar contra a prorrogação da CPMF é o seu compromisso estatutário e a certeza que este imposto é nocivo ao bolso do povo brasileiro e prejudicial ao desenvolvimento do país;
  3. a CPMF não é mais necessária ao Brasil. Quem defende a cobrança deste imposto é o presidente Lula porque interessa ao governo seguir gastando e ampliando a máquina pública para tentar transformar o Estado em filial do Partido dos Trabalhadores;
  4. apesar da CPMF e da arrecadação recorde de impostos, o governo Lula levou à falência os serviços de Saúde e de Educação, as estradas, o sistema aéreo, sem falar na crise do abastecimento de energia elétrica por falta de investimentos. Em vez de aplicar o dinheiro dos impostos em benefício das pessoas, o presidente Lula, lamentavelmente, só se preocupa com a sua permanência no poder, mesmo quando isto implica risco à democracia e ao Estado de Direito;
  5. o presidente Lula precisa entender que o país só vai crescer e ter empregos quando reduzir gastos do Estado e diminuir a carga tributária. E este é o compromisso do Democratas. Que o presidente Lula não nos insulte por defendermos um futuro melhor para o Brasil;
  6. não é um presidente da República que passa por cima dos compromissos assumidos; que não defende os valores éticos e que minou a confiança e a esperança das pessoas que vai definir o futuro do País ou o futuro do Democratas;
  7. o futuro do povo brasileiro será definido pelo próprio povo que sonha com um governo livre da incompetência e da corrupção. E com um presidente da República que pense menos na perspectiva de seu poder pessoal e mais na perspectiva do país.

Brasília, 29 de novembro de 2007

Deputado Rodrigo Maia/Senador José Agripino/Deputado Onyx Lorenzoni
Presidente/ Líder no Senado/ Líder na Câmara

Amigos!

Pois o PoPa recebeu um presente da amiga Letícia Coelho, um prêmio "Blog Cabeça". Vixe! O PoPa já achava que nem tinha mais cabeça e ficou agradecido pela lembrança da Letícia!

E, como de praxe, tem que passar para mais cinco blogs. Decisão difícil, pois o PoPa não frequenta muito a blogosfera. Mas aí vai:

Depósito do Maia, que é um cara muito centrado, portoalegrense que gosta de mexer nos vespeiros de uma certa esquerda...

Blog do Cineman, onde podemos saber das novidades do mundo cinéfilo e ainda ler algumas coisas políticas, com análises bem sutis (até demais...)

Indicaria também o blog Pensamentices, que está nas leituras diárias do PoPa, onde se sabe muita coisa de política, mas este já está premiado pela própria Letícia...

O PoPa não vai indicar mais que estes, pois são os que fazem ele pensar e, já que não dá para indicar novamente a Letícia, fica por aqui mesmo. E resolveu que não vai avisar aos indicados, para ver se eles realmente passam por aqui!!! hehehe.

Vitória?

Nas leituras matinais, o PoPa encontrou hoje, a notícia que esperava há dias: a cassação da esdrúxula liminar que passava ao Ibama o licenciamento das florestas da Metade Sul. Mas não pôde deixar de traçar um paralelo com as montadoras gaúchas. A GM ficou, pois seus investimentos já estavam em andamento, enquanto a Ford foi mandada embora, pois estava apenas no início. Assim é com os investimentos florestais na Metade Sul do RS. A VCP está com grandes investimentos em andamento e, provavelmente, irá completar o ciclo, mas Stora Enzo e Aracruz poderão desistir de mais de 3 bilhões de investimentos, em uma região pobre, carente de empregos, carente de recursos, carente de tudo!

Mesmo derrotada a liminar, foi uma vitória do atraso, dos que se dizem civilizados, dos que acham que detém todo o conhecimento do mundo. Uma vitória da "mui leal e valerosa". E ainda dizem que nossa região é atrasada...

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Paz e Amor

O PoPa leu no Estadão, que Lula não quer guerra pela CPMF mas, na mesma notícia, ele afirma que "Eu acho que essas pessoas (os senadores contrários à aprovação) têm de pensar, na hora que elas votarem contra, qual será o efeito dos votos nas crianças que precisam de saúde, nos trabalhadores rurais que precisam da Previdência e nas pessoas que estão passando fome neste país". "Portanto, quem quiser agir com irresponsabilidade e votar contra, depois vai ter que explicar para a sociedade porque fez isso".

Lulinha "paz e amor" não aprendeu que isso é guerra psicológica da mais baixa! Pretende dizer que pessoas estão passando fome agora, porque a CPMF futura não vai ser aprovada! Então, não serviu de nada até agora, oras... esta grana serve para o inchaço do governo, engordado com mais de 25 mil novos funcionários, sem que o serviço público tenha melhorado um pouquinho que seja. Educação, segurança, saúde, está igual ou pior do que antes da era Lula. Mas, claro que ele não sabe disso.

Será que os deputados gaúchos, quando votaram contra o pacote da Yeda, pensaram nas criancinhas que teriam problemas sem estes recursos?

domingo, 25 de novembro de 2007

Venezuela no Mercosul

Ainda não é definitivo (a proposta vai ao plenário da Câmara e depois ao Senado Federal), mas a CCJC da Câmara Federal aprovou relatório de Paulo Maluf apoiando sua entrada no Mercosul. Vale a pena ler o voto apresentado em separado por deputados que não concordaram com o feito. O PoPa registra parte dele:

...

