sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Ataque ao Aquífero Guarani...

O Pobre Pampa leu, em alguns blogs, uma entrevista do nosso velho conhecido, professor Buckup. O biólogo, que parece entender de muita coisa mas quase nada de eucaliptos, apresenta mais alguns motivos para não querer as florestas plantadas na Metade Sul do RS. Utiliza-se das técnicas de Schopenhauer (O Cineman vai ter que explicar isto em um tópico específico), para fazer valer seu ponto de vista. A entrevista foi publicada pela revista ADverso, da ADufrgs (Associação de Docentes da UFRGS), em seu número 147.

A entrevista é longa, mas o Pobre Pampa selecionou os "melhores momentos":

Lamentavelmente, o governo tem mostrado que não está a fim de fazer isso, liberando plantios em qualquer lugar e de qualquer maneira.

Os plantios respeitam os códigos florestais federal e estadual, logo não são plantios de qualquer maneira. O licenciamento está sendo feito sob a legislação em vigor e com cautela técnica pela FEPAM.

O zoneamento é uma exigência da lei, o Código Estadual de Meio Ambiente determina que ninguém pode promover uma atividade agrícola, que implica em profundas modificações ambientais, sem licenciamento. E não pode haver licenciamento sem um trabalho que identifique as zonas do Estado mais ou menos aptas para receber investimentos de natureza silvicultural.

Correto, professor, mas os técnicos da Fepam não tiveram a preocupação de fazer este zoneamento, apenas restringir o plantio. Por exemplo, não utilizaram as bacias hidrógráficas, mas Unidades de Paisagens Naturais, como deveriam ser há 500 anos e não são mais...

O zoneamento é um excelente documento, foi feito por pessoas qualificadíssimas, baseado em informações altamente confiáveis e referenciais bibliográficos incontestáveis.

A PROPOSTA de zoneamento apresentada pelos técnicos da FEPAM, levou em consideração o índice pluviométrico da Amazônia, a precipitação média de Bagé e outros referenciais absurdos para a configuração do documento. Onde estão as informações altamente confiáveis?

O zoneamento mostra que o Estado possui nove milhões de hectares disponíveis para plantar eucalipto. Sim, nos Campos de Cima da Serra e no Noroeste do Estado. Nada na Metade Sul...

A natureza sabe que, em função dos nutrientes disponíveis, do solo e da quantidade de água, a paisagem (do pampa) deve ser de campo. O eucalipto tem uma enorme taxa evapotranspiratória, ou seja, chupa muita água. Ele vai buscar água no solo e nos arroios, rios e lagos. A secagem completa de fontes de água já foi descrita com detalhes em publicações científicas importantes e aconteceu em lugares como o sul da África, na Península Ibérica e em um lugar próximo daqui, o pampa argentino.

Imaginem que raiz deve ter esta planta para ir até os arroios, rios e lagos! Neste ponto da entrevista, o professor cai em um ato falho, citando: Aliás, nem é preciso apelar para a ciência, qualquer habitante do interior sabe que plantar eucalipto é ótimo para secar banhado.

...depois que a terra das pessoas está cheia de eucalipto, não tem mais serviço. Vai fazer o que durante oito anos até o abate? Ele vai ter que sair do campo.

O professor acredita que as empresas vão plantar eucaliptos apenas um ano! A conta certa é que vão plantar, para cada unidade fabril, 15.000ha/ano, o que vai gerar empregos para a preparação de mudas (muita mão-de-obra especializada, pois não pode ser mecanizada), para o plantio e colheita, mesmo que mecanizado (mão-de-obra qualificada), para os cuidados dos três primeiros anos (mão-de-obra não qualificada), para os motoristas que transportarão, para o pessoal que prepara a alimentação e transporte dos trabalhadores, sem falar na área industrial. Ou seja, muito trabalho para uma região que não oferece emprego para ninguém! Além disso, o zoneamento pretende proibir o plantio próprio das empresas, nas terras delas! Qual o argumento para isto?

As empresas estão buscando apoio científico nas universidades. É muito mais fácil e barato uma empresa alcançar um recurso a um pesquisador, que fica feliz com o dinheiro que recebe. Porque se a empresa for contratar o indivíduo, terá que pagar salário, décimo terceiro, férias, previdência, montar laboratório.

Hehe, essa nem merece comentário...

O Rio Grande do Sul tem 28 milhões de hectares; a metade sul, 14 milhões. Destes 14 milhões, tire a Lagoa dos Patos, a Mirim, toda faixa arenosa onde não se planta nada e as áreas já utilizadas pela agricultura que somam quatro milhões de hectares. No final, 24% da metade sul do Estado ficará coberta de eucalipto, o que é muita coisa.

EPA! que conta maluca, sem a memória de cálculo do nobre professor, não dá para entender o raciocínio!!!!

(na Austrália, onde o professor esteve pesquisando), o eucalipto vive em forma de mata de savana, uma paisagem de campo com arbustos e árvores esparsas que nem sempre tocam suas copas. Na média, são 60 eucaliptos por hectare. Aqui vão plantar 1,7 mil por hectare.