Ainda, a plena vigência das Instituições Democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos dos estados partes. A vigência do estado democrático de direito, respeito aos direitos humanos, liberdade de ir e vir e liberdade plena de expressão e opinião estão no teor técnico dos tratados relativos ao Mercosul para admitir aos países membros do bloco, logo atualmente, a inserção da Venezuela sem o preenchimento dos requisitos básicos para integrar o Mercosul é condição suficiente para sua não incorporação no Bloco.

...

Ora, nobres pares, onde estaria a autoridade pública das regras jurídicas constitucionais brasileiras se o Poder Legislativo, na sua atividade essencial de legislar, aprova o ingresso de um país no MERCOSUL, que em seu território não garante os princípios norteadores constitucionais basilares para manter relações internacionais dignas e de interesse público nacional.

A crise das instituições na Venezuela são tão evidentes que o próprio Senado brasileiro aprovou uma moção sugerindo que o Governo venezuelano revertesse a decisão em relação à não renovação da concessão da emissora RCTV. O presidente Chávez afirmou que o Congresso brasileiro “repete como papagaio” as posições dos Estados Unidos. Segundo dados da imprensa, a crise chegou até o Executivo brasileiro, quando o Presidente Lula defendeu a posição do Senado e classificou as palavras de Chávez como “manifestações que (põem) em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos” do Brasil. Assinam: Deputado Matteo Chiarelli (DEM/RS) Deputado Roberto Magalhães (DEM/PE) e Deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM/BA)

O PoPa acompanha o pensamento destes deputados, principalmente no ponto em que Chávez ofende ao parlamento brasileiro, demonstrando qual será sua atividade quando fizer parte do bloco. Resta ao Brasil saber que ele vai falar pelo Mercosul no mundo inteiro. O Brasil precisa disso? O Brasil QUER isso? Ou alguém imagina que ele vai ficar fuçando somente nos assuntos internos do Mercosul?

Gastar muito ou gastar bem?

Lula afirmou, em entrevista à Globo, que, para governar, é preciso aumentar os gastos públicos. O PoPa, com uma mania de achar que tudo que ele fala tem alguma coisa para comentar, acha que a frase teria mais sentido se, no lugar de aumentar, ele dissesse, qualificar... ou seja, gastar bem o que tem e não correr atrás de mais dinheiro para gastar mal!

Por isso, não dá para estranhar o inchaço da máquina pública nos anos Lula. Esta conta está sendo paga por nós e será mantida por nossos filhos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Florestas e Pedro Osório

Amanhã, vamos ter uma audiência pública da Comissão Especial [da Assembléia Legislativa do RS] para Acompanhar os Projetos de Reflorestamento do RS. A reunião será as 16:00, no Parque do Sindicato Rural de Pedro Osório.

PAUTA:
Discutir sobre a situação atual das plantações, licenciamentos ambientais, atividades econômicas do setor florestal, número de empregos gerados e principais reivindicações do setor na Região.

O PoPa vai estar lá. Será que o MST também vai dar as caras?

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Raposas cuidando de galinheiros...

Não faltava mais nada! A Câmara dos Deputados pretende substituir a Justiça Eleitoral no controle das urnas eletrônicas. É exatamente isso que pretende um estudo que está para ser divulgado pela Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados. A crença é que o TSE não é confiável para tal controle e a Câmara, vejam só, teria a transparência e eficiência necessárias para tal...

Bolha assassina!

Quando guri, o PoPa assistiu a um filme chamado "A Bolha Assassina". Imaginem a qualidade dos efeitos especiais da época! Mas isto são apenas lembranças, o que o PoPa está preocupado, agora, é com a bolha dos financiamentos de longo (longuíssimo) prazo para coisas que não duram tanto. É o caso do financiamento de carros, que podem chegar a - pasmem - 99 meses! Direcionado para um público de baixa renda, este tipo de finaciamento é uma bomba relógio, com prazo para explodir. Um carro, mesmo novo, exige investimento para sua manutenção, seguro e outras bobagens. Sem isto - e muito cuidado - este carro vai estar cheio de problemas lá pela metade do tempo do financiamento. E não há a menor possibilidade de transferir um finaciamento como este.

Logo, esta é uma bolha que poderá explodir daqui, digamos, uns cinco anos. Claro, não terá a mesma intensidade da bolha imobiliária americana, mas irá trazer sofrimento para estas famílias endividadas. Isto ainda parece efeito do período inflacionário, quando as pessoas contraim dívidas que se esvaiam ao longo do tempo. Agora, esta dívida que consumirá 30, 40% do orçamento destas famílias, seguirá consumindo este mesmo percentual por muito tempo! Credo!

domingo, 18 de novembro de 2007

O tamanho da economia

Na ZH dominical (mais revista que jornal), há a afirmação de que a economia com a extinção de CCs e de secretarias é muito pequena em comparação com o tamanho do problema de caixa do Estado. O PoPa, com aquela mania de achar que nem tudo é o que parece ser, lembra das contas telefônicas mensais, onde os valores individuais são ínfimos e a conta final é enorme. Pequenos valores, quando somados, tornam-se grandes. Ou, quem sabe, a Governadora não deveria se preocupar em corte de gastos?

Está faltando ao Governo do Estado, a complicidade da população. Quem não quer ver o final desta crise interminável, que se arrasta há décadas? Se ela [a governadora] chegar ao final do governo com as contas ajustadas, provavelmente não será reeleita, mas terá feito um dos melhores governos das últimas décadas!

Casa séria e respeitadora dos bons costumes

A Câmara dos Deputados, em uma atitude conservadora, baniu a mostra de fotografias Heróis, com fotografias de Luiz Garrido. A exposição traz fotografias de Zagalo, Tom Jobim, Paulo Coelho, Oscar Niemeyer, Betinho, Fernando Gabeira, Rogéria, Lula, Collor, Benedita, Dercy Gonçalves, Gabriela Leite, entre outros. Mas foram as fotos do transformista Rogéria que causaram toda a confusão. A Câmara, lugar de pessoas sérias, onde escândalos não podem ter espaço, não permitiu as fotos e cancelou a exposição inteira.

Segundo o site Terra, a Câmara argumentou que a fotografia não era adequada para as centenas de crianças que visitam o Congresso Nacional. O PoPa ficou indignado de saber que crianças frequentam o Congresso Nacional, local que deveria ser impróprio para menores. A foto, em si não é mais reveladora que qualquer poster da Playboy, que as crianças vêem nas bancas de jornais pelo Brasil afora.

Na real, o PoPa acha que os deputados não gostaram porque Rogéria estava de gravata e colarinho branco. Concorrência, não!!!

Imagem: Garrido e a foto polêmica (Agência Estado)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Arrecadação

A Governadora está com uma fixação de aumentar impostos. Mas imaginem a seguinte situação: alguém tem um telefone celular de cartão. Costuma gastar uns 10 reais por semana. Então, aumentam-se os impostos (serão centavos nestes 10 reais) e o telefone fica mais caro. Mas aquela pessoa vai continuar a gastar os mesmos 10 reais - falando um pouco menos, claro. Aí, não adiantou a manobra, pois a arrecadação será a mesma...

Assim é com o restante. Gasolina, energia... tudo vai se acomodando, pois o povo não consegue pagar mais caro. Então, reduz-se o consumo. Onde o Estado ganha? Não ganha!

Agora, imagine o contrário: menos impostos, as pessoas falariam mais, gastariam mais e a economia iria girar mais rápido. É assim também com a CPMF. Não é de graça que o governo tira 40 bilhões da economia, para gastar mal. Se esta grana ficasse em poder da população, certamente geraria muito mais riquezas e, consequentemente, mais arrecadação. Mas isto é conta que economista não entende... principalmente economistas do governo, cujas tabelas somente tem duas colunas - entrada e saldo...

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A Estratégia de Chávez

Começa a ficar clara a estratégia de Chávez, em relação à Espanha. Ele provocou bastante, até que houve a resposta do Rei. Agora, ele diz que vai "olhar mais de perto" as empresas espanholas na Venezuela, o que quer dizer, perseguição política, pura e simples, já que a fiscalização de empresas é algo corriqueiro em qualquer país que se preze.

Na Folha:

"Neste momento, estou submetendo a uma profunda revisão as relações políticas, diplomáticas e econômicas com a Espanha", disse Chávez em entrevista à televisão local TVO, na cidade venezuelana de Barcelona, a 321 quilômetros de Caracas.

"Isso significa que as empresas espanholas vão ter de começar a prestar mais contas e que eu vou colocar o olho para ver o que estão fazendo aqui, todas as empresas espanholas que estiverem na Venezuela". acrescentou.

Aznar declarou, ontem, que "Há regimes e ideologias que só podem viver dos inimigos externos. Não vou alimentar todas essas coisas, nem os disparates nem as calúnias". Mas, na mesma reportagem, a Folha diz que o Rei e Zapatero teriam defendido Aznar das acusações de fascista. Errado! Eles defenderam um ex-dirigente espanhol, eleito pelo povo, que estava sendo ofendido e não estava presente à reunião. Zapatero, inclusive, disse que não comungava das mesmas orientações políticas de Aznar, mas não poderia deixar isto acontecer.

Quem perde com uma bobagem destas, feitas por um truculento presidente e apoiada pelos seus fiéis seguidores? A América Latina ou a Europa?

Renovação no Governo Yeda

Como fica agora? O PP não pode continuar no governo Yeda, pois deu uma solene rasteira nela. O PoPa já tinha trocado de idéia sobre a nova carga de impostos e que a sociedade gaúcha não deveria ser espoliada mais uma vez. Se o Estado está quebrado, vamos continuar o trabalho de reduzir gastos. Quem sabe até reduzir impostos em áreas problemáticas, onde a sonegação é mais forte? E buscar a parceria das prefeituras municipais para a fiscalização do ICMS? Esta é fácil e o PoPa já falou sobre isto em outras oportunidades: adianta uma parte do fundo de participação dos municípios DIRETAMENTE NA CONTA DA PREFEITURA, assim que a empresa paga o tributo. Qual prefeito não iria colocar sua tropa de fiscais a verificar toda a movimentação de sua cidade?

Na ZH de hoje, a notícia de que Otomar Vivian, Pedro Westfallen e Celso Bernardi pediram demissão, que não teria sido aceita por Yeda. Agora, ou eles saem do partido, ou saem do governo. Simples? Nem tanto... São algumas dezenas de cargos que o PP tem no governo. O próprio partido vai ter que tomar esta decisão. Ou são governo ou não são governo. Sem essa de ficar aparecendo como bonzinho para o povão.

Comprando a briga alheia - coisa de guri!

"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa, inventam uma coisa para criticar. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não é".

"Somos um conjunto de países democráticos que fizeram uma reunião democrática onde todos têm o direito de falar, tema livre, aquilo que lhe interessa".

"Houve uma fala do Chávez que o rei achou que era demais, que era uma crítica ao ex-primeiro ministro da Espanha, que tinha o apoiado o golpe. E a diferença, qual é? É que o rei estava na reunião. E quem falou ''cala-te'' foi o rei. Ou seja, não foi um de nós. Entre nós, divergimos muito."

"Se nós dermos menos palpites nas regras do jogo de outros países e olharmos o que estamos fazendo, todos nós sairemos ganhando. Mas se a gente achar que pode dar palpite em tudo e que só pode acontecer no mundo o que a gente quer, seremos eternamente infelizes."