1.700 árvores por hectare? onde foi feita esta conta???? com o espaçamento de 3mx3m, não cabem mais que 1.300 árvores por hectare, sendo que cerca de 50% da área não será plantada, então a conta deve ficar em 650 árvores, em média, por hectare, por propriedade. E lá, apesar de ser nativo, também se faz monocultura deles, nos mesmos moldes do proposto por aqui.

Mas o melhor está por vir: Você imagina 1,7 mil tocos de eucalipto no meio do campo? O toco começa a se decompor depois de dez anos. Para arrancar, só com correntes e tratores. E quem paga isso? A Stora Enso não vai pagar e o proprietário da terra não terá dinheiro (provavelmente, as empresas não pagarão pelas árvores...). No plantio de eucalipto, não se faz o destocamento, planta-se outras mudas entre os tocos. Ou seja, em 14 anos, são 3,4 mil tocos de eucalipto no chão.

Árvores de sete anos têm um toco muito fino e que não vão começar a se decompor somente após dez anos. É possível fazer o rebaixamento do toco, com equipamento especial, a um custo aproximado de R$ 400,00/ha. É um custo relativamente alto, mas muito menor que o uso de tratores e correntes, coisa utilizada para arrancar tocos com mais de 30 anos. E, ao final do segundo ciclo, não existirão mais os primeiros tocos. E volto ao ponto inicial: e porque impedir o plantio em áreas próprias das empresas?

E, finalizando: A última coisa que deveria ser investigada pelos órgãos públicos, até pelo Conselho de Segurança Nacional, é que estas empresas estão comprando terras exatamente sobre o Aqüífero Guarani. Em dez anos, água será mais importante que celulose. Será que queremos comprar água potável destas empresas? Como se pode ver, são muitas lâmpadas vermelhas acesas no painel do cuidado ambiental.

Estas sórdidas empresas estão utilizando o eucalipto para tomar conta do Aquífero Guarani!!!

Chega! Sem mais comentários...

Imagem: O Pampa visto pela Nasa

7 comentários:

nedelande disse...

Lembra o FEBEAPÁ? Pois acho que pode continuar a mesma sigla com leve variação no nome. O Festival de Besteira Ecológica que Assola o País. Estes comentários do professor são de dar barrigadas. Eu só vi parecidos quando um representante da Gloriosa tentava justificar Canoas como área de segurança nacional.(para ter prefeitos indicados ao invés de eleitos). " - Canoas é área de segurança nacional para impedir que algum terrorista ponha fogo nos tanques de gazolina da Petrobrás. Correriamos o risco de um mar de chamas vir em direção à Porto Alegre"

nedelande disse...

Eu sabia. O Professor Back Up matou a charada. Existe um plano por tras disto tudo. As "papeleiras" estão usando uma conhecida manobra diversionista, fingem que compram terras para os eucaliptos quando, na verdade, o verdadeiro objetivo é apossar-se do nosso manancial subterrâneo e daqui a alguns anos terem o monopólio da água. Ops.. tem uma falha..se os eucaliptos justificarem a fama de bebedores de água não vão existir reservas para comercializar. Esses gringos são muito burros.

Anônimo disse...

Talvez eles estejam pensando mais longe. Com a tecnologia espacial, quem sabe os eucaliptos não irão mandar a água para outros locais? sabe-se lá como são estas plantas clonadas!!!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we from been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a wish time now and recollect how to harness the colossal power of Xrumer and build it into a Cash machine.

We also provide the cheapest prices on the market. Many competitors will cost 2x or square 3x and a destiny of the time 5x what we responsibility you. But we maintain in providing prominent service at a debilitated affordable rate. The unbroken point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we train to stifle that contemplating in cognizant and afford you with the cheapest grade possible.

Not solitary do we cause the best prices but our turnaround time after your Xrumer posting is wonderful fast. We compel have your posting done in the forefront you certain it.

We also outfit you with a roundish log of affluent posts on contrasting forums. So that you can notice seeking yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to help your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can trust to apprehend thousands upon thousands of backlinks over the extent of your site. Myriad of the forums that your Site you settle upon be posted on have great PageRank. Having your tie-in on these sites can categorically serve found up some top-grade rank help links and genuinely riding-boot your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your position more and more popular. And with this inflate in regard as familiarly as PageRank you can think to appreciate your place in effect downright high in those Search Motor Results.
Conveyance

The amount of transportation that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your plat to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your locality to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 post on a popular forum last will and testament by enter 1000 or so views, with say 100 of those people visiting your site. Modern devise tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your see trade ordain withdraw because of the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic in the matter of your site. Envision how many sales or leads you can fulfil with this considerable loads of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine bright to be picked and profited from.

Remember, Transport is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR INFERIOR DEFAME TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

Participate in shacking up casinos? vouch for this environmental [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] steersman and incorrect the smear with up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also quarters our blooming [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] pass cranny of something at http://freecasinogames2010.webs.com and on in realized incredibly bad !
another another [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the enfeebled of is www.ttittancasino.com , because german gamblers, author a register a leak in unrestrained online casino bonus.