O PoPa não entendeu direito as falas de Lula do PT, todas feitas na mesma entrevista. O que ocorreu, e está bem claro nos vídeos que estão no You Tube, é que Chávez falava bobagens sobre um conterrâneo do Rei, fora do contexto. Ele falava alto enquanto Zapatero falava, numa demonstração, no mínimo, de falta de educação. E o Rei falou somente aquilo: por qué no te callas? Rei é outro papo! Chávez abriu a boca para falar um monte de asneira e o Rei disse só isso!

Chávez dizia aos repórteres, depois, que não estava falando com o Rei. Mas ele estava ofendendo a um ex-dirigente (eleito) que não estava presente. A posição de Zapatero foi a mais racional, pois disse discordar de Aznar em tudo, mas que exigia respeito ao povo espanhol, que o tinha eleito. Nos dias seguintes, Chávez diria que não ouviu o que o Rei tinha dito...

E Lula do PT poderia seguir seu próprio conselho: "É melhor que os outros decidam os seus destinos e nós decidamos os nossos". Caro Lula, nós somos o Brasil. O Brasil não tem que entrar nesta intriga besta entre o "colonizado" Chávez e seu "algoz", o Rei da Espanha...

Um vídeo completo da escaramuça está neste link.

Imagem: "por qué no te callas?"

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Onde estão as notícias?

O PoPa andou pesquisando no site do Detran-RS, para saber a posição oficial sobre os rolos. Pois sabem que não há uma única linha sobre isto? Nem sobre a troca de diretoria? Sequer no clipping de notícias!!! É interessante a leitura do breve currículo da diretoria, mas sem dizer em que data assumiram. Mas o PoPa captou um dado interessante: os objetivos dos CHCs. Interessante, não está ali a contratação de fundações, sub contratação de empresas estranhas, pagamentos de propinas...

DOS OBJETIVOS DOS CENTROS DE HABILITAÇÃO DE CONDUTORES – CHC

Capacitar os indivíduos à direção de veículos automotores, agregando num só espaço físico, todas as funções que envolvem o processo – exames médicos, exames psicológicos, 1ª habilitação, renovação e 2ª, vias da CNH, como também Curso de Habilitação de Condutores Teóricos e Prático e Cursos de formação especial. Todo o enfoque se fundamentava no melhor e pronto atendimento ao cidadão usuário.

Velhas raposas... mesmos galinheiros...

Ontem, o PoPa estava - mais uma vez - decepcionado com o PMDB, por ter tirado Simon da CCJ. Simon declarou, inclusive, que teria sido uma "manobra" do governo, para garantir a aprovação da CPMF na comissão.

Hoje, o Estadão esclarece um pouco esta "manobra":

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi pivô ontem de uma manobra que garantiu ao Palácio do Planalto um voto a mais pela prorrogação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado.

O Estado apurou que a substituição do senador gaúcho pelo líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), foi um jogo combinado. Simon pediu para ser substituído temporariamente na comissão. Em conversas com líderes do PMDB, ele alegou que não poderia votar pela aprovação do tributo.

Simon deixou a comissão dizendo-se vítima de um manobra do rolo compressor do governo - alegou, mais tarde, que votaria contra a proposta em plenário. Na prática, porém, permitiu que fosse substituído por um voto certo a favor da CPMF.

Já o senador Jefferson Péres (PDT-AM) se ausentou na votação. Ele advertiu que poderá votar contra a CPMF no plenário, caso o governo não apresente uma proposta objetiva de contenção de gastos, mas decidiu dar um aceno favorável ao governo. Péres frisou que a proposta apresentada à base aliada não lhe agrada. "Mas vou dar um crédito ao governo."

Que coisa lamentável! Simon, um senador da velha estirpe, se prestando para uma manobra simplória como esta! Alguém duvida qual vai ser o voto dele? Vai votar contra, se a aprovação estiver garantida, para poder ficar como "oposicionista". Ou seria "oportunista"?

O PoPa não se envergonha de declarar que votou em Simon, mas deveria ter seguido o conselho de outro candidato, que queria a renovação, dizendo: O que Simon fez para o Rio Grande, durante todo este tempo no Senado? O PoPa, sinceramente, não consegue responder à esta pergunta...

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Rapidinha...

Do livro"Desordem no tribunal":

Advogado : Doutor, antes de fazer a autópsia, o senhor checou o pulso da vítima?
Testemunha: Não.
Advogado : O senhor checou a pressão arterial?
Testemunha: Não.
Advogado : O senhor checou a respiração?
Testemunha: Não.
Advogado : Então, é possível que a vítima estivesse viva quando a autópsia começou?
Testemunha: Não.
Advogado : Como o senhor pode ter essa certeza?
Testemunha: Porque o cérebro do paciente estava num jarro sobre a mesa.
Advogado : Mas ele poderia estar vivo mesmo assim?
Testemunha: Sim, é possível que ele estivesse vivo e cursando Direito em algum lugar !!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Pobre Pampa!


Agora é a vez da juíza federal substituta, Clarides Rahmeier, bater nesta terra. Uma liminar colocou a FEPAM na incapacidade de conceder novas licenças ambientais para o plantio de eucaliptos, passando para o IBAMA. É, o PoPa pensava que estava entendendo errado, também! Uma juíza federal diz que a FEPAM não serve para dar licenças aos eucaliptos da metade sul.

Em 2006, esta mesma juíza decidiu que a Caixa Estadual S.A, o Estado do Rio Grande do Sul e o BNDES suspendessem a circulação de qualquer propaganda onde o apelo publicitário fosse a mensagem estritamente positiva do plantio da monocultura de árvores.

O site da SEMA/FEPAM informa que o Governo do Estado irá recorrer desta decisão. Mas, enquanto isso, mais uma praga se abate sobre a Metade Sul do RS, querendo impedir seu desenvolvimento... por que? Qual a real intenção? Somos menos gaúchos que o restante do Estado?

A nota oficial do Governo do Estado:

Governo reafirma seu direito de licenciar a silvicultura

Tendo em vista a decisão liminar proferida pela juíza federal substituta, Clarides Rahmeier, nas ações civis públicas intentadas contra o Estado, Fepam e empresas empreendedoras da silvicultura, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul esclarece:

1. O Governo do Estado afirma a absoluta legalidade do procedimento licenciatório da silvicultura realizado pela Fepam, instituição conhecida e respeitada nacionalmente pelo seu comprometimento com a defesa do meio ambiente e rigor na apreciação de pedidos de licenciamentos ambientais.

2. A decisão judicial, em caráter liminar, de retirar do Estado e transferir para a União, através do Ibama, o poder de licenciar a silvicultura, especialmente nos empreendimentos da região Sul, viola o pacto federativo e a própria soberania do Rio Grande do Sul, na medida em que retira uma importante e legítima parcela da gestão ambiental do Estado.

3. O Ibama, instituição à qual a decisão judicial deslocou as atribuições para o licenciamento de empreendimentos de silvicultura cujo somatório das áreas próprias, arrendadas e/ou em parcerias for superior a 1.000 ha, na sua manifestação nos autos da ação civil pública, defendeu expressamente a legalidade dos atos licenciatórios realizados pela Fepam.

4. Mostra-se desproporcional o rigor da decisão judicial em determinar que a Fepam se abstenha de emitir qualquer tipo de licenciamento ambiental para empreendimentos relacionados à silvicultura cujo somatório das áreas próprias, arrendadas e/ou em parcerias for superior a 1.000 ha, preponderantemente sobre a metade sul do Estado, pois o percentual de plantio licenciado pela Fepam para a silvicultura, desde o ano de 2004, equivale a menos de 1% do território agricultável de todo o Estado. Além disso, as áreas licenciadas estão antropizadas há mais de 200 anos por repetidas atividades de pastoreio e agricultura.

5. Os licenciamentos concedidos pela Fepam colaboraram para a significativa ampliação das áreas de conservação ambiental até então existentes no Estado, pois, no mínimo, a cada dois hectares de plantio autorizado, um hectare foi obrigatoriamente destinado à preservação.

6. No âmbito do processo judicial, se necessário até em sua última instância, o Governo do Estado demonstrará a estrita legalidade dos licenciamentos ambientais expedidos pela Fepam.

7. O Governo do Estado está absolutamente comprometido com a preservação ambiental, à luz dos comandos constitucionais, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, reafirma sua convicção na relevância social, econômica e ambiental da cadeia produtiva de base florestal para o crescimento do Rio Grande do Sul e melhoria da qualidade de vida dos gaúchos.

Enfim, vamos vencer mais esta, com certeza! Mas isso cansa!!!

Imagem: do site do município de Humaitá/AM. Vamos seguir desmatando nativas, ou vamos plantar exóticas? Questão bem simples...

sábado, 10 de novembro de 2007

De um Rei para um Ditador. CALA A BOCA!

Nem tudo está perdido... Alguém acha que Chavez não fala pelo mundo todo ou, pelo menos, não deve falar pela comunidade ibero-americana. No Estadão, está parte do bate-boca ocorrido:

SANTIAGO - O rei Juan Carlos da Espanha perguntou neste sábado, 10, ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, "por que não se cala?", no plenário da 17ª Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado e de governo, diante das críticas feitas pelo líder venezuelano contra o ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar.

Chávez, que nesta sexta-feira chamou Aznar de "fascista" nas sessões da cúpula, insistiu nas críticas, e afirmou que, em uma conversa particular, o espanhol usou o termo "esses se f..." ao se referir aos países mais pobres do mundo.

Diante dessa intervenção, o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu a palavra para lembrar ao líder venezuelano que estava em uma mesa com governos democráticos que representam seus cidadãos em uma comunidade ibero-americana que tem como princípio essencial o respeito.

"Pode estar nos antípodas de uma posição ideológica, e não serei eu que estará perto das idéias de Aznar, mas foi eleito pelos espanhóis e exijo esse respeito", disse Zapatero, enquanto Chávez tentava interrompê-lo defendendo seu direito de opinar livremente.

Essa atitude de Chávez provocou a intervenção do rei da Espanha, sentado entre Zapatero e seu ministro de Exteriores, Miguel Ángel Moratinos. Zangado, o rei Juan Carlos apontou o dedo para Chávez e perguntou: "por que não se cala?".

A presidente do Chile e anfitriã da cúpula, Michelle Bachelet, teve que mediar para tentar evitar que a sessão se transformasse em uma troca de acusações, e cedeu novamente a palavra a Zapatero, que insistiu na necessidade de não cair na desqualificação, apesar de se discordar radicalmente das idéias ou comportamentos de outra pessoa
.

O que mais chamou a atenção do PoPa, foi a posição de Zapatero, que é de esquerda, defendendo Aznar, de direita, dos achaques de Chávez. Questão de democracia e soberania. À finalização do rei Juan Carlos, o PoPa faz eco, aqui pelos pampas: CALA A BOCA, CHÁVEZ!

Amigos para sempre...

O PoPa leu no Estadão, sobre investimentos da Petrobras na Bolívia:

O presidente afirmou que a retomada dos investimentos no País vizinho nada tem a ver com sua relação pessoal com Evo Morales. "Somos amigos, somos dirigentes sindicais, mas a relação não é entre Evo e Lula, a relação entre o Brasil e a Bolívia tem de ser definitiva, tem de ser duradoura, não pode terminar com o mandato do presidente", disse. Os contratos, afirmou, devem representar uma relação de Estado a Estado.

O PoPa concorda com esta definição de Lula do PT, mas acha estranho que Evo não pense assim e tenha invadido a Petrobras com seu exército. E tenha praticamente confiscado as refinarias brasileiras que lá estão. Estes contratos não representavam a relação de Estado a Estado? Ou será que isto já são águas passadas? O que Lula do PT dirá se Evo confiscar os "novos" investimentos da Petrobras por lá?

Imagem: Lula do PT e Evo da Coca. Foto de Vilson Pedrosa AE.

O risco de aplicar em bolsas

A Petrobrás anunciou a descoberta de uma grande reserva de petróleo, o que causou uma enorme valorização de suas ações na bolsa do Brasil e de NY. A informação era meio requentada, como prova uma reportagem de 2005, "cavada" por Reinaldo Azeredo (leia aqui, em clipping do governo). "A Petrobras está no limiar de uma nova província. Óleo já sabemos que tem; gerador sabemos que tem. Falta confirmar o reservatório", disse o gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobrás, Francisco Nepomuceno. Ok, confirmaram com grande pompa, dois dias antes de anunciar um lucro 22% menor que no ano anterior... como as bolsas reagirão na segunda feira à este anúncio?

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Para a Tita Coelho!

O PoPa dedica esta ilustração para a Tita Coelho, depois de ter lido o post de hoje!

Imagem: "not a morning person" do site www.cornflake.com.br - artista Samanta Flôor, da qual o PoPa é fã incondicional!

Estranho, muito estranho...

No dia seguinte ao surto do comandante, a Petrobrás anuncia a descoberta de uma grande (enorme) reserva de petróleo. E não é só isso! Petróleo leve, que não temos por aqui e precisamos importar! O comandante não sabia disso ou esta descoberta é balela?

Bem, pesquisando um pouco, o PoPa encontrou uma reportagem que o Reinaldo Azevedo já havia comentado sobre ela. É de 2005 e já falava nesta mesma reserva de petróleo... Ou seja, não há novidade no anúncio feito, além do fato de que o comandante PRECISAVA de alguma notícia sobre energia. Até Chaves caiu na cabeça do Lula! "Agora que és um magnata do petróleo..."

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Esquerda e cabelos brancos

Pesquisando imagens para o post anterior, o PoPa encontrou um artigo no El Pais, de Espanha, de 13/12/2006, sobre Lula do PT:

El presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ha cumplido 60 años y tiene el cabello y la barba blancos, afirmó el lunes ante una asamblea de empresarios, reunidos en un hotel de São Paulo, que si una persona mayor y de pelo cano aún se declara de izquierdas es porque tiene algún problema. De la misma forma, continuó, si un joven se considera de derechas, algo no funciona bien en su cabeza.

O que disse Lula (o PoPa não traduziu, pois acha que quem mora no Mercosul tem obrigação de ler em espanhol):

“Es la evolución de la especie humana. Quien es de izquierdas se va haciendo más de centro, más socialdemócrata y menos de izquierdas. Y todo ello depende de la cantidad de pelo blanco que tenga”

“No tiene vuelta de hoja. Si usted se encuentra con una persona que es ya anciana y dice que es de izquierdas, es porque sufre algún problema”.

Alguém falou, em tom audível, na platéia: “Será mejor que esto no lo oiga [José] Saramago o [Óscar] Niemeyer”.

Por que o PoPa não leu sobre isso na imprensa brasileira? Ok, já disseram que repercutiu, mas o PoPa, com seus cabelos e barba brancos, não lembra...

O Surto


Agora à noite, o PoPa assistiu a algo que não estava acostumado: o comandante surtando e berrando!

"Aconteceu um probleminha de gás no Rio de Janeiro e acabou a energia do mundo? Não, não acabou. Esse país tem energia garantida até 2012. Vamos achar e comprar o gás que precisar"

"O governo não manda na Petrobras, mas ela tem que saber que ela é subordinada ao seu acionista majoritário que é o governo e portanto algumas decisões tem que passar por ele". Inclusive, baixar as calças para Evo e voltar a investir na Bolívia...

Imagem: quequieisso??????? foto de "El Pais" (Espanha).

Oposição, finalmente!

O PoPa está feliz, pois finalmente mostra-se uma leve oposição ao governo federal. Nada que não esteja livre de uma negociação, mas pelo menos indica que o PSDB acorda-se para o óbvio: Ele é um partido de oposição ao governo.

O governo federal está com os cofres abarrotados de grana e não precisa tungar mais 40 bilhões dos contribuintes para melhorar alguma coisa. O aumento de arrecadação que houve no último ano é superior a este valor e demonstra que não há necessidade de tanto dinheiro centralizado em Brasília. O que ninguém discute nestepaís, é que esta centralização é danosa para todos nós e que os municípios e estados estão à míngua, incapacitados de dar um bom nível de vida aos seus habitantes.

Mesma coisa com o governo do Estado. Aumentar impostos é apenas ampliar o mau gasto, a falta de controle, o inchamento da máquina pública. Então, apesar de ter tido posição diferente no início destas discussões, o PoPa declara-se contra o aumento de impostos no Estado e contra a CPMF federal. Agüentem-se com os recursos que estão disponíveis, reduzindo custos, acabando com as sangrias provocadas pela má gestão, pela corrupção e pelo populismo. Acabe-se com as contratações de ongs e similares para fazer o que o estado tem que fazer. Reduza-se a máquina estatal. Acabem-se TODOS os cargos de confiança que não sejam ocupados por servidores públicos, à exceção do primeiro escalão e somente este. Ou não existe gente competente no serviço público?

Mas será que o PSDB agüenta esta pressão? O PoPa acha, sinceramente, que não... Vejam na Folha de hoje:

Segundo Tasso, o PSDB deve votar contra a PEC da CPMF na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. "Vai votar contra [a proposta na CCJ]. Em relação à proposta feita (repararam a sutileza?), a posição do PSDB é irreversível."

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) negou que o PSDB esteja dividido sobre o assunto. "O governo não vai fazer um mercado persa com o PSDB. O partido vai votar unido. Aqui não é a casa da dona noca." Bem, talvez seja a da mãe Joana...

Detran

A declaração do ex-secretário da segurança Enio Bacci, é a mais contundente neste caso: "Em momento algum como secretário pude nomear quem quer que fosse para o Detran-RS, apesar de denúncias escabrosas que tínhamos". Bacci acusa a governadora de ter sido informada por ele, ainda no início do governo, de que inúmeros contratos eram suspeitos no Detran-RS. "Era preciso investigá-los", teria dito Bacci. "A governadora não me deixou tocar", afirmou. Estes trechos foram copiados do Blog do Diego. A ZH também traz uma grande cobertura sobre o escândalo.

O PoPa fica ainda mais preocupado, pois parece que o Secretário de Segurança, que é da PF, não sabia sobre a operação, nem sobre os problemas que ocorriam. Ou, pelo menos, não se manifestou na imprensa.

Mas o PoPa lembra que o problema foi causado por um estilo de trabalho que se alastrou no serviço público brasileiro: a contratação de ongs e fundações, sem concorrência alguma. Isto facilita a alimentação do sistema com propinas e desvios de recursos. Não é o único problema na Secretaria de Segurança, como deixou claro Enio Bacci ao sair do cargo. Há contratos bem estranhos e que, agora, pode ser que sejam vasculhados pela polícia, já que o governo não o faz. O PoPa lembra de alguns, como a segurança do Palácio da Polícia, que seria feito por empresa particular e a limpeza de delegacias no interior. Juntos, totalizavam um valor superior a R$ 700 mil mensais. Enquanto isso, policiais têm que fazer “vaquinha” para colocar gasolina nas viaturas, comprar tinta e papel para impressoras e limpar a própria delegacia.

E o PoPa espera que os blogs de esquerda se deem conta da grande cobertura que a RBS está dando à este caso!

Chamem o Capitão Nascimento!!!!

Imagem: Donald Duck, furioso quando teve que renovar sua habilitação no RS! Sim, esta corrupção foi mais justa, já que apenas os motoristas - classe da "elite" - bancaram esta "treta".

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Ana Virgínia

Uma blogagem coletiva, que pede a liberdade para uma brasileira presa em Portugal

A história de Ana Virgínia é igual a muitas outras pessoas que se aventuram em terras estranhas. Ana não entrou em Portugal como imigrante ilegal, mas apenas passar férias com o filho de seis anos, e para encontrar seu namorado, um português. Com passagem de ida e volta e recursos para permanecer o tempo requerido. Mas o destino foi muito cruel com Ana. Seu filho morreu e ela foi acusada de sua morte. Torturada e mantida sedada, Ana Virgínia quer somente retornar à sua família no Brasil.

É uma história triste que merece um final menos traumático, já que feliz nunca será. Visite o site e conheça os fatos.

Blogagem coordenada por Luci Lacey, Luz de Luma e Ronald. O convite para o PoPa partiu da Tita Coelho.

domingo, 4 de novembro de 2007

O vendedor de balas

Assistam até o final, se der. Vale a pena a lição do vendedor de balas. A voz do povo!

A Felicidade

Fernanda Montenegro, este domingo no Estadão: Vê-se no rosto de Lula, no brilho dos seus olhos, que ele é o homem mais feliz deste País. Está feliz porque conseguiu o impossível. Temos que entender a viagem desse homem. Ele vive o seu milagre em total arrebatamento.

A entrevista é longa e interessante. O PoPa recomenda a leitura, mas registra este trecho por achar que é algo extremamente interessante, pois Fernanda captou a essência da personagem vivida pelo homem. Nenhum analista político chegou à esta conclusão...

Imagem: Lula, ao ganhar a reeleição. Feliz como porco em roça de milho!

sábado, 3 de novembro de 2007

História do Brasil


Trecho do livro “Orvil”:

Ainda em setembro do mesmo ano (1970), a VPR emitiu um comunicado “Ao Povo Brasileiro”, onde tenta justificar o assassinato do tenente Mendes, no qual aparece o seguinte trecho:

“A sentença de morte de um tribunal revolucionário deve ser cumprida por fuzilamento. No entanto, nos encontrávamos próximos ao inimigo, dentro de um cerco que pode ser executado em virtude da existência de muitas estradas na região. O tenente Mendes foi condenado a morrer por coronhadas de fuzil e assim o foi, sendo depois enterrado”.

Alguns meses mais tarde, em 8 de setembro de 1970, Ariston Oliveira Lucena, que havia sido preso, apontou o local onde o Tenente Mendes estava enterrado. As fotografias tiradas de seu crânio atestam o horrendo crime cometido.

Seus assassinos:

_ o ex-Capitão Carlos Lamarca morreu na tarde de 17 de setembro de 1971, no interior da Bahia, durante tiroteio com forças de segurança;

_ Yoshitane Fugimore morreu em 5 de dezembro de 1970, em São Paulo, durante tiroteio com as forças de segurança;

_ Diógenes Sobrosa de Souza e Ariston Oliveira Lucena foram anistiados em 1979 e vivem livremente no Brasil; e

_ Gilberto Faria Lima fugiu para o exterior e desconhece-se o seu paradeiro atual.

O tenente Mendes era um jovem de 25 anos. O livro Orvil está disponível para download no site “A Verdade Sufocada” (link ao lado). Leitura obrigatória para quem quer entender um pouco da história do Brasil nos conturbados anos da ditadura militar.

Imagem: Tenente Mendes, um herói da PMESP

O chefe mandou...

Na folha de hoje, o PoPa leu, com espanto, que Lula do PT mandou a Petrobrás cortar o gás das empresas e fornecer às termoelétricas. Em texto de carta do presidente da Petrobrás ao Ministro de Minas e Energia: "Apesar de possíveis questionamentos sobre as obrigações legais e contratuais da empresa de garantir esta disponibilidade adicional de energia, a Petrobras está plenamente empenhada em cumprir os compromissos assumidos no termo, atendendo a missão atribuída pelo senhor presidente da República", afirma trecho da correspondência.

Segundo o relato de um dos participantes da reunião, a estatal assinou o documento sob a pressão do presidente Lula, que chegou a dizer que o presidente Fernando Henrique Cardoso teve o apagão porque foi mal informado por assessores e que estava presente ao encontro para evitar que a situação se repetisse.

O problema é um pouco mais complicado do que parece. Há um horizonte de falta de energia elétrica e nada foi feito em investimentos na geração, além de usinas termo-elétricas que utilizam gás - da Bolívia. A falta de planejamento vai custar caro ao Brasil, tanto em redução do nível industrial, como da confiança de investidores. O PoPa espera que o PAC da energia (se não tem, vai ser criado...) dê uma rápida resposta para esta crise anunciada.

E como diabos um governo incentiva o uso de um produto energético do qual não tem o mínimo controle? É o caso dos carro à gás que predominam no RJ e em SP, com reduções de ICMS e IPI!!! Ô burrice!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Leite


No Brasil, a legislação informa que o leite entregue às indústrias pode ter até um milhão de unidades formadoras de colônias por mililitro (1.000.000 UFC/ml). Um mililitro é alguma coisa como uma grande gota de leite. Então, temos que pode ter um milhão de bactérias nesta gota... Isto é determinado em lei. Em 2011, teremos um máximo de 100.000 UFC, que é o parâmetro europeu da década de 70.

A lei também permite até um milhão de células somáticas por mililitro, enquanto uma vaca saudável apresentará, no máximo, 300.000 ccs/ml. O que são estas células, afinal? São células epiteliais, que normalmente se desprendem do úbere e ficam no leite e as células de defesa, leucócitos, que são liberados para combater alguma infecção. Ou o conhecido "pús". Ou seja, a lei admite leite de animais infectados com algum tipo de doença, principalmente a mamite. Na Europa, este nível máximo é de 400.000ccs/ml, o que deverá estar acontecendo no Brasil em 2011, também. O excesso destas células não é motivo de perigo para a saúde, mas evidencia o cuidado inadequado com a saúde dos animais.

O leite tipo C, pasteurizado, deverá ter, no máximo, 80mil UFC/ml. Apenas para exemplificar, o leite tipo A tem, no máximo, 10mil UFC/ml, ANTES da pausterização. É o padrão Europeu. Uma vez, na década de 70, técnicos canadenses estiveram visitando uma importante cooperativa da Metade Sul do RS. Após a visita, insistidos para darem seu depoimento eles falaram, constrangidos, que o chamado leite tipo C, no Brasil, não seria oferecido nem aos animais, no Canadá e que os padrões determinados para o produto já pasteurizado, não eram aceitos para o leite cru... De lá para cá, mudou muita coisa e o leite melhorou bastante, mas ainda está léguas de um produto saudável. O longa vida, por outro lado, trouxe a possibilidade de esterelizar melhor o produto, a partir de uma matéria prima inadequada.

O que ocorre agora? Esta fórmula maligna, detectada tardiamente pela fiscalização, já é de uso corrente há mais de 20 anos. Trata-se do jeitinho brasileiro de prolongar a vida do produto cru e possibilitar a sua industrialização tardia. Portanto, não pensem que o problema está restrito ao longa vida! Está no tipo C, nos derivados, no leite em pó e talvez até no tipo B. É a crise ética brasileira, atingindo o leitinho das crianças...

O terceiro

O PoPa está cada vez mais preocupado com os rumos desta discussão. Não se fala em candidatura do fulano, mas sim em terceiro mandado! Como se fosse absolutamente certo que seria ungido pelas urnas, caso quisesse. Ou, ainda, nem precisasse de tal burocracia. Quer ficar mais tempo, então tá, fica mais uns quatro anos por aí... o Congresso referendaria o pedido e todo mundo ficaria satisfeito, sem os gastos desnecessários de uma eleição.

Mas a quem, realmente, interessa este tipo de discussão? O partido oficial, mesmo negando veementemente tal interesse, fomenta a discussão diariamente. Até o PoPa atrave-se a falar do assunto, embora contrariado. Mas interessa, e muito, este tipo de discussão. Ocupa lugar nos jornais, ocupa lugar nas mesas de bar, onde se resolvem os problemas do mundo e tira espaço do que realmente interessa. CPMF? Saúde? Educação? Segurança? Assuntos menores, que não merecem estar com o mesmo destaque.

Então, preciosos leitores do PoPa, recusem-se - mas não como faz o ser supremo e sua base aliada- a discutir este assunto! O PoPa promete não comentar mais nada sobre isso